Assim como na vida pessoal, precisamos de um caderninho com metas e objetivos para o próximo ano de forma profissional. Dentro das empresas isso não deveria ser diferente, afinal, aquilo que é anotado corre menos risco de ser esquecido ou deixado de lado. Por isso a organização para o RH é importante.
Com a pandemia, um dos setores que mais teve que se movimentar foi o de Recursos Humanos. Com o trabalho híbrido e remoto, a dificuldade em estabelecer relacionamentos, o uso excessivo de redes sociais e problemas direcionados ao emocional, a forma como as pessoas se comportam em todos os âmbitos da vida mudou muito.
Várias pesquisas nos mostram números altíssimos de mudança desde 2019, realçando o digital como necessário e não só possível.
Expectativas para 2022
Para 2022, a expectativa é que colaboradores e gestores tenham empatia e capacidade de entender o que se passa com cada colaborador, para lidar com situações cotidianas da melhor forma. Tendo em vista que o papel das empresas é zelar e providenciar condições saudáveis de trabalho, para que os colaboradores tenham uma tranquilidade sobre as atividades que precisam efetuar – incluindo o RH, agora é a hora de pensar em todas as alternativas possíveis de melhoria para iniciar o próximo ano.
A ”digitalização” das coisas é real e não é considerada uma tendência, pois já virou realidade. Em respeito a esse tipo de necessidade nas empresas, o trabalho remoto juntamente do home office, vieram provar que ela é extremamente necessária.
Aos setores de RH e DP, na hora da lista é preciso pensar no que fez falta e pode continuar fazendo. Falando sobre a forma mais empática e humana de lidar com um colaborador, por exemplo, precisamos pensar em soluções.
Podemos começar por perguntas
- Minha equipe tem demanda para isso?
- Atualmente, o tamanho da minha equipe também dá conta de ser mais humano com o colaborador?
- Tenho parceiros para isso?
- Meus colaboradores tem benefícios suficientes?
- Como estão as descrições de cargo?
- Os gestores estão promovendo de forma adequada? Eu estou ciente do que está acontecendo em cada departamento? Essa é a minha função aqui?
- Estamos fazendo pesquisa entre os colaboradores? E o resultado delas, estamos usando de alguma forma para melhorar nossos processos?
- Terão vagas para abrir?
- Quais recursos eu tenho para fazer mudanças?
Questões para refletir nesse fim de ano
Se falta tempo, precisa ser analisado o que toma tanto tempo assim desse departamento. São os processos? É o fato de fazer tudo de forma manual? Se for, existem inúmeras ferramentas e softwares para ajudar na gestão de colaboradores dentro e fora do escritório, descentralizando o controle de questões burocráticas e permitindo que não só o setor responsável cuide disso, mas também os gestores e líderes ou até os próprios colaboradores.
Se falta equipe, como defender aos meus gestores e diretores que preciso de mais contratação e não só uma ferramenta que me auxilie nisso? Nesse post nós falamos sobre como o RH pode falar de dinheiro e defender melhorias para o seu departamento. Vale a pena conferir!
Se faltam ideias para poder colocar tudo isso em prática, que tal se aperfeiçoar na área? Entender como otimizar o tempo, como melhorar os processos do próprio departamento e criar ações efetivas para os colaboradores.
Dicas para organização do RH em 2022
Comece colocando tudo que você espera que aconteça na empresa e em seu departamento em pontos para pode olhar e definir prazos e como vai acontecer.
Seja realista:
Antes de qualquer coisa, é preciso que suas metas sejam tangíveis, afinal, de nada adianta gastar tempo e esforço com coisas que não estão ao seu alcance e nem da empresa.
Divida suas metas em etapas:
Escreva seus objetivos no papel, e logo abaixo deles escreva tudo o que você precisa para conquistá-los.
Trabalhe com metas a curto e longo prazo:
Alguns objetivos demandam muito mais tempo do que outros. Você precisará organizá-las dentro do tempo disponível, saiba aceitar que nem tudo pode ser tão rápido quanto você imagina, mas se esforce para cumprir as tarefas dentro do tempo que for estabelecido.
Mantenha o compromisso:
Seja fiel ao que você combinar, mesmo que seja consigo mesmo. No meio do caminho, mesmo que existam adversidades, não desista do combinado.
Acompanhe seus avanços:
Medir como estão as ações é sempre importante. Ver o que pode melhorar, como deve ser feito para obter melhores resultados e também para se motivar a tentar mais vezes.
Reorganize-se quando for necessário:
Não deu certo? Reorganize os processos. Veja onde deu errado, como pode ser substituído e o que está ao seu alcance naquele momento.
O que se pode esperar de tendência para os setores que cuidam das pessoas como ninguém é um dialogo mais aberto com os próprios colaboradores. Ações mais empáticas e mais cuidadosas serão extremamente necessárias para a recuperação da estabilidade no trabalho que 2020 e 2021 tiraram das pessoas. E para ter tempo de fazer isso, as questões processuais precisam ser feitas de forma mais rápida.
Comece pensando em uma ferramenta para a gestão do seu RH com a nossa plataforma. Com processos mais eficientes e automatizados, ferramentas para desenvolvimento humano e indicadores para apoio à tomada de decisão, quem utiliza a RHGestor conta com uma plataforma que cuida de todo o ciclo do colaborador na empresa.
Clique aqui para solicitar um contato com um de nossos especialistas e saber mais sobre nossas funcionalidades.