Skip to content
Rafaela Schon, do Grupo Angelus: ´´Concentrar todos os processos de RH em uma só plataforma é olhar de forma mais cuidadosa para as pessoas e estratégica para o negócio“

Com 13 anos de experiência na área da gestão de pessoas e atualmente responsável pela direção de gestão de pessoas do Grupo Angelus, Rafaela Schon diz como uma plataforma completa é essencial para garantir mais agilidade nos processos e trazer um olhar mais humano por meio dos indicadores. 

——-

A gestão eficaz de pessoas é uma peça fundamental para o sucesso de qualquer empresa, e a escolha da tecnologia certa para isso deve ser uma decisão estratégica, pois pode impactar de forma significativa o desempenho organizacional. 

Nesta edição, o RH em Pauta conversou com Rafaela Schon, formada em psicologia há 13 anos, pós-graduada em gestão de pessoas, gestão empresarial, excelência operacional e gestão da qualidade, especialista em liderança e gestão organizacional, carreira e coaching, e atualmente pós-graduanda em gestão por competências. 

Com anos de experiência em recursos humanos, atua há um ano no Grupo Angelus, que possui diferentes tipos de negócios, desde seguradora até clínica odontológica, mas que se destaca principalmente pelo Plano Prever de assistência familiar. 

A empresa está há 25 anos no mercado, presente no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e conta com aproximadamente 1.100 colaboradores em atividade. 

Vamos entender quais são as motivações que levaram a gestora e a empresa  a implementar uma plataforma absoluta para gerir os processos de gestão de pessoas na empresa. 

Além disso, buscaremos entender como concentrar todos os processos de RH em uma só plataforma é olhar de forma mais cuidadosa para as pessoas e estratégica para o negócio

Rafa, você pode compartilhar um pouco sobre como você conheceu a solução da RHGestor e quais foram as suas primeiras impressões? 

Eu conheci a plataforma em 2018, quando eu estava em um hospital no qual eu era gestora de RH e fiquei por 9 anos. Naquela época, precisávamos implantar uma ferramenta para nos ajudar a otimizar a execução dos nossos processos, porque realizávamos muitas atividades de forma manual. 

Quando eu entrei nesse hospital, em 2014, tínhamos 450 colaboradores. Nesse ano, em 2018, já tínhamos passado de 600 colaboradores, então não dava mais para ficar fazendo avaliação de desempenho manual, no excel, por exemplo.

Precisávamos ter mais controle e rastreabilidade nessas ações. Então nós precisávamos de uma ferramenta que nos ajudasse a otimizar o nosso dia a dia, a agilizar as nossas entregas, até para que eu pudesse focar em ações mais estratégicas e não tão operacionais enquanto gestora de recursos humanos. 

Então, foi aí que eu conheci o RHGestor. Na época, nós pesquisamos outros fornecedores de sistemas, mas o RHGestor chamou a nossa atenção por ser uma solução única, que continha soluções que englobam os diferentes subsistemas. 

Nas outras soluções, teríamos que adquirir módulos ou serviços separados. E, claro que isso seria muito custoso, não só financeiramente falando, mas também em relação ao tempo. Com o RHGestor já teríamos todos os módulos e soluções na mesma plataforma, e poderíamos escolher o que nós queríamos implantar, já que a ferramenta proporciona essa liberdade. Isso me chamou muito a atenção e foi um fator decisivo para que nós implantássemos o sistema lá nesse hospital.

 E você conheceu o nosso software, então, por meio dessa prospecção; ou você já conhecia a ferramenta? 

A história é um pouco engraçada. Eu já conhecia o César (CEO da RHGestor e criador da plataforma) de vista, da antiga empresa em que ele trabalhava, e também porque eu também já tinha feito parte da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos). 

Na época eu fazia parte da coordenação da Comissão de POT (Psicologia Organizacional e do Trabalho), que é a Comissão de Psicologia Organizacional do Trabalho, de Maringá. Então eu tinha contato com algumas pessoas da área de recursos humanos. 

