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Desenvolvimento Profissional: descubra o que é e como aplicar programas de coaching, mentoring e aconselhamento
RHGestor - Plataforma de Gestão de Pessoas

No mundo profissional, é essencial buscar constantemente o desenvolvimento e aprimoramento das habilidades e competências. Para isso, existem diferentes programas de desenvolvimento profissional e abordagens que podem ser aplicados, como o Coaching, Mentoring e Aconselhamento. 

Ao longo deste post, vamos explorar o que são esses programas e como eles podem ser utilizados para impulsionar o desenvolvimento profissional. 

A importância de desenvolver os colaboradores

O desenvolvimento dos colaboradores deve ser sempre um ponto de atenção para os gestores de uma empresa. Essa prática consiste no processo de aprendizagem, relacionada ao progresso na carreira (trocar de cargo) ou de maior profissionalização dentro do cargo atual. 

O principal objetivo do desenvolvimento é o de proporcionar o crescimento de uma pessoa, no que está relacionado aos seus conhecimentos, habilidades e atitudes. Além de ser muito benéfico para o profissional, o desenvolvimento também desempenha um papel essencial para as empresas. 

Isso ocorre porque quando o desenvolvimento se torna uma prioridade dentro do ambiente de trabalho, cria-se uma cultura de aprendizado, que é muito importante para a retenção de talentos e a diminuição da taxa de turnover. 

Quando uma empresa investe no desenvolvimento dos profissionais, isso faz com que se sintam valorizados no ambiente de trabalho e visualizem um crescimento tanto pessoal quanto profissional. O que consequentemente será um incentivo para que aprendam cada vez mais, melhorem o seu desempenho e desejem permanecer na empresa. 

Programas de desenvolvimento 

Existem diversas maneiras de desenvolver os colaboradores dentro de uma organização. Pensando nisso, separamos os principais programas de desenvolvimento e as suas especificidades, para que você identifique qual faz mais sentido para cada colaborador no momento em que se encontra: 

  • Coaching

O coaching é um programa de desenvolvimento no qual um mentor (coach), estimula por meio de técnicas específicas, o cliente (coachee). Ele pode ocorrer em uma ou mais sessões que duram em torno de uma hora. 

Um dos principais objetivos do coaching corporativo é aperfeiçoar o desempenho, eficácia de liderança e o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, de forma alinhada com a cultura organizacional da empresa. 

Aplicar o Coaching no desenvolvimento profissional pode ser muito importante para o impulso e alavancamento de carreira, já que é um importante fator para motivar os colaboradores a continuar crescendo e evoluindo em suas funções. 

Ele pode ser aplicado tanto internamente, por um superior imediato, profissional de RH ou consultor interno, pensando em atender todos os colaboradores da empresa, ou pode ser aplicado por um coach externo. 

Alguns dos tópicos tratados pelo coaching são: Baixo desempenho; erros no trabalho; retrabalho frequente e demoras ou retardamento de execução. 

  • Mentoring

O mentoring é um processo de desenvolvimento profissional a longo prazo, com a função de desenvolver competências técnicas ou comportamentais por meio de orientações que auxiliam a encarar os desafios que possam surgir durante a carreira. 

Ele pode ocorrer em qualquer nível hierárquico da empresa, e geralmente é idealizado pelo setor de RH e aplicado por uma pessoa mais experiente, como uma espécie de guia e mentor.

É um modelo de desenvolvimento que vem se popularizando nas empresas, pois visa utilizar o potencial que já existe dentro da organização para potencializar a inovação e a criatividade para a criação de novos projetos e resoluções de problemas. 

  • Aconselhamento (counselling)

Cada dia que passa, o equilíbrio entre corpo e mente se torna um fator de atenção, nesse sentido, o  termo “counseling” se refere a um processo de apoio emocional e orientação proporcionado por um profissional treinado, chamado de “conselheiro” ou “terapeuta”. 

O principal objetivo é ajudar as pessoas a lidarem com questões emocionais, psicológicas ou comportamentais que possam estar causando dificuldades em suas vidas.

O aconselhamento pode abordar uma variedade de questões, como: problemas de relacionamento, ansiedade, depressão, estresse, tomada de decisões, luto, transições de vida, entre outros. 

O papel do conselheiro é o de oferecer um ambiente seguro e confidencial para que os clientes expressem seus sentimentos, explorem pensamentos e desenvolvam estratégias para lidar com os desafios que possam surgir. 

É importante pontuar que o aconselhamento pode ter diferentes abordagens e técnicas, dependendo da formação e orientação do profissional. Alguns tipos comuns de aconselhamento incluem: Aconselhamento individual; aconselhamento de casais; aconselhamento familiar e aconselhamento de grupo. 

  • Desenvolvimento de sucessores 

Como o próprio nome indica, este tipo de treinamento visa preparar colaboradores com potencial para ocupar cargos estratégicos da empresa em caso de desligamento ou abertura de novas vagas internas nas quais possam realizar uma transição de cargos. 

