skip to Main Content

Remuneração e Benefícios: Estratégias para atrair, reter e motivar talentos

Atualmente, no cenário empresarial, as organizações competem não apenas por clientes, mas também pelo melhor talento. Nesse sentido, a remuneração e os benefícios desempenham um papel essencial.

Para além dos salários convencionais, as empresas estão cada vez mais conscientes da importância de oferecer uma gama abrangente de benefícios que vão além do financeiro, contribuindo para atrair, reter e motivar os funcionários.

Sabendo disso, neste artigo iremos falar sobre:  

  • O que é remuneração e benefícios; 
  • Qual a importância de ter um programa de remuneração e benefícios na empresa; 
  • Como propor diferentes políticas de remuneração e benefícios. 

Vamos lá?

O que são a remuneração e os benefícios em uma empresa?

Em uma empresa, a remuneração e os benefícios são elementos essenciais, que fazem parte da compensação que uma empresa oferece aos seus colaboradores em troca de seu trabalho. Além disso, são fatores que desempenham um papel fundamental na atração, retenção e motivação dos colaboradores. 

Falando sobre conceitos, o termo Remuneração se refere a compensação financeira, como o salário base (quantia fixa que um colaborador recebe regularmente pelo seu trabalho) e as comissões (valores adicionais pagos geralmente com base no desempenho individual ou da equipe). 

Já quando citamos os Benefícios, estamos falando das vantagens e dos recursos que uma empresa oferece para além da remuneração monetária. Alguns desses benefícios são: plano de saúde, férias pagas, plano de previdência, vale-alimentação e refeição, seguro de vida, entre outros. 

Qual a importância e as vantagens de ter um programa de remuneração e de benefícios

Existem diversos fatores que expressam a importância e as vantagens de se aderir aos benefícios e uma remuneração correta dentro da organização. Tudo começa com a atração de talentos, pois um programa de remuneração e benefícios competitivo no mercado atrai profissionais talentosos e qualificados para as vagas em aberto. 

Além de atrair talentos, ajuda significativamente na redução da taxa de rotatividade, já que os funcionários que já trabalham na empresa tendem a continuar quando se sentem bem valorizados. Isso é muito benéfico para a empresa pois reduz os custos associados à contratação e o treinamento de novos colaboradores. 

Um programa de remuneração que inclui recompensas por bom desempenho, como bônus ou comissões, pode motivar os funcionários a alcançarem metas e a se empenharem mais no trabalho. Os benefícios, como oportunidades de desenvolvimento e flexibilidade no trabalho, podem aumentar o engajamento dos colaboradores.

Outra vantagem é a satisfação dos colaboradores no ambiente de trabalho, ela aumenta conforme a equipe se sente mais valorizada, o que pode resultar em um ambiente de trabalho mais positivo e produtivo. 

A transparência também é um fator decisivo para manter bons profissionais em uma organização, sendo assim, um programa de remuneração e benefícios transparente e equitativo ajuda a evitar discrepâncias salariais injustas entre funcionários que desempenham funções semelhantes. Isso promove um ambiente de trabalho mais justo e evita possíveis problemas de insatisfação.

Para a Cultura Organizacional, um programa de remuneração e benefícios pode ser muito relevante. Oferecer benefícios que atendam às necessidades e aos valores dos funcionários pode contribuir para uma cultura de respeito e cuidado mútuo.

Pensando no Employer Branding, ou marca empregadora, empresas que são conhecidas por oferecer remuneração competitiva e benefícios atrativos podem construir uma reputação positiva no mercado de trabalho, o que facilita a atração de candidatos talentosos no futuro.

Como propor diferentes políticas de remuneração e benefícios?

Sabendo da importância de aplicar a política de remuneração e benefícios na empresa, vamos entender melhor como propor isso no dia a dia? Separamos algumas dicas que podem te auxiliar: 

  • Analise o contexto 

É muito importante realizar uma análise da situação atual da empresa, para entender o que já está sendo oferecido aos colaboradores atualmente, se está funcionando ou se existem pontos que devem ser melhorados. Nessa fase também é importante buscar informações de como a concorrência tem realizado essa remuneração e a distribuição de benefícios. 

  • Compreenda as necessidades

Ao definir quais serão os benefícios oferecidos, contar com a opinião da equipe é bem importante, já que visa o bem estar da equipe como um todo. Para isso, realize pesquisas, entrevistas, enquetes com os profissionais para entender quais são as suas principais necessidades e também as suas expectativas em relação a esses benefícios e a remuneração. Sem dúvidas isso ajuda a garantir que as políticas propostas estejam alinhadas com o que os colaboradores valorizam. 

  • Avaliação de custos

Avalie os custos associados a cada opção proposta. Isso inclui os custos diretos, como salários e benefícios monetários, e também os custos administrativos e de implementação.

  • Alinhe com a estratégia da empresa 

É importante que as políticas propostas estejam alinhadas com a estratégia e os objetivos gerais da empresa, já que as políticas de remuneração e benefícios devem apoiar a cultura organizacional e os valores da empresa.

  • Trabalhe na implementação 

Com a proposta aprovada chegou o momento de trabalhar na implementação das novas políticas. Para isso, busque comunicar as mudanças aos funcionários de forma clara, fornecendo informações detalhadas sobre como será o processo de implementação e os benefícios dessa mudança. 

  • Realize Feedbacks

Após um período de realizada a implementação, esteja aberto ao feedback da equipe e faça os ajustes necessários com base nisso para estar sempre aprimorando a proposta. 

É importante ressaltar que a transparência e a comunicação aberta são essenciais no decorrer desse processo, pois dessa forma é possível obter adesão e aceitação dos colaboradores as mudanças implementadas. 

Conclusão  

Conta pra gente, a sua empresa já possui uma política de benefícios e uma remuneração condizente com os cargos em questão? Se ainda não, esperamos que essas dicas te ajudem na hora de incluir essa prática. 

Conheça a RHGestor, somos uma plataforma completa para gestão de pessoas, automatizamos os processos de RH e te ajudamos a focar no mais importante da organização: as pessoas. 

Clique aqui para assistir a uma demonstração gratuita e descobrir como podemos te ajudar.  

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top