Skip to content
Álagui Marques, da FAI UFSCAR ´´Uma plataforma clara e intuitiva para gestão de pessoas pode ser a chave para o desenvolvimento do negócio“
RHGestor - Plataforma de Gestão de Pessoas

Álagui Marques atua há 36 anos na área de gestão de pessoas e construiu sua trajetória em empresas do segmento privado nas áreas de avicultura, mecânica, têxtil e aviação. Desde setembro de 2023, atua como Coordenador de Gestão de Pessoas da FAI UFSCAR, com o principal objetivo de melhorar a performance do setor.

– – – – –

Uma gestão de pessoas eficaz impacta diretamente no resultado de qualquer empresa, e a escolha da tecnologia certa para isso deve ser uma decisão estratégica, pois influencia de forma significativa o desempenho organizacional.

Nesta edição, o ‘RH em Pauta’ entrevistou Álagui Marques, Coordenador de Gestão de Pessoas da FAI UFSCAR, uma fundação de apoio ao desenvolvimento tecnológico e científico à universidade federal, que tem sede em São Carlos – SP há mais de 20 anos.

Vamos explorar as motivações por trás da decisão de implementar uma tecnologia integrada de gestão de pessoas na empresa. Além disso, buscaremos compreender como a evolução do RH de um papel predominantemente operacional para um mais estratégico pode impactar positivamente toda a organização.

Álagui, você pode compartilhar um pouco sobre o setor de RH da FAI?

Já faz algum tempo que temos uma área de gestão de pessoas em que o forte mesmo era a administração do pessoal, com ações mais relacionadas à folha de pagamento.

Porém, a fundação tem como objetivo mudar a cultura relacionada à gestão de pessoas, por isso estamos reestruturando uma série de subsistemas de RH, dentre eles o programa de Cargos e Salários, Avaliação de Desempenho, PDI e Feedback, que são a bola da vez.

E como você conheceu a RHGestor? 

Então, nós já trabalhávamos com um sistema para atender a demanda da folha de pagamento, mas a partir da demanda de reestruturar os subsistemas, nós construímos um programa de cargos e salários e verificamos que precisávamos de um sistema para fazer toda a gestão.

Nesse momento, nós olhamos para o sistema que nós já temos, mas sentimos muita falta dele não estar na web. Com a modernidade de hoje e com o avanço da tecnologia, tivemos que olhar para o mercado e entender quais são as empresas que oferecem isso, pois se tornou um obstáculo para nós.

Chegamos a duas empresas então, por meio de indicações. Como estávamos buscando principalmente as soluções de avaliação de desempenho, PDI e cargos e salários, demos muito foco nisso na hora de tomar uma decisão.

Além disso, uma colaboradora da nossa equipe já havia utilizado a plataforma da RHGestor em outra empresa em que havia trabalhado, o que nos incentivou ainda mais a conhecer.

Buscamos também conversar com profissionais de RH aqui de São Carlos que já utilizam o sistema há algum tempo, e chegamos até a Globoaves. Conversando com o gestor de RH da unidade de São Carlos, tivemos ótimas informações sobre a experiência que ele vem tendo com a RHGestor.

Qual foi a sua primeira impressão em relação a plataforma? 

Assim que o sistema nos foi apresentado, chamou muita atenção o fato da inteligência artificial ter sido agregada ao sistema, isso me deixou bastante impressionado. Além do fato da plataforma estar no ambiente web, e ter um design clean e fácil de operar, intuitivo.

Então fizemos uma apresentação interna aos gerentes e ao nosso diretor e depois chegamos a uma proposta. Conversamos e definimos internamente, juntamente com o setor de tecnologia da informação e os demais parceiros, que a melhor opção seria mesmo o RHGestor.

Nessa busca por uma nova solução, imagino que você tenha conhecido diversas plataformas, o que você destacaria como diferencial da RHGestor? 

Eu acredito que foi além do produto, mas sim a forma como todo o processo foi conduzido desde que entramos em contato para conhecer o sistema. Desde a área comercial até o período que chamamos de degustação, em que podemos utilizar o sistema, brincar com ele e simular o uso das funcionalidades, foi muito importante.

Todas as empresas determinam um período em que podemos testar a plataforma, mas com a RHGestor, assim que precisamos de mais tempo para conhecer, nos foi concedido de imediato.

Conhecemos alguns sistemas que tinham uma programação muito amigável, mas quando você iniciava as operações, por mais experiência que tivesse na área, se não estivesse com o manual do lado, você não conseguia entender a lógica da sequência dos dados que você está abastecendo no sistema.

