skip to Main Content

DISC: como se comunicar com perfis comportamentais diferentes

Os perfis comportamentais, ou conhecidos como perfis DISC, estão sendo cada vez mais utilizados nas corporações para estabelecer melhores relações entre a equipe. Você sabe como se comunicar com perfis comportamentais diferentes? 

O que são os perfis comportamentais?

Os perfis comportamentais DISC são uma maneira prática de entender a si mesmo e aqueles que estão em volta. É um ótimo quadro para a compreensão das pessoas, pois nos dá uma grande visão do comportamento humano e dos diversos tipos de personalidade. 

Seu principal objetivo é identificar traços e comportamentos previsíveis de pessoas comuns em ambientes diversos, além de ser uma informação valiosa quando usada na contratação da pessoa certa para um determinado cargo e posição. 

Os perfis são divididos em 4 estilos: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade. É preciso entender que todos temos um certo nível de cada um desses estilos, e isso diz muito sobre nossa personalidade e como nos comportamos em diferentes ambientes, como no ambiente doméstico ou corporativo. 

Vantagens e importância 

Entre as suas vantagens está o aumento da comunicação entre a equipe, e o treinamento entre líderes e gestores. É um modelo de bem estar objetivo e descritivo, sendo assim, não deve ser baseado em suposições, mas sim em testes diretos. 

A importância da análise dos perfis DISC é atuar como uma ferramenta que permite conhecer em termos comportamentais as pessoas que podem fazer parte da organização. O mapeamento realizado por este teste pode ser usado em mais de uma situação durante a trajetória do colaborador, como no processo seletivo, mapeamento por área e desenvolvimento de líderes. 

Para saber um pouco mais sobre as utilidades dos perfis DISC clique aqui

Como lidar com cada perfil 

Para evitar que situações chatas não estejam sempre presentes no dia a dia de trabalho, é importante saber como lidar com cada perfil, como dar feedbacks e administrar situações que estejam fora do esperado. 

Para isso, conhecer mais a fundo os perfis comportamentais pode te ajudar a lidar melhor com a sua equipe e manter o bem estar no ambiente corporativo.

Sabendo disso, vamos para os perfis: 

  • Estabilidade 

Esse perfil é composto por indivíduos constantes, agradáveis, pacientes, sinceros e leais. No trabalho demonstram serenidade, segurança e organização, além de valorizarem a segurança, evitando correr riscos. 

É importante entender que não funcionam sob pressão, por isso tome cuidado ao pedir algo que irá fazê-lo sair da rotina e que prejudique a sua estabilidade. Um outro fator é que apresentam dificuldade de tomar decisões sozinhos, então é importante que tenham uma rede de apoio nesses momentos. 

Os indivíduos de perfil E possuem diversas qualidades que os fazem muito importantes nos ambientes corporativos. Costumam contribuir para um ambiente calmo e tranquilo, se manifestam apenas quando possuem algo interessante para acrescentar, ou seja, não são inconvenientes. Além disso, são excelentes em situações que exigem habilidades diplomáticas, e o mais importante: trabalham muito bem em equipe. 

  • Influência 

Um indivíduo que possui predominantemente o perfil de Influência, costuma possuir características como ser otimista, confiante, sociável, inspirador e popular. Estas são características que atraem pessoas ao seu redor e realçam seu papel no ambiente de trabalho.

Mas como nem tudo são flores, pessoas com o perfil I também possuem alguns pontos delicados que devem ser levados em conta na hora da contratação. Por terem características como serem populares e inspiradores, acabam sempre buscando a opinião dos outros, o que pode gerar muitas frustrações. 

Outros pontos negativos é que possuem medo de rejeição, receio de tomar decisões mais duras, impulsividade sob pressão e sentimentalismo exacerbado, que quando fora de controle pode atrapalhar seu desempenho.

O fato de estar focado no que os outros pensam, no geral, prejudica sua autoconfiança e impede que exerça sua função com mais leveza. Isso deve ser trabalhado, procurando sempre prepará-lo em relação a prazos e se atentar com as abordagens na hora de dar feedbacks.  

Apesar de haver pontos negativos, existem muitos pontos positivos que devem ser ressaltados. Possuem o poder de persuasão e convencimento usando sua linguagem corporal expressiva e contato próximo, que no ambiente de trabalho pode ser uma ótima qualidade quando voltada para o desenvolvimento da equipe.

Costumam performar bem quando estão em um clima agradável, gostam de discutir ideias e opiniões, não gostam de conflitos, estão sempre procurando expandir seus círculos sociais e ficam entusiasmados em explorar novas ideias e começar novos projetos. 

Os pontos positivos até que compensam os negativos, né? 

  • Conformidade 

Os indivíduos que possuem perfil de conformidade costumam ser reservados, autônomos e objetivos. Se orientam por tarefas e metas, prezam por realizar entregas de qualidade e preferem escrever a falar. 

Os pontos que devem ser observados e trabalhados vão desde a tendência a serem inseguros, não lidarem bem com imprevistos, parecerem frios e distantes, até serem pessoas que se irritam facilmente sob pressão. 

Uma característica muito positiva é que possuem facilidade para tomar decisões, pensando antes nas consequências. Além disso, são excelentes em criar e aplicar regras, gostam de análises longas e minuciosas, buscam soluções precisas, inovadoras, além de informações de valor, consistência e qualidade.  

Este perfil se concentra em ser certo e preciso, são extremamente lógicos, dão respostas exatas e preferem trabalhar de forma independente por longos períodos de trabalho focado, em vez de trabalhar em várias tarefas simultâneas. 

  • Dominância

A característica principal de indivíduos com o perfil de dominância é: fazer acontecer. São competitivos, insistentes, aventureiros e decisivos. Como o próprio nome diz, procuram transmitir imagem de sucesso e poder, além de falar com confiança, deixando claro o que querem dizer. 

São concorrentes intensos que prosperam com metas e desafios. Se destacam por serem decididos, objetivos, diretos e orientados para resultados, além de tomarem decisões rápidas e assumem riscos. Geralmente são determinados a resolver problemas e serem assertivos nas soluções, sendo um ponto positivo no ambiente de trabalho. 

Das características negativas do perfil D, temos o fato de serem geralmente desorganizados, além de poderem se tornar dominadores e controladores, já que são movidos por serem competitivos e por gostarem de desafios.  

Na hora de lidar com indivíduos desse perfil, se atente para ser direto, objetivo e claro, pois não gostam de enrolação. Se possível, preferem ocupar espaços de liderança, por isso é importante analisar se o cargo que está em questão irá corresponder, pelo menos em partes, a essa função. 

Conclusão

Saber utilizar e aplicar os perfis DISC da maneira correta pode ser um grande passo para uma melhor convivência no ambiente de trabalho, além de potencializar as habilidades dos colaboradores. Agora que você conhece mais sobre os perfis comportamentais, que tal aplicá-los em sua equipe?

Com a RHGestor, você aplica os testes comportamentais por dentro da plataforma. Clique aqui para agendar uma demonstração gratuita e conhecer a plataforma mais completa para Gestão de Pessoas.

 

Este artigo tem 7 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top