Para isso, são realizados treinamentos que desenvolvem as competências técnicas e comportamentais exigidas para a posição a ser ocupada. 

  • Job rotation

O Job rotation, ou rotação de cargos, é uma prática organizacional em que os funcionários são alocados em diferentes departamentos ou funções dentro da empresa por um período determinado. 

Essa estratégia tem como objetivo proporcionar aos colaboradores uma variedade de experiências de trabalho, para adquirir novas habilidades, conhecimentos e perspectivas.

Além disso, também busca desenvolver profissionais mais versáteis e capacitados a lidar com uma gama mais ampla de tarefas e responsabilidades.

  • On the job

É um programa de treinamento que refere-se a atividades de aprendizado que ocorrem no ambiente de trabalho, durante a execução das tarefas regulares ou específicas de uma função. 

Sendo uma forma de aprendizado prático, os funcionários ganham experiência, conhecimento e habilidades enquanto realizam suas responsabilidades diárias, com a orientação ou supervisão de um tutor ou um superior mais experiente. Ou seja, envolve aprender fazendo, aplicando conceitos e técnicas diretamente no contexto do trabalho. 

Esses são os principais tipos de programas de desenvolvimento corporativos, mas existem outros que podem se encaixar dependendo das necessidades atuais da empresa e dos colaboradores. Alguns deles são: 

  • Desenvolvimento de equipes: são aplicados visando identificar os pontos fortes e fracos durante o processo produtivo, otimizando os pontos fortes e minimizando os pontos fracos; 
  • Desenvolvimento gerencial: pensado para apoiar o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores que ocupam cargos de chefia, coordenação, supervisão, executivos, entre outros;
  • Desenvolvimento de instrutores: tem como objetivo preparar os colaboradores para multiplicar os conhecimentos dentro e fora da empresa, desta forma, um colaborador aprende algo e repassa o aprendizado ao restante da equipe; 
  • Projetos comunitários: são pensados para garantir uma maior conscientização social e ambiental, nesse sentido, a Universidade Corporativa  tem sido uma grande aliada para grandes empresas, sendo um espaço de treinamentos voltados para o bem-estar social. 

Como escolher o programa certo para você

Escolher o melhor programa de desenvolvimento depende de diversos fatores pessoais e profissionais, além do momento no qual você se encontra em sua carreira e no que deseja melhorar ou se especializar.

Considerando isso, aqui estão algumas orientações para te auxiliar a fazer uma escolha adequada:

1 – Comece avaliando suas metas profissionais:

Identifique quais são as suas metas de carreira a curto e longo prazo, e considere as habilidades e competências que você precisa desenvolver para alcançar essas metas.

2- Autoconhecimento 

Conheça quais os seus pontos fortes e áreas de melhoria, e avalie as suas habilidades e conhecimentos. Dessa forma, você pode identificar quais são as áreas em que você deseja melhorar ou adquirir novas competências.

3 – Considere seus interesses:

O desenvolvimento será mais produtivo se você estiver interessado nele. Sendo assim, escolha programas de desenvolvimento alinhados aos seus interesses e paixões, isso pode aumentar sua motivação e engajamento ao longo do processo.

4 – Avalie o formato do programa ofertado:

É muito importante conferir qual será o formato do programa, seja ele presencial, on-line ou uma combinação de ambos, também se preocupa em saber sobre a duração do programa, para entender se será viável e produtivo considerando a sua rotina. 

5 – Se informe em relação as opções disponíveis:

Faça uma boa pesquisa para ficar por dentro dos diferentes programas de desenvolvimento oferecidos por instituições de ensino, pela própria organização e plataformas online. Para ter uma melhor ideia do que esses programas oferecem, busque ler avaliações e depoimentos de pessoas que participaram anteriormente.

Uma sugestão é a de consultar colegas de trabalho, mentores ou profissionais mais experientes para pedir recomendações sobre programas que possam ser relevantes para as suas metas.

6 – Considere o custo e o retorno sobre o investimento:

Avalie o custo do programa e o investimento que você precisará fazer em relação a dinheiro e tempo, e compare com os benefícios que espera obter. A partir disso, considere se o investimento compensa referente ao retorno que você espera em termos de desenvolvimento profissional.

Lembre-se de que o desenvolvimento profissional é um processo contínuo, e diferentes estágios de sua carreira podem exigir diferentes tipos de programas. Por isso, esteja aberto a ajustar suas escolhas à medida que suas metas e necessidades evoluem ao longo do tempo.

Conclusão 

O desenvolvimento dos colaboradores é um ponto muito importante em uma organização, por isso, não deixe de investir em programas de desenvolvimento para garantir o sucesso e o crescimento do seu negócio, e conte com a RHGestor para te auxiliar nesse processo. 

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Redatora de conteúdo SEO na RHGestor. Estudante de comunicação e multimeios na Universidade Estadual de Maringá.

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