Competências comportamentais: um pouco de contexto
O comportamento e a psicologia humana têm uma influência decisiva no sucesso das organizações, tanto no nível individual como coletivo. As competências comportamentais são traços de personalidade e características pessoais que impactam como as pessoas interagem no ambiente de trabalho — seja com colegas, superiores, clientes ou fornecedores.Estas competências incluem aspectos tão conhecidos como: liderança, capacidade de trabalho em equipe, organização, empatia, proatividade, inteligência emocional, etc.As competências comportamentais são o complemento perfeito para as competências técnicas, que se referem a habilidades específicas, como a capacidade de programar em C++ ou de falar inglês. Por exemplo, saber falar inglês é uma habilidade valiosa, mas combiná-la com a capacidade de escuta ativa ou empatia torna essa competência ainda mais poderosa.Na realidade, as competências comportamentais tornam o ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo, sendo assim melhor para todos.Como incorporar as competências comportamentais na avaliação de desempenho
Avaliar o desempenho dos trabalhadores é fundamental para conhecer o nível de desempenho atual, o potencial de crescimento e para definir metas de desenvolvimento. Antes, a avaliação de desempenho analisava principalmente as competências técnicas. Isso se devia ao fato de essas serem mais fáceis de avaliar e mensurar — afinal, ou você sabe trabalhar com Excel, ou não sabe —, e de se pensar que as competências comportamentais não eram tão importantes assim para a produtividade geral.Porém, hoje sabemos que estas competências são fundamentais para o desempenho, principalmente em um momento em que a tecnologia assume cada vez mais competências técnicas, fazendo com que os empregadores valorizem de forma crescente as habilidades que as máquinas não podem reproduzir.Se você é responsável por recursos humanos ou empresário, aqui estão algumas estratégias para incluir as competências comportamentais nas avaliações de desempenho:Avaliação 360 graus:
Entrevistas comportamentais:
Definição de metas de desenvolvimento:
Simulações:
Como desenvolver as competências comportamentais
É verdade que as soft skills possuem um componente inato — algumas pessoas são naturalmente mais comunicativas, atentas aos detalhes, dinâmicas… Porém, as situações de vida que enfrentamos e a nossa vontade também podem desenvolvê-las.Se você deseja aprimorar suas qualidades comportamentais para se tornar um profissional mais completo e bem-sucedido, pode fazê-lo das seguintes maneiras:Buscar feedback:
Participar de treinamentos:
Autorreflexão:
Leitura:
Destacando suas competências no currículo
Se você está buscando emprego, é essencial saber como destacar suas competências, comportamentais e técnicas, no currículo. Para fazê-lo é essencial criar uma seção de Competências, com as 5 ou 6 competências mais relevantes para cada emprego específico a que se candidatar.Este número reduzido deve-se ao fato de você querer criar impacto, algo que se dilui se adicionar muitas competências.Segundo o artigo dos especialistas do Jobseeker: competências no currículo, é importante fazer o seguinte para destacar suas competências:- Analise a vaga e a empresa: Leia atentamente a vaga e consulte informações sobre a empresa para identificar as competências-chave pretendidas.
- Detalhe o nível de proficiência: Indique sempre o seu nível de perícia em cada competência. Pode usar um gráfico com uma escala de um a cinco, por exemplo, para causar um maior impacto visual.
- Posicionamento da seção: A seção de Competências não deve ser a primeira nem a última do currículo. É geralmente colocada após a Experiência profissional e a Educação.
- Diferencie-se com competências únicas: Se tiver competências incomuns ou altamente especializadas, apresentá-las pode distinguí-lo dos outros candidatos.