Então isso nos chamou atenção, o quanto ele é leve, prático, bem objetivo e como foi integrado à inteligência artificial em um módulo muito delicado e estratégico que é a descrição da carreira do profissional dentro do sistema.

Esses foram os pontos importantes e decisivos, pois quando olhamos para o sistema que utilizamos, não temos essa facilidade. Ele não é intuitivo, ainda é engessado e não nos permite muitas margens de composição. Já o RHGestor permite que a gente ajuste algumas informações, alguns títulos de tabela de acordo com aquilo que nós temos como política interna, entre outros.

E quais são as suas expectativas em relação a implementação de um RH mais estratégico com a ajuda da RHGestor? 

A minha expectativa como coordenador do projeto é que nós possamos já definir um cronograma de implementação, porque temos uma expectativa que a primeira avaliação de desempenho ocorra em agosto, então para isso temos que importar os dados e treinar até lá.

Já sabemos as etapas que vamos seguir, mas as minhas expectativas são bem altas, haja visto aquilo que o sistema pode oferecer. Como de um lado já temos um trabalho pronto, que está totalmente em Excel, não vemos a hora de migrar essas informações e colocar o sistema para rodar e ver todo um trabalho que foi feito fora de um sistema funcionando dentro dele.

Então a expectativa é muito alta com relação a isso, é como se a gente estivesse se preparando para o nascimento de um filho. É um projeto que a gente gestou durante um tempo e agora ele vai ser colocado em prática.

A expectativa da nossa diretoria é ainda maior, porque o nosso diretor também está muito ansioso para ver tudo isso dentro do sistema. Ele já viu o sistema sendo apresentado com modelo e agora quer ver como irá ficar com as informações da fundação. Então estamos contando os minutos para iniciar esse processo de implementação.

Álagui, com base no que você utilizou e conheceu da plataforma até aqui,  que conselho você daria para outras empresas que estão considerando adotar uma tecnologia de RH? 

Olha, é claro que todo e qualquer profissional, mas principalmente os colegas que estão na área de gestão de pessoas, sempre olham pro mercado pra buscar uma melhor ferramenta, o melhor parceiro, e a gente sempre fica na dúvida porque hoje existem muitas empresas.

Eu sou de uma época em que nós tínhamos poucas opções de mercado. Então eu diria pros colegas que estão em busca de automatizar o sistema ou de melhorar a performance na área de gestão de pessoas, que olhem pro sistema da RHGestor com um olhar diferenciado, principalmente naquilo que o pacote pode entregar.

Falo isso porque quando você vai ao mercado em busca de uma parcela ou de um pedaço de um sistema, e você é surpreendido com um pacote com tantas opções pra que você possa utilizar, a gente acaba medindo a relação custo-benefício e ela é muito favorável, seja para micro, pequena, média ou grande empresa.

Eu considero que encontrar a RHGestor pelas indicações que nós tivemos foi um achado de mercado, porque testamos algumas opções e verificamos que mesmo aquelas opções em que somente nos davam aquilo que nós queríamos ou precisávamos ainda não atingia a nossa expectativa dentro do que nós buscávamos ali.

Então eu fiquei muito feliz porque é sempre difícil você buscar esse tipo de sistema porque você tem que conhecer vários e cada um tem a sua particularidade, o seu formato. Mas a RHGestor me surpreendeu mesmo e superou inclusive as nossas expectativas iniciais com relação aquilo que ela poderia nos atender.

Aliás, até vou um pouco mais adiante, porque dentro do sistema existe um módulo de segurança e medicina do trabalho que era algo que a gente não pensava em utilizar nesse momento, mas que vamos aproveitar por já estar dentro da plataforma.

Então indiretamente estamos sendo provocados a utilizar alguns módulos que estão lá. Sendo assim, buscamos o sistema somente para três situações, que já viraram cinco, então quem sabe, de repente, com o tempo a gente não tenha um único sistema dentro da fundação, que seja o RHGestor.

Então vale a pena pra quem estiver procurando. Minha dica é para consultar, procurar e conhecer a plataforma, e fazer um período teste, que vale a pena.

Faça como o Álagui e automatize os seus processos de RH com uma plataforma completa e integrada para gestão de pessoas. Clique aqui para solicitar um contato com um de nossos especialistas e saber mais sobre nossas funcionalidades.

Compartilhe

Redatora de conteúdo SEO na RHGestor. Estudante de comunicação e multimeios na Universidade Estadual de Maringá.

Pesquisar Matérias
Back To Top