skip to Main Content

Por que o DISC tem se popularizado como principal assessment corporativo?

Você já ouviu falar ou leu sobre os perfis DISC? Você sabe qual a sua importância em uma equipe e porque ele tem se popularizado como principal assessment corporativo? Vamos falar um pouco sobre o que são e os motivos para sua alta popularidade no ambiente corporativo.  

Mas antes, entenda melhor o que é assessment clicando aqui.

A origem dos perfis DISC

Os perfis DISC foram criados pelo Doutor William Moulton Marston na década de 1920, com a publicação do livro “As emoções das pessoas normais´´. Este livro se tornou a metodologia mais utilizada no mundo para a análise de perfil comportamental. 

Marston além de criar o livro, também foi o responsável pela criação da Mulher Maravilha e do detector de mentiras, este que tinha como objetivo que as pessoas se conhecessem melhor, e não como forma de julgá-las. 

Seu livro recebeu grande repercussão por se tratar de pessoas normais e não doentes, além de defender que o mundo seria um lugar melhor se liderado por mulheres, o que abriu espaço para discussões sobre a igualdade entre homens e mulheres. 

Entendendo sobre o autor dos perfis DISC e dos seus trabalhos de destaque, vamos entender o que são esses perfis e seus objetivos?

Os perfis DISC são uma maneira prática de entender a si mesmo e aqueles que estão em volta, é um ótimo quadro para a compreensão das pessoas, nos dá uma grande visão do comportamento humano e dos diversos tipos de personalidade. 

Seu principal objetivo é identificar traços e comportamentos previsíveis de pessoas comuns em ambientes diferentes, além de ser uma informação valiosa quando usada na contratação da pessoa certa para um determinado cargo e posição. 

Os perfis são divididos em 4 estilos: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade. É preciso entender que todos temos um certo nível de cada um desses estilos, e isso diz muito sobre nossa personalidade e como nos comportamos em diferentes ambientes, como o ambiente doméstico ou corporativo. 

Entre as suas vantagens está o aumento da comunicação entre a equipe, e o treinamento entre líderes e gestores. É um modelo de bem estar objetivo e descritivo, sendo assim, não deve ser baseado em suposições, mas sim em testes diretos. 

Modelo do teste de personalidade DISC
Modelo do teste de personalidade DISC

A importância da análise DISC nas organizações

O DISC atua como uma ferramenta que permite conhecer em termos comportamentais as pessoas que podem fazer parte da organização. O mapeamento realizado por este teste pode ser usado em mais de uma situação durante a trajetória do colaborador, sabendo disso, vamos falar um pouco da sua importância em algumas situações:

Processo Seletivo

No processo seletivo, onde começa o contato entre o colaborador e a empresa, o teste comportamental é muito importante para identificar se o candidato possui o comportamento que é essencial para aquele cargo. É importante pontuar, porém, que apesar de realizar o teste, a análise deve ser observada durante a entrevista, pois o teste pode ser invalidado caso a pessoa não tenha respondido corretamente.  O teste não irá determinar, mas sim embasar a contratação. 

Mapeamento por Área

Cada setor da empresa exige equipes que estejam em sintonia e que trabalhem bem entre si. Na hora da contratação para cargos de equipes, é importante analisar quais os perfis dos colaboradores que já fazem parte dela, e qual perfil comportamental estará de acordo para o bom funcionamento do time. O equilíbrio entre os perfis comportamentais pode ser um diferencial muito relevante para o desenvolvimento da organização. 

Mapeamento Individual 

Para que ocorra o bom mapeamento por área, não podemos esquecer do mapeamento individual. Um candidato pode ser profissionalmente muito relevante para a organização, mas possuir características que impliquem em seu desenvolvimento. Sendo assim, a partir do teste comportamental é possível traçar um plano de carreira e trabalhar os PDIs para atingir os objetivos e níveis mais rapidamente. 

Desenvolvimento de Líderes 

Uma importância muito relevante dos perfis DISC, é a de desenvolver líderes a partir de perfis estratégicos. Contratar sabendo o que precisa ser melhorado e desenvolvido garante uma maior taxa de permanência do colaborador dentro da equipe, e permite que suas habilidades sejam desenvolvidas para que ele evolua para cargos de liderança. 

A popularidade dos perfis DISC como Assessment Corporativo

Além das situações que dizem respeito a trajetória do colaborador, a alta popularidade dos perfis DISC também traz pontos de melhora significativos para os gestores da empresa. 

Algumas dessas melhoras, para aqueles que estão por dentro do mundo do RH, já devem estar esperando enquanto lia este texto, sendo elas: a diminuição da taxa de turnover, rotatividade de funcionários na empresa; diminuição da taxa de absenteísmo, faltas, atrasos, entre outros; e a redução de gastos com esses processos. 

O período de recrutamento e seleção exige muito tempo e trabalho tanto do setor de RH quanto dos gestores. O momento de contratar uma pessoa nova para participar de sua equipe, sabendo que ela trará resultados que te ajudem a chegar onde deseja, não é uma tarefa fácil, por isso o papel dos perfis DISC se faz tão importante. 

Conclusão

Agora que você sabe o motivo da alta popularidade dos perfis DISC como assesment corporativo, que tal incorporá-lo em sua empresa?

Na RH Gestor, você encontra um sistema que te ajuda a desenvolver processos mais eficientes e automatizados, ferramentas para desenvolvimento humano e indicadores para apoio à tomada de decisão.

Para ficar por dentro de outros conteúdos como esse, assine a nossa newsletter clicando aqui. 

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top