skip to Main Content

Supply Chain: o que é e qual a diferença de logística

Embora muito confundido pela sua tradução ou com a atividade logística, Supply Chain é algo muito mais abrangente.

Enquanto a logística é o cuidado direto com o transporte de produtos, gestão de estoque e aquisição de insumos, Supply Chain é o conceito de visão estratégica sobre todos os processos, desde a fabricação daquele produto, até sua entrega ao cliente final.

Neste artigo vamos falar sobre: 

  • O que é Supply Chain;
  • Quais são as principais funções;
  • Qual a importância para uma empresa; 
  • Logística e cadeia de suprimentos é a mesma coisa? 

O que é Supply Chain? 

O termo significa cadeia de suprimentos e é o conjunto de atividades e processos envolvidos na produção e entrega de um produto ou serviço ao consumidor final. Ela é composta por diversos elementos que estão conectados entre si: fornecedores, fabricantes, distribuidores, varejistas e transportadores. 

Esses elementos trabalham juntos a fim de garantir que o produto chegue ao cliente final com a qualidade adequada e no prazo estipulado. A cadeia de suprimentos começa na obtenção de matérias-primas e outros insumos necessários para a produção e termina na entrega do produto final ao cliente. 

Quais são as principais funções 

Como citamos, Supply Chain é uma cadeia de suprimentos, sendo assim, suas funções devem estar todas interligadas entre si, para que tudo funcione corretamente. Sendo assim, vamos conhecer as principais funções? 

Começando pela Gestão de Fornecedores. A Supply Chain é responsável pela identificação, seleção e gerenciamento de fornecedores, o que garante a disponibilidade e qualidade dos insumos necessários para a produção. 

Além da Gestão de Fornecedores, temos também a Gestão de Estoques. Nela, a cadeia de suprimentos deve controlar e monitorar o nível de estoques e matérias primas, assim como os produtos em processo e produtos acabados. Isso auxilia no controle entre a oferta e a demanda. 

A Produção também é responsabilidade da Supply Chain, isso inclui: planejamento, programação e também o controle do que está sendo produzido a fim de garantir que a capacidade de produção está sendo utilizada em todo o seu potencial, e que tudo esteja dentro dos prazos estipulados. 

Outro tipo de Gestão que também fica a cargo da cadeia de suprimentos, é a Gestão de demanda, que trabalha com a previsão das demandas e a gestão de suas variações, com o objetivo de garantir que a produção e a oferta de produtos estejam adequadas às demandas dos clientes. 

A Logística e a Distribuição são as funções responsáveis pelo gerenciamento de transporte, armazenamento e distribuição de produtos. Isso garante que os mesmos sejam entregues tanto no prazo certo quanto na quantia correta. 

Uma das funções indispensáveis da cadeia de suprimentos é a Melhoria Contínua, o que desencadeia na avaliação constante dos processos da cadeia de suprimentos, sempre buscando identificar oportunidades de melhorias. 

Com isso, chegamos também ao Gerenciamento de Riscos, a identificação, avaliação e mitigação de riscos na cadeia de suprimentos auxilia na garantia da continuidade das operações e minimiza os prejuízos. 

Qual a importância da Supply Chain para uma empresa 

Agora que já falamos sobre as principais funções da Supply Chain, é importante destacarmos também alguns pontos que demonstram qual a sua importância para uma empresa, sendo eles: 

  • Eficiência operacional

Quando a gestão da cadeia de suprimentos é realizada de forma eficiente, os processos são otimizados, além de reduzir as despesas e desperdícios, minimizar os custos e aumentar a produtividade. Com isso, chegamos a uma operação mais eficiente e competitiva. 

  • Flexibilidade 

Uma empresa deve sempre estar atenta às mudanças que ocorrem tanto no mercado quanto no mundo, e a supply chain colabora com isso, já que permite que a empresa se adapte rapidamente às novas tendências do mercado e aos desejos dos clientes. Por consequência, isso proporciona à empresa maior vantagem competitiva e reações mais imediatas às novidades.

  • Satisfação do cliente 

Pensando em prazos e qualidade na entrega dos produtos, a Supply Chain é quem garante que isso ocorra de forma constante. Esse processo bem desenvolvido também é responsável pela maior satisfação do cliente e pela boa reputação da empresa. 

  • Gerenciamento de riscos

Uma das grandes vantagens de uma cadeia de suprimentos bem administrada para a empresa, é a capacidade de identificar riscos, esses que podem ser fatores como: desastres naturais, instabilidades políticas, interrupções na cadeia de suprimentos, entre outros. Essa previsibilidade ajuda a empresa na continuidade e fluidez das operações. 

  • Colaboração e parcerias 

Para que a cadeia de suprimentos seja eficiente, é necessária uma colaboração com os fornecedores e distribuidores, por exemplo. Estabelecer parcerias estratégicas pode gerar benefícios mútuos como: redução de custos, compartilhamento de informações e desenvolvimento de novas soluções. 

Logística e cadeia de suprimentos é a mesma coisa? 

Enquanto a logística é o cuidado direto com o transporte de produtos, gestão de estoque e aquisição de insumos, Supply Chain é o conceito de visão estratégica sobre todos os processos, desde a fabricação daquele produto, até sua entrega ao cliente final.

A logística é uma operação da movimentação, focada na alocação do espaço, a separação e expedição, estoque e movimentações de transporte. Ou seja, a logística representa os processos operacionais para a carga ser entregue ao destino dela.

Já a cadeia de suprimento tem relação com as instituições: cliente, varejista, fabricante, transportadora e centro de distribuição. O seu trabalho é focado na necessidade do cliente, e em garantir a satisfação deste consumidor final por meio da integração dos processos e de trabalho.

Sendo assim, podemos concluir que uma está inserida na outra, mas são coisas diferentes. 

Conclusão 

Aqui em nosso blog você encontra também um conteúdo completo sobre logística, para acessar é só clicar aqui. E nos acompanhe para conferir mais a fundo temas voltados para Gestão de Pessoas e RH. 

Na RHGestor, você encontra um sistema que conta com as ferramentas necessárias para acompanhar de perto a satisfação e desempenho dos seus colaboradores, e assim, estabelecer uma forte cultura organizacional, sendo algumas delas: Avaliação de desempenho, Avaliação de experiência, Avaliação por competência, Gestão de Feedbacks, Indicadores de R&S, Indicadores de T&D e muito mais. 

Saiba mais clicando aqui!

 

O RHGestor é uma plataforma completa para Gestão de Pessoas que organiza e automatiza os processos de RH. Aproveite todo o seu potencial criativo do seu RH.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top