skip to Main Content

Indicadores de gestão: benefícios e quais utilizar

Como já diz o nome, “indicador” é o que indica, dá conhecimento e serve de guia. Métricas são importantes para todas as áreas de uma empresa como forma de medir resultados e definir novas estratégias para o negócio, isso nos leva aos indicadores de gestão. 

A principal função dos indicadores é demonstrar o desempenho de todos os âmbitos da gestão e definir os caminhos para um sucesso. Sabendo disso, preparamos este conteúdo em que você irá ler:

  • O que são indicadores de gestão;
  • A importância para a empresa;
  • Principais indicadores de gestão. 

O que são indicadores de gestão

Indicadores de gestão são medidas quantitativas ou qualitativas utilizadas para avaliar como tem sido o desempenho de uma organização, de um processo ou de uma equipe, em determinado período de tempo. 

A partir deles é possível obter informações objetivas sobre o progresso em relação a objetivos e metas estabelecidas. Além disso, são usados com o objetivo de monitorar o desempenho e identificar o que precisa ser melhorado, dessa forma, as decisões são tomadas baseadas em informações que contribuem para o crescimento do negócio. 

Esse tipo de indicador pode ser aplicado em diversas áreas de uma empresa, sendo elas: vendas, RH, produção, atendimento ao cliente, entre outras. E podem ser usados para medir diferentes aspectos como a produtividade, a qualidade, a eficiência, etc. 

Mas como obter esses dados? Eles podem vir a partir de dados internos da organização, como os registros financeiros e relatórios de produção, ou através de fontes externas, como pesquisas de mercado ou índices econômicos. 

É importante entender que não são todos os indicadores de gestão que funcionam para todos os casos em saber selecionar os mais adequados, considerando os objetivos da empresa é essencial. 

Ao optar por um indicador se atente aos seguintes critérios: ele deve ser claro, objetivo, relevante, mensurável, alcançável e ter relação com os resultados esperados. 

A importância para a empresa

Agora que falamos sobre o que são os indicadores de gestão, vamos entender mais a fundo qual a sua importância para uma organização? 

  • Tomar decisões baseadas em informações 

Como citamos anteriormente, os indicadores de gestão fornecem informações essenciais para uma análise do funcionamento do negócio. A partir deles, é possível identificar problemas, tendências e até oportunidades. Isso ajuda a estabelecer as prioridades, definir onde aplicar os recursos e criar estratégias baseadas em dados. 

  • Medir e acompanhar o desempenho

Após estabelecer metas e traçar objetivos baseados nos indicadores, através deles, os gestores podem acompanhar o desempenho e o progresso, podendo assim comparar os resultados a partir de determinados períodos de tempo. 

  • Promover a comunicação e o engajamento 

Os indicadores de gestão facilitam a comunicação interna e externa, fornecendo uma linguagem comum para avaliar o desempenho da empresa. Eles permitem que os gestores comuniquem metas, resultados e progresso para a equipe, acionistas, parceiros e outras partes interessadas, criando transparência e engajamento.

  • Estabelecer metas realistas

Ao analisar os indicadores, a empresa pode estabelecer metas realistas e alcançáveis, baseadas em dados e informações concretas. Isso evita a definição de metas irrealistas ou desconectadas da realidade, garantindo um planejamento estratégico mais eficaz.

  • Buscar sempre a melhoria contínua

Como os indicadores de gestão são ferramentas essenciais para a busca da melhoria contínua dentro da empresa, ao monitorar constantemente o desempenho e os resultados, a organização pode identificar oportunidades de otimização, implementar mudanças e avaliar o impacto das ações tomadas.

Podemos concluir então, que os indicadores de gestão fornecem uma base sólida para a tomada de decisões informadas, monitoramento de desempenho e melhoria contínua. Eles ajudam a empresa a manter o foco nos resultados, identificar problemas e oportunidades, além de impulsionar a eficiência operacional e o sucesso organizacional.

