O que são ações de endomarketing
Assim como o marketing é essencial para aumentar a vendas de um produto ou serviço, o endomarketing também se torna essencial na atração e retenção de talentos.Também conhecido como Marketing Interno, é uma prática voltada a promover ações de bem estar dentro da empresa, principalmente quando a mesma busca se posicionar bem no mercado como um bom lugar para se trabalhar.Para quem busca atrair os melhores profissionais, é preciso investir tanto no endomarketing quanto no Employer Branding. Este último se trata de uma estratégia que tem como objetivo a construção de uma imagem positiva da empresa e a maneira como os funcionários enxergam o ambiente em que trabalham.O principal ponto que destaca a importância de ações de endomarketing na empresa é que a forma como os colaboradores falam a respeito do trabalho conta muito. Afinal, um local que não se preocupa em engajar os colaboradores, muitas vezes acaba não sendo um bom local para trabalhar.Por que fazer ações de endomarketing nas Olimpíadas
Eventos que acontecem com menos frequência, como as Olimpíadas, a cada 4 anos, merecem uma atenção especial. É o momento em que os apaixonados por esportes se unem para torcer a apoiar aqueles que estão nos representando.Quando a empresa se engaja com um evento como esse, promove também um maior engajamento entre os colaboradores, mudando a rotina e incentivando momentos de interação entre a equipe, em torno de uma data especial.Muitas pessoas podem pensar que trazer luz a esses temas pode desconcentrar e até diminuir a produtividade da equipe, mas é aí que se enganam. Quando a empresa opta por ignorar esses eventos, pode gerar um sentimento de frustração por parte daqueles que gostariam de estar acompanhando o andamento dos jogos.Principalmente quando olhamos para as gerações mais novas, como a geração Z, que vem ocupando cada vez mais espaço no mercado de trabalho e tem chamado atenção pela forma que trabalham e principalmente por buscarem trabalhos mais flexíveis. Buscam para além de salário e benefícios, uma empresa que tenha uma cultura organizacional da qual se identificam.Sendo assim, pensar em ações de endomarketing em razão das Olimpíadas é uma grande oportunidade de promover dias diferentes no ambiente de trabalho, em que os colaboradores se sintam importantes para a organização.
Ações de Endomarketing que o RH pode promover na empresa
Sabendo o que são ações de endomarketing, porque realizá-las durante as Olimpíadas e os seus benefícios, agora que tal colocar tudo isso em prática?Veja algumas dicas de ações que o seu RH pode promover na sua empresa:1 - Decoração temática
Decore o ambiente e o deixe no clima das Olimpíadas. Para isso, use bandeiras, cartazes e outros itens decorativos para criar um ambiente imersivo inspirado nos jogos e nas cores da bandeira do Brasil.2 - Pausa para os jogos / Transmissão
Proponha espaços para que os colaboradores possam acompanhar as competições do Brasil durante as pausas, assim o dia fica mais dinâmico e todos ficam por dentro de como o país tem se desempenhado na competição.3 - Palestras com atletas ou educadores físicos
Convide profissionais da área esportiva para falarem sobre suas experiências de conquista, superação e resiliência no esporte e inspirar os colaboradores a enfrentar desafios.4 - Práticas de saúde e bem-estar
Utilizar esse contexto para abordar questões de saúde e bem-estar é muito importante. Proponha momentos de alongamentos e práticas mais saudáveis, trazendo o esporte como foco e ponto fundamental para um bom desempenho no dia a dia de trabalho.Benefícios de realizar atividades temáticas
Existem diversos benefícios para empresas que se dedicam à promoção de ações temáticas de endomarketing. A seguir, vamos citar os principais:Promover reconhecimento e valorização
Criar um ambiente de maior criatividade e inovação
Maior engajamento e motivação
Fortalecimento da imagem e do Employer Branding