Estávamos buscando por plataformas de RH, e na época, houve uma indicação de um amigo da área que já tinha trabalhado junto com o César e que já utilizava a RHGestor na empresa em que trabalhava. A partir disso, nós fomos pesquisar, entramos em contato com o César e ele mesmo nos apresentou a ferramenta. 

Isso foi bem no início da história da RHGestor, que, apesar de já ter muitas funcionalidades, também recebeu de nós sugestões para que fossem desenvolvidas outras, com o objetivo de ficar ainda mais robusta e atender aos nossos processos. 

Falando sobre o Grupo Angelus, quando você entrou, eles já usavam alguma plataforma ou não usavam e vocês estão buscando agora?

Sim, utilizamos uma ferramenta muito boa, mas que nos atende parcialmente. Atualmente precisamos trazer mais agilidade e autonomia, inclusive, com as lideranças, e apesar de ser uma plataforma muito robusta, não tem a agilidade que precisamos e que a RHGestor entrega. 

E quais foram os principais fatores do desafio que motivaram vocês a buscarem por uma nova solução de RH? 

Um exemplo é a Avaliação de Experiência que queremos implementar. Essa plataforma que utilizamos tem o módulo de avaliação de desempenho, mas de experiência não, o que faz com que eu precise mandar planilhas para que os líderes consigam fazer as avaliações de 45 e 90 dias pelo Excel. 

Para mim, isso é inviável, porque eu preciso de rastreabilidade, e que isso fique evidenciado em uma plataforma para que seja de fácil acesso. 

Além disso, eu também preciso verificar os indicadores por colaborador. Utilizando planilhas eu não consigo reunir os dados, e para mim não faz sentido, sendo que eu posso ter uma plataforma que reúne todas essas informações pra mim, para uma tomada de decisão mais rápida.

Então, já tendo trabalhado com a RHGestor, eu entendo que ela vai trazer essa agilidade para o nosso time, e é exatamente isso que estamos procurando. 

Rafa, quais são as expectativas do Grupo Angelus em termos da implantação do RHGestor?

Quando eu entrei aqui na empresa, fiz um diagnóstico da área e agora estamos na fase de cumprir esse plano de ação, reestruturando todos os processos de gestão de pessoas. Começamos pelo recrutamento e seleção, que, com a plataforma, vamos reforçar tudo que foi falado em relação a gestão por competências e a área de treinamento e desenvolvimento. 

Com o RHGestor vai ser uma reestruturação bem mais suave, porque eu entendo que todo o procedimento que nós estamos desenhando aqui encaixa perfeitamente no RHGestor. Até porque eu já tinha usado RHGestor lá anteriormente e desenhei os POPs lá nessa outra empresa, e agora estou trazendo aqui para o Grupo Angelus também.

E se você pudesse dar um conselho para alguém que está buscando por opções de plataforma de gestão de pessoas, o que você diria para auxiliar nesse processo? 

O principal é que a plataforma é muito didática, a interface é muito tranquila. Além disso, a ferramenta traz realmente uma otimização de tempo para focarmos naquilo que realmente precisamos focar enquanto uma gestão de pessoas estratégica. 

Com ela também conseguimos melhorar os nossos processos internos e trazer mais resultados. E quando falamos de resultado não estamos falando só em relação às pessoas, mas também em relação a entregar mais valor e resultado para a empresa. 

O nosso propósito enquanto grupo é olhar para as pessoas com o maior cuidado possível, porém também precisamos agregar estrategicamente para o negócio. E eu entendo que a RHGestor traz isso para a gente. É um processo muito fluido e tranquilo de ser conduzido no dia a dia.

Compartilhe

Redatora de conteúdo SEO na RHGestor. Estudante de comunicação e multimeios na Universidade Estadual de Maringá.

Pesquisar Matérias
Back To Top