O que é Business Partner
Business Partner, traduzido do inglês, significa parceiro de negócio. Este conceito surgiu nos anos 80 por meio do autor do livro Campeões dos Recursos Humanos, David Ulrich, e se trata da figura de um consultor interno de RH, que tem como objetivo aproximar o setor das outras áreas da empresa.Na prática, é um profissional que atua de forma integrada e estratégica, buscando alinhar os objetivos da organização com a gestão de pessoas, e garantindo que as decisões de negócios sejam alinhadas com as necessidades e expectativas dos colaboradores.Para ser um business partner é importante contar com algumas habilidades, como: pensamento estratégico, comunicação clara e eficaz, saber identificar e resolver problemas, ter foco em objetivos e resultados, compreensão de RH, entre outras.Sendo assim, esse profissional desempenha um papel crucial na construção de uma cultura organizacional forte, no desenvolvimento de talentos e na promoção do sucesso geral da empresa através de estratégias e práticas de RH mais eficazes.O que faz um Business Partner
Um Business Partner tem como principal objetivo alinhar as necessidades da área que ele representa com os objetivos gerais da organização, garantindo que as iniciativas e estratégias sejam implementadas de forma eficiente. Isso inclui identificar oportunidades de melhoria, propor mudanças e apoiar a implementação de novas iniciativas.Além disso, também atua como um consultor interno, auxiliando os líderes e gestores a tomarem decisões mais informadas, com base em insights da área de RH, que impactam a empresa como um todo.Uma outra característica do BP, quando pensamos no contexto de RH, é que ele pode ajudar a resolver conflitos entre a área de negócios e a administração da empresa. Nesse sentido, esse profissional também ajuda a identificar necessidades de treinamento e desenvolvimento, apoiando a gestão de talentos e buscando garantir que a equipe esteja alinhada para atingir os objetivos estratégicos.Por fim, um pilar de destaque no Business Partner é o gerenciamento de relacionamentos dentro da organização. Isso é muito importante, pois esse profissional busca manter uma comunicação constante entre a área de negócios e a alta gestão, facilitando a troca de informações e assegurando que as expectativas e demandas sejam atendidas.Por que ter um parceiro de negócios na empresa?
Se você chegou até aqui mas ainda não está muito convencido do porque é importante contar com um parceiro de negócios na empresa, vamos citar alguns pontos que destacam a importância de um Business Partner:- Melhora a produtividade, o alinhamento, segurança psicológica e coesão entre as equipes, trazendo mais resultados;
- Integra a estratégia empresarial aos valores organizacionais;
- Monitora o desempenho pela ótica da gestão de pessoas, se adaptando às mudanças nos negócios;
- Orienta na simplificação de tarefas, sugerindo o uso de tecnologia e serviços terceirizados para complementar as operações interna;
- É uma ponte entre colaboradores e gestores, focando no suporte aos processos de RH e contribuindo para uma tomada de decisões mais rápida e de qualidade;
- Complementa os gestores de área, oferecendo expertise em gestão de pessoas e lidando com tarefas que os líderes podem não estar preparados para enfrentar;
- Traz uma perspectiva única e especializada, contribuindo para a direção dos negócios e oferecendo uma vantagem competitiva.