skip to Main Content

Treinamento de segurança do trabalho: por que investir?

O treinamento de segurança é fator indispensável em todas as empresas, já que é a partir dele que os colaboradores são capacitados para exercerem as atividades de maneira mais segura e consciente, o que leva a evitarem situações perigosas no ambiente de trabalho. 

Através desses treinamentos, a execução de atividades que podem causar riscos é ensinada de forma correta e instrutiva. 

Alguns exemplos de funções que podem precisar de treinamentos de segurança são:  

  • Trabalho em altura;
  • Trabalho em espaço fechado;
  • Trabalhos que envolvem segurança elétrica, líquidos inflamáveis, combustíveis, exposição a químicos, entre outros. 

Motivos para investir em treinamento de segurança

Agora que você sabe para que servem os treinamentos de segurança, é necessário entender porque a empresa precisa investir no conhecimento desses colaboradores para evitar os riscos nas funções que podem causar acidentes de trabalho.

  • Redução de acidentes 

Algumas tarefas podem ser extremamente perigosas se realizadas sem o conhecimento prévio dos procedimentos de segurança. Os acidentes são um fator decisivo na hora de pensar os treinamentos e priorizar essa etapa. Quando um colaborador sofre um acidente no trabalho, tanto ele quanto a empresa saem prejudicados, por isso, investir na segurança e na preparação prévia é essencial. 

  • Aumento da produtividade 

Se sentir seguro no trabalho sem dúvidas é um fator determinante para a produtividade do colaborador. Os treinamentos também são uma forma de valorização do trabalho, isso pode fazer com que os profissionais exerçam suas tarefas mais motivados. 

  • Valorização do Employer Branding 

O Employer Branding, ou marca empregadora, diz respeito à imagem que a empresa passa tanto para seus colaboradores quanto para os candidatos e pessoas de fora da empresa. Investir em treinamento de segurança colabora para o fortalecimento da empresa como marca, que passa a ser vista como um bom lugar para trabalhar. Isso consequentemente colabora também para a retenção de talentos, fazendo com que bons profissionais queiram entrar para a equipe. 

A importância dos treinamentos 

O treinamento é uma capacitação técnica, sendo assim, durante toda a trajetória do colaborador na empresa, é necessário atualizar os treinamentos ofertados e buscar sempre observar o que está precisando ser complementado da sua formação para exercer determinado cargo

Profissionais capacitados alcançam metas e geram lucros para a empresa, impactando diretamente no crescimento da corporação.

Com a crescente busca por capacitação, a modalidade EAD possibilita o aprendizado do colaborador com ferramentas e tecnologias a sua disposição, sendo um treinamento eficiente e capaz de agregar diversos benefícios para as empresas e equipe. 

O NR tem aproximadamente 36 normas no Brasil, focadas em leis trabalhistas que, além de regulamentar, também orienta as melhores práticas obrigatórias com relação à prevenção de segurança e saúde no trabalho. 

Sendo assim, independentemente do segmento da empresa, é necessário que esses colaboradores recebam um bom treinamento para aprender as leis trabalhistas, respeitá-las e auxiliar na prevenção de doenças e problemas que possam vir com o seu cargo. 

Um dos benefícios de fazer isso de forma online e não presencial, é a redução de custos e a proporcionar maior segurança para as empresas. No online, não precisa tirar colaboradores do seu horário de trabalho, providenciar local adequado, palestrantes, especialistas, alimentação e até transporte. Quando esses são feitos via EAD, o único requisito é tempo e bons equipamentos de cada colaborador para conseguir estudar. 

Além disso, a empresa pode investir em metas de qualificação, fazendo com que os colaboradores queiram completar suas trilhas de conteúdo para obter ganhos, como promoções e até mesmo uma bonificação. Sendo online, o colaborador pode ter acesso ao material quando finalizar o curso, permitindo que cada um faça no seu próprio ritmo e no horário que puder.

Alguns treinamentos de segurança do trabalho são obrigatórios, como:

  • NR1: riscos que o colaborador fica exposto e quais medidas devem ser tomadas; 
  • NR5: planejamento e respeito da constituição da CIPA (obrigatório para empresas acima de 19 colaboradores);
  • NR7: treinamentos de primeiros socorros.

Conclusão

Entendendo a importância de incluir os treinamentos na rotina dos colaboradores, que tal contar com uma plataforma que possui uma gestão completa de treinamentos presenciais e EAD? 

Com a RHGestor, você pode criar uma Universidade Corporativa Híbrida com cursos adaptados para as necessidades dos colaboradores, e muito mais! 

Clique aqui para agendar uma demonstração.

O RHGestor é uma plataforma completa para Gestão de Pessoas que organiza e automatiza os processos de RH. Aproveite todo o seu potencial criativo do seu RH.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top