Principais indicadores de gestão

Separamos alguns indicadores importantes para os gestores se atentarem. Lembrando que no caso dos gestores, bons indicadores são formas de tomar decisões mais assertivas e ágeis. E claro, não basta só levantar esses indicadores, mas também é preciso analisá-los, saber onde está o problema e quais as melhores formas de resolvê-lo.

Vamos conhecer então alguns dos principais indicadores:

  • Ticket Médio

O ticket médio é uma métrica que fornece detalhes sobre o valor médio das vendas por cliente. Ele é calculado somando as vendas em determinado período e dividindo pelo número de clientes.

  • ROI

Existe uma fórmula simples para o cálculo do ROI. Você deve subtrair a receita gerada por aquele investimento pelo custo dele. Em seguida, dividir o resultado pelo custo de investimento e, por fim, multiplicar por cem. 

Chegando, assim, à porcentagem de retorno sobre aquela ação. Essa é uma das métricas mais usadas para que a empresa consiga mensurar seus ganhos com os investimentos que realiza.

  • CAC

Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é uma métrica de Marketing e Vendas que mostra o quanto um negócio está investindo para conquistar cada cliente. Esse custo de aquisição de clientes é o investimento médio em esforços diretos para conquistar um cliente. 

Na grande maioria das empresas, as áreas que atuam diretamente nesse processo são Marketing e Vendas, mas dependendo do negócio podem variar e muitas vezes ficar na mão de gestores diversos.

  • LTV

O Lifetime Value é o valor no ciclo de vida, ou seja, quanto em média seus clientes investem em seus produtos ou serviços durante o período em que eles se relacionam com sua empresa. 

É uma métrica que mostra a importância do investimento em práticas de retenção de usuários, criação de um departamento de sucesso do cliente e outras estratégias que reflitam na permanência do consumidor.

  • Rotatividade de funcionários

Não somente no RH, mas também muito utilizado por gerentes e gestores de algumas empresas, o turnover ou rotatividade de pessoal é o nome dado ao fluxo de entradas e saídas de funcionários em uma empresa. 

Esse índice é calculado a partir da relação entre o desligamento e a admissão de novos colaboradores que dependem ou não da relação com o gestor da área. Para calcular turnover é preciso considerar os desligamentos e as entradas de pessoas na empresa no período. 

O cálculo é bem simples: é necessário somar o número de admissões e o número de desligamentos, depois basta dividir por 2 e dividir ainda pelo número total de funcionários dentro da sua empresa.

  • NPS

Essa é uma metodologia que utiliza ferramentas de pesquisa e classificação para analisar o nível de satisfação dos clientes de uma empresa. Mesmo que você não tenha ouvido falar sobre NPS antes, provavelmente já teve contato com o principal instrumento dessa métrica: a pesquisa de satisfação.

O NPS funciona porque a pessoa possui o poder de recomendar, ou não, produtos e serviços para um amigo ou familiar. Dessa maneira, a pergunta mede a probabilidade de recomendar, e não há um indicativo maior de satisfação dos clientes do que recomendar uma empresa para pessoas queridas já que elas gostaram de determinada coisa. 

Não é uma métrica medida com frequência, a não ser que a base de cliente seja muito grande. Sendo pequena, duas vezes ao ano é suficiente. E se for muito grande, vale a pena fazer a cada 30 dias.

Conclusão

Aderir aos indicadores de gestão e adaptá-los as necessidades do seu negócio, pode ser o diferencial que você está procurando. Com a plataforma da RHGestor, você acompanha:

  • indicadores de Recrutamento e Seleção;
  • Indicadores de Treinamento e desenvolvimento;
  • Indicadores de Avaliações, Feedbacks e PDIs;
  • Indicadores de Operações, BI da Folha.
  • E muito mais.

Clique aqui para agendar uma demonstração e ficar por dentro de tudo que o nosso sistema oferece para a otimização dos processos de RH da sua empresa.

O RHGestor é uma plataforma completa para Gestão de Pessoas que organiza e automatiza os processos de RH. Aproveite todo o seu potencial criativo do seu RH.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top