skip to Main Content

RH: como falar de dinheiro?

Culturalmente não temos o costume de falar de dinheiro com ninguém. Não falamos com família, amigos, colegas de trabalho, muito menos com nossos gestores ou diretores

Falar disso gera desconforto e muitas vezes, sensação de fracasso. Porém, essa visão precisa mudar se as empresas quiserem funcionários mais engajados e produtivos.

Sabendo disso, neste artigo vamos falar sobre: 

  • A importância da educação financeira nas empresas; 
  • O papel do RH;
  • Dicas de como falar sobre dinheiro na empresa; 

A importância da educação financeira nas empresas

No Brasil, as crianças e adolescentes não aprendem sobre educação financeira nas escolas e se tornam adultos despreparados para lidar com as finanças na vida adulta. E qual a consequência disso? 69 milhões de brasileiros endividados. 

Sendo assim, no mercado de trabalho é muito importante que haja uma comunicação eficiente sobre dinheiro. Falar sobre isso tanto com os colegas de trabalho quanto com os gestores ou o RH permite uma visão mais expandida sobre o assunto. 

Aplicar a prática de conversar sobre o assunto, e até ofertar cursos sobre a temática, pode trazer benefícios como o maior engajamento dos colaboradores. Isso ocorre porque problemas financeiros impactam diretamente na saúde mental de uma pessoa e isso consequentemente irá interferir na produtividade no trabalho. 

Promover essas conversas e o conhecimento sobre educação financeira permite que as decisões tomadas pelas pessoas sejam mais informadas já que entendendo sobre alguns princípios financeiros as decisões passam a ser baseadas em dados. 

O planejamento a longo prazo também é uma consequência positiva desses bate papos. Falar sobre planejamento é essencial e mostra como tudo de forma organizada pode ser feito. 

O papel do RH na educação financeira da empresa 

E o RH? Ele possui alguma responsabilidade quando se trata de conversar sobre dinheiro? Sim! 

Sabemos que o papel principal do RH é recrutar, selecionar e alinhar os talentos que combinam com a cultura e com os objetivos da organização. Dessa maneira, ele tem papel fundamental na melhoria do clima e do ambiente organizacional, além de outros âmbitos da rotina empresarial.

O RH não fica tão distante do financeiro na maioria das empresas. Sendo assim, é muito importante que ele saiba se posicionar, falar sobre as necessidades do seu setor e de toda a empresa, além de promover a cultura de conversa sobre o assunto. 

Este é o setor que busca passar para a diretoria da empresa quais são os custos envolvidos com as necessidades dos colaboradores, desde as básicas até as que vão surgindo ao longo do tempo. 

Dicas de como falar sobre dinheiro na empresa

Como RH, é muito importante que o setor preze e busque uma educação financeira tanto para a equipe em geral quanto em relação ao seu próprio setor. Como um setor essencial para o desenvolvimento de uma empresa, o RH precisa de recursos para exercer bem o seu trabalho. 

Sendo assim, separamos algumas dicas de como você pode promover a educação financeira na empresa: 

  • Ofereça workshops, cursos online e palestras voltados para a compreensão e organização financeira. E não só isso, incentive a equipe a participar dessas dinâmicas, assim as discussões sobre dinheiro podem se tornar mais recorrentes. 
  • Fale sobre salários: como RH, é muito importante que a comunicação seja clara sobre o assunto. Explique como funcionam as políticas de remuneração da empresa e como são ofertados os benefícios, tanto para novos colaboradores quanto para quando haja alguma mudança neste cenário. 
  • De abertura para que haja discussões sobre dinheiro: a transparência é um fato essencial neste sentido, deixar que os colaboradores expressem suas dúvidas e questionamentos em relação ao assunto é muito importante. 

Lembrando que cada empresa é única, portanto, o RH deve adaptar essas dicas de acordo com a cultura e as necessidades específicas da organização. O objetivo é criar um ambiente de trabalho no qual as discussões sobre dinheiro sejam encorajadas e vistas como uma oportunidade para o crescimento e bem-estar financeiro dos colaboradores.

Mas e como eu posso buscar recursos para o meu setor? Pensando nisso tambem preparamos algumas dicas que podem te ajudar: 

Não tenha medo do não: falar sobre dinheiro com o chefe deixa muita gente nervosa e é compreensível. Argumente bem e explique os ganhos que você terá se tiver essa necessidade sanada, seja para uma ferramenta, subsídio de cursos, aprimoramentos ou aumento de quadro de funcionários.

– Agende uma reunião para isso: demonstre preocupação com a agenda do próximo. Independente da necessidade, é importante falar com calma e para isso, agendar um horário com quem vai tomar essa decisão pode te dar um retorno positivo.

– Leve dados: elabore um plano a curto, médio e longo prazo com esse investimento e o que terão de retorno. Faça uma boa apresentação com dados reais e da empresa. Contra fatos não há argumentos! – Faça pesquisas: leve orçamentos e opções. É importante montar isso quando for levar uma apresentação de compra para a diretoria. Você demonstra preocupação com a opinião deles e também está aberto a negociar. 

– Seja cirúrgico: exemplifique como a sua vida e a vida da empresa vão mudar. Dessa forma, se não conseguir um sim, talvez consiga outras alternativas e ainda demonstra preocupação com o andamento do negócio. 

– Conheça seu superior: é importante saber quais são os valores e princípios da diretoria. Com isso, você leva os pontos que mais “pegam” e consegue fisgar um sim.

Não tenha medo de arriscar. Pense que, se sua solicitação tiver fundamento e for auxiliar no trabalho no dia a dia, vale a pena tentar. Se a empresa tiver esse subsídio é você levar todos os itens necessários para o convencimento, você vai conseguir convencê-los.

Conclusão 

Falar sobre dinheiro não é fácil, mas é necessário e muito importante. Comece a aplicar essas dicas no dia a dia que você verá a diferença. Gostou desse texto? Você encontra mais em RHGestor.com.br/blog. 

O RHGestor é uma plataforma completa para Gestão de Pessoas que organiza e automatiza os processos de RH. Aproveite todo o seu potencial criativo do seu RH.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top