- A importância de organizar a execução dos treinamentos;
- Etapas de execução;
- Processo de execução do programa;
- Fatores a considerar ao aplicar programas de treinamento.
A importância de organizar a execução dos treinamentos
Organizar a execução do programa de treinamento e desenvolvimento é fundamental por várias razões. Considerando que existe um investimento de recursos, como tempo, dinheiro e pessoal na realização desses programas, a eficiência é uma das razões, poisevita desperdícios e maximiza o retorno sobre investimento.Além disso, uma execução bem planejadaajuda a manter os objetivos do treinamento claros para todos os envolvidos, o que auxilia os participantes a entenderem o propósito do treinamento e a se engajarem de forma mais eficaz.Essa organização ao colocar o treinamento em prática pode afetar diretamente noengajamento dos participantes, que tendem a se sentir mais motivados e envolvidos no processo se os eventos forem bem estruturados e com materiais preparados previamente.Assim como facilita aavaliação do treinamento, o que permite que os organizadores coletem dados importantes sobre o desempenho dos participantes, garantindo a eficácia do conteúdo do treinamento e áreas que podem precisar de ajustes futuros.Etapas de execução
As etapas de execução do treinamento não precisam seguir necessariamente uma ordem exata, porém vamos pontuar como você pode se organizar nesse sentido. Ela pode se iniciar com achegada dos treinandosno local onde será aplicado o programa, e a recepção dos mesmos, feita geralmente pelo instrutor ou pelos responsáveis pela organização.Já neste momento,é muito importante que o local esteja preparado, pois é ruim para a imagem do treinamento quando os treinandos estão presentes durante a organização das cadeiras ou até da limpeza do ambiente.Em seguida, é importante que ocorra a apresentação do instrutor e das regras do treinamento. Nessa etapa é importante abordaro papel do instrutor dentro da execução do programa. Para isso, pode ser pontuado que ele deve atuar como um educador, identificar, reconhecer e proporcionar atividades de acordo com as fases do grupo, encorajar a ação e reforçar o processo segundo as etapas do ciclo de aprendizagem.Além disso, os instrutores também costumam firmar um contrato de compromisso e confiança com os participantes, visando deixar bem claro o comportamento esperado, o que pode variar de acordo com o objetivo do treinamento, como os horários, por exemplo.É importante pontuar que aeficiência dos instrutoresinternos ou externos na aplicação dos treinamentos depende do conhecimento que possuem sobre o assunto abordado, da capacidade de adaptar sua maneiras de ensinar a maneira de aprender do treinandos, do interesse pelo assunto que está ensinando, além de saber se comunicar, afim de oferecer instruções claras, e da capacidade de oferecer assistência individual aos treinandos.Um programa de T&D sem um instrutor capacitado que direcione diretamente ou indiretamente o ciclo de aprendizagem não consegue atingir o objetivo proposto no seu planejamento.Processo de execução de programas
O processo de execução de programas de treinamento também é um fator que varia conforme o método de aprendizagem utilizado. Para que fique mais claro, vamos utilizar dois exemplos: o método de aprendizagem expositivo e o ciclo de aprendizagem vivência.Método de aprendizagem expositivo:
Ciclo de aprendizagem e vivência:
Fatores a considerar ao aplicar programas de treinamento
Alguns fatores devem ser levados em consideração na aplicação dos programas de treinamento para que eles tenham sucesso e consigam atingir o objetivo proposto, sendo eles:- Tempo da aplicação que não deve exceder 03 horas, sem pausas;
- Custo deve estar de acordo com o orçamento estipulado pela empresa;
- Facilidade de assimilação pelos participantes;
- Preparação do grupo visando evitar ansiedade dos participantes;
- Instruções verbais ou escritas são fundamentais para a compreensão do jogo;
- A postura do facilitador deve ser ética e adequada ao tema explorado;
- Os programas devem ser adequados às necessidades da organização e dos treinandos;
- Qualidade do material de treinamento apresentado;
- Cooperação dos chefes e dirigentes da empresa;
- Qualidade e preparo dos instrutores;
- Qualidade dos aprendizes;
- Sistema de feedbacks. A parte mais importante, pois quando os participantes conseguem compartilhar suas experiências, o instrutor e a organização podem sempre melhorar os próximos treinamentos.