skip to Main Content
Por que investir em treinamento de segurança do trabalho?

Por que investir em treinamento de segurança do trabalho?

O treinamento de segurança de trabalho é necessário para qualquer tipo de empresa e por causa dele, os colaboradores são capacitados para exercerem as atividades e maneira segura e mais consciente, evitando situações perigosas no ambiente de trabalho e possíveis acidentes.

E é através desses treinamentos que empregadores e trabalhadores ficam cientes de suas obrigações e deveres. Especialmente na execução de atividades que podem causar riscos, como: trabalho em altura, trabalho em espaço fechado, segurança elétrica, líquidos inflamáveis e combustíveis, exposição a químicos, etc. Agora que você sabe pra que serve, é necessário entender porque a empresa precisa investir no conhecimento desses colaboradores para evitar esses riscos de situações perigosas e que causam acidentes de trabalho.

Por que investir?

Primeiro de tudo, porque profissionais capacitados alcançam metas e geram lucros para a empresa, impactando diretamente no crescimento da corporação.

Com relação ao treinamento, é uma capacitação técnica e uma vez que a transformação digital esteja acontecendo, é importante que esse treinamento também seja ofertado de forma online. Com a aceleração, é importante fazer em EAD visando o aprendizado do colaborador com ferramentas e tecnologias a sua disposição, sendo um treinamento mais eficiente e capaz de agregar diversos benefícios para as empresas e equipe. Um dos benefícios principais além da segurança, é promover uma cultura de treinamentos que trazem resultados. O NR tem aproximadamente 36 normas no Brasil, focadas em leis trabalhistas que, além de regulamentar, também orienta as melhores práticas obrigatórias com relação a prevenção de segurança e saúde no trabalho. Ou seja, independentemente do segmento da empresa, é necessário que esses colaboradores recebam um bom treinamento para aprender as leis trabalhistas, respeitá-las e auxiliar na prevenção de doenças e problemas que podem vir com o seu cargo. Com essa cultura instalada, o colaborador desenvolve e aperfeiçoa suas habilidades comportamentais e técnicas de forma periódica e voluntária. Além disso, a satisfação de cada um deles com relação a empresa é muito maior, entendendo que a empresa está investindo nele e na própria segurança. Como consequência, a chance de reter bons colaboradores que são gratos por esse tipo de ação é muito grande. Um dos benefícios de fazer isso de forma online e não presencial, ainda mais no momento que estamos, é a redução de custos e a proporcionar maior segurança para as empresas. Vários benefícios acontecem tirando esse treinamento do presencial, já que no online, não precisa tirar colaboradores do seu horário de trabalho, providenciar local adequado, palestrantes, especialistas, alimentação e até transporte. Quando esses treinamentos são feitos via EAD, o único requisito é tempo e bons equipamentos de cada colaborador para conseguir estudar. Além disso, a empresa pode investir em metas de qualificação, fazendo com que os colaboradores queiram completar suas trilhas de conteúdo para obter ganhos, como promoções e até mesmo uma bonificação. Sendo online, o colaborador pode ter acesso ao material quando finalizar o curso, permitindo que cada um faça no seu próprio ritmo e no horário que puder.

Alguns treinamentos de segurança do trabalho são obrigatórios, como NR1, NR5 e NR7. Respectivamente, enquanto um fala dos riscos que o colaborador fica exposto e quais medidas devem ser tomadas, o outro fala de um planejamento a respeito da constituição da CIPA (obrigatória para empresas acima de 19 colaboradores). E por último, o outro prevê treinamentos de primeiros socorros.

Nessa publicação do Portal Escudo você também encontra todos os outros treinamentos obrigatórios para empresas que tem mão de obra específica e que oferece riscos.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre os treinamentos de segurança do trabalho e a sua importância, fica nítido que eles são fundamentais para todos os colaboradores e empresas, já que garantem a proteção e a segurança das pessoas.

Na RHGestor você tem um portal EAD a sua disposição, onde consegue administrar toda a trilha de conteúdos para seus colaboradores, ter acesso a métricas, oferecer materiais complementarem, emitir certificados, entre outras funcionalidades. Conheça!

O RHGestor é uma plataforma completa para Gestão de Pessoas que organiza e automatiza os processos de RH. Aproveite todo o seu potencial criativo do seu RH.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top