skip to Main Content

Primeiro dia de trabalho na empresa: como o RH pode organizar

O primeiro dia de trabalho de um novo colaborador costuma ser um momento de muita expectativa para a empresa mas principalmente para o profissional. Uma nova oportunidade de começar em um novo emprego e crescer profissionalmente. 

Por isso, é muito importante que a empresa e especialmente o setor de Recursos Humanos se preocupem em proporcionar um dia especial e acolhedor, para que a primeira impressão seja a melhor possível e transpareça aquilo que a organização é e tem a oferecer. 

Sendo assim, ao longo deste artigo vamos falar sobre a importância de dar as boas-vindas a um colaborador e também vamos dar algumas dicas de como fazer a integração dele na empresa. 

Qual a importância de dar as boas-vindas a um funcionário 

O primeiro passo no processo de integração é dar as boas-vindas aos funcionários. Esse processo possui uma importância muito grande pois possibilita a criação de uma primeira impressão positiva. Uma recepção calorosa e amigável auxilia na demonstração da cultura organizacional desde o início da trajetória deste profissional. 

Falando em Cultura Organizacional, é durante esse processo que temos uma oportunidade para transmitir os valores, a missão e a cultura da empresa, permitindo que o novo funcionário entenda a direção e os objetivos da organização.

Além disso, a forma como o colaborador é recebido estimula que ocorra um engajamento entre ele e a equipe desde o início, promovendo um entusiasmo e uma redução na ansiedade associada à nova situação. 

O Employer Branding, ou marca empregadora, também é muito favorecido quando feita uma boa recepção, isso porque a empresa vai estar passando para ele uma imagem que sem dúvidas vai ser comentada com pessoas de fora, o que contribui para uma futura atração de candidatos qualificados para outras vagas

Por fim, outro ponto que destaca a importância dessa recepção é a redução da rotatividade, pois colaboradores que se sentem bem-vindos e acolhidos desde o início têm maior possibilidade de permanecer na empresa a longo prazo. 

Dicas de como fazer a integração dos novos colaboradores no primeiro dia

Sabendo qual a importância de dar boas-vindas aos funcionários e realizar uma boa integração logo no primeiro dia na empresa, agora você deve estar se questionando, mas como eu posso fazer isso?

Com isso, preparamos algumas dicas para você aplicá-las: 

  • Crie e estruture um plano de integração detalhado. Nele pode conter cronogramas, atividades e objetivos para os primeiros dias, semanas e até meses do novo colaborador. 
  • Busque organizar uma recepção calorosa no primeiro dia, apresentando o ambiente de trabalho, a equipe, deixe a estação de trabalho do colaborador já arrumada e forneça uma visão geral da empresa. 
  • Prepare uma apresentação com a finalidade de apresentar os valores, a missão e a cultura da empresa, para que ele já saiba desde os primeiros dias as principais características da organização. 
  • Agende reuniões com líderes da empresa para que o novo colaborador compreenda a estrutura hierárquica e a visão de longo prazo da organização, além de proporcionar essa troca entre líder e colaborador que pode ser muito benéfica para o seu desenvolvimento dentro da empresa. 
  • Garanta que o novo colaborador tenha acesso a todas as ferramentas, sistemas e recursos necessários para realizar suas atividades.

Para além do primeiro dia, existem alguns passos também recomendáveis para as primeiras semanas, como propor e fornecer Treinamento e desenvolvimento, falar sobre as responsabilidades do cargo, sobre os sistemas que são utilizados e os processos da empresa. 

Além disso, estabeleça um sistema de feedback regular para avaliar o progresso do novo colaborador e fornecer orientação para melhorias. Os feedbacks são a melhor maneira de alinhar as expectativas entre empresa e profissional, sempre mantendo a clareza e a abertura para um diálogo construtivo para ambos. 

Encoraje também o novo colaborador a se envolver em eventos, reuniões e atividades sociais da empresa para se sentir parte da equipe e se aproximar das pessoas com quem vai passar a conviver tanto tempo. 

Asssista também ao vídeo sobre como o RH pode organizar o primeiro dia de um colaborador na empresa, no canal da RHGestor no YouTube: 

Conclusão 

Agora é colocar essas dicas em prática e buscar proporcionar uma boa integração para os novos colaboradores! 

Conte com uma plataforma completa de gestão de pessoas para te auxiliar no dia a dia e automatizar os seus processos, fazendo com que você possa sempre cuidar do bem mais importante das organizações: as pessoas. Clique aqui para saber mais. 

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top