skip to Main Content

Assessment: O que é e como aplicar

Quando falamos de um bom processo de recrutamento e seleção e a organização de times de alta performance numa empresa, é de extrema importância que ferramentas de análise estejam ao nosso alcance para poder medir e qualificar. Por esse motivo, iremos falar sobre o que é assessment e como aplicar. 

O que é Assessment?

Conhecer os colaboradores que estão trabalhando em uma empresa é fundamental. Identificar líderes, saber o ponto forte de cada colaborador e suprir as suas fraquezas podem ser os fatores determinantes para ter uma equipe de sucesso.

O método Assessment faz uso de sistemas, políticas e práticas que vão fornecer uma quantidade considerável de informações necessárias para planejar, produzir, implementar, gerenciar, treinar, apoiar e sustentar a força de trabalho de uma empresa.

Como seu foco é em pessoas, ele é capaz de avaliar como elas se encaixam no sistema das companhias, como podem ser melhor utilizadas e mais produtivas.

Esta forma de avaliação tem orientado os setores de RH graças à sua capacidade em definir se tal pessoa é capaz de cumprir com o que é exigido em posição profissional.

É uma forma de avaliação que vai além da análise curricular, que busca respostas em aspectos mais sutis e pessoais. Esse relatório relatório identifica traços comportamentais e analisa o perfil profissional de cada colaborador na empresa.

É uma forma de fazer com que o colaborador tenha um autoconhecimento sobre as suas aptidões. O assessment permite ao departamento de recursos humanos gerir o conhecimento em sua empresa através de técnicas que conduzem a um diagnóstico preciso do funcionário.

Geralmente essa análise é feita pela pessoa do setor de RH, que vai saber o que fazer com essas informações posteriormente.

Um coisa é fato, não adianta fazer se não entender o propósito desse método. Essa abordagem ajuda a abordar e identificar os problema, promovendo a coleta e gerando evidências para ter soluções.

Como usar?

O assessment pode ser usado por empresas de médio e grande porte, segundo o que estão precisando em determinado momento, em ocasiões específicas. 

É importante traçar um plano com os objetivos que a organização planeja alcançar, para assim planejar uma metodologia que vise alcançar essas metas. Se a meta é melhorar o processo de recrutamento e seleção, por exemplo, o assessmente deve ser usado nessa finalidade. 

Uma função que pode ajudar muito a sua empresa, é utilizar o assessment para desenvolver os colaboradores, já que demanda uma análise muito específica de cada um. 

Um tipo de assessment é a metodologia dos perfis DISC, que são uma maneira prática de entender a si mesmo e aqueles que estão em volta. É um ótimo quadro para a compreensão das pessoas, pois nos dá uma grande visão do comportamento humano e dos diversos tipos de personalidade. Saiba mais sobre o DISC clicando aqui

Tipos de assessment

  • Pessoal

É feito buscando traçar características intelectuais da pessoa. No entendimento da personalidade pode indicar se alguém é capaz de desempenhar as tarefas necessárias em sua função. Também é possível verificar se este colaborador ocupa uma posição certa de acordo com as suas características pessoais.

Saber distinguir se alguém tem os traços comportamentais necessários para desempenhar determinada função pode diminuir problemas e prolongar estadia do colaborador. O assessment pessoal faz um balanço entre a capacidade intelectual de uma pessoa e sua habilidade para determinada função.

  •  Cultural

Esse tipo de assessment busca mostrar aquilo que a pessoa almeja, aquilo que é capaz de mexer com seu lado emocional. É uma forma de medir respostas imediatas e quanto tempo essas decisões duram. Assim, o RH consegue avaliar se a contratação é condizente com o que a empresa quer. Também avalia se aquele profissional tem capacidade de entregar o que o colaborador quer.

  • Desempenho

Busca referências de produtividade pessoal e setorial. Afinal, nem todo mundo que trabalha no mesmo setor ou na mesma função tem o mesmo perfil. Com base nisso, é possível que o setor de RH sinta a necessidade de produzir avaliações em âmbitos diferentes. Isto pode levar à produção de assessments orientados pela motivação, que enfim acarretaria em uma outra modalidade de avaliação de colaboradores.

Onde utilizar?

O Assesment pode ser utilizado para colaboradores no geral, a partir dele é possivel selecionar novos colaboradores, realizar um diagnóstico interno e desenvolver os funcionários. Independente da fase, é importante aplicar para saber se aquela pessoa será capaz de exercer determinada função até antes de ser contratada, depois disso, como forma de evitar falhas durante o trabalho e também como investimento para melhorias para um aumento de produtividade.

Também é possível utilizar para os gestores, desde o planejamento de carreira a retenção de talentos. Para ser um gestor, a pessoa precisa se desenvolver suas habilidades para chegar ao cargo que deseja. A maioria das empresas optam por buscar novos gerentes e diretores, mas com o assessment, a ideia é que a empresa consiga identificar e preparar quem já está dentro da empresa.

O assessment dá uma segurança para o funcionário, faz com que ele se sinta valorizado, pois é a sua companhia olhando por ele.

Resultados

Quanto maior a profundidade de dados que você possui, melhor será a capacidade de análise da sua empresa. Mas quanto maior é a sua empresa, mais difícil fica para captar esses dados.

A nossa dica é que você consiga fazer isso dentro de uma plataforma para que veja os resultados em formato de dashboard, conseguindo visualizar melhor as suas estatísticas e não precisando se preocupar em tabular seus dados para gerar gráficos.

Por isso, é importante ter uma ferramenta que possa gerar esses dados para você, evitando papéis e infinitas planilhas.

A RHGestor faz isso hoje! Dentro da nossa plataforma temos 7 testes, incluindo DISC e Eneagrama, que atualmente são muito procurados.

O RHGestor é uma plataforma completa para Gestão de Pessoas que organiza e automatiza os processos de RH. Aproveite todo o seu potencial criativo do seu RH.

Este artigo tem 2 comentários

  1. Otimo me interessei pois estou cursando ģestao hospitalar e trabalho com todo tipo de pessoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top