Como já diz o nome, “indicador” é o que indica, dá conhecimento e serve de guia. Métricas são importantes para todas as áreas de uma empresa como forma de medir resultados e definir novas estratégias para o negócio, isso nos leva aos indicadores de gestão.
A principal função dos indicadores é demonstrar o desempenho de todos os âmbitos da gestão e definir os caminhos para um sucesso. Sabendo disso, preparamos este conteúdo em que você irá ler:
- O que são indicadores de gestão;
- A importância para a empresa;
- Principais indicadores de gestão.
O que são indicadores de gestão
Indicadores de gestão são medidas quantitativas ou qualitativas utilizadas para avaliar como tem sido o desempenho de uma organização, de um processo ou de uma equipe, em determinado período de tempo.
A partir deles é possível obter informações objetivas sobre o progresso em relação a objetivos e metas estabelecidas. Além disso, são usados com o objetivo de monitorar o desempenho e identificar o que precisa ser melhorado, dessa forma, as decisões são tomadas baseadas em informações que contribuem para o crescimento do negócio.
Esse tipo de indicador pode ser aplicado em diversas áreas de uma empresa, sendo elas: vendas, RH, produção, atendimento ao cliente, entre outras. E podem ser usados para medir diferentes aspectos como a produtividade, a qualidade, a eficiência, etc.
Mas como obter esses dados? Eles podem vir a partir de dados internos da organização, como os registros financeiros e relatórios de produção, ou através de fontes externas, como pesquisas de mercado ou índices econômicos.
É importante entender que não são todos os indicadores de gestão que funcionam para todos os casos em saber selecionar os mais adequados, considerando os objetivos da empresa é essencial.
Ao optar por um indicador se atente aos seguintes critérios: ele deve ser claro, objetivo, relevante, mensurável, alcançável e ter relação com os resultados esperados.
A importância para a empresa
Agora que falamos sobre o que são os indicadores de gestão, vamos entender mais a fundo qual a sua importância para uma organização?
- Tomar decisões baseadas em informações
Como citamos anteriormente, os indicadores de gestão fornecem informações essenciais para uma análise do funcionamento do negócio. A partir deles, é possível identificar problemas, tendências e até oportunidades. Isso ajuda a estabelecer as prioridades, definir onde aplicar os recursos e criar estratégias baseadas em dados.
- Medir e acompanhar o desempenho
Após estabelecer metas e traçar objetivos baseados nos indicadores, através deles, os gestores podem acompanhar o desempenho e o progresso, podendo assim comparar os resultados a partir de determinados períodos de tempo.
- Promover a comunicação e o engajamento
Os indicadores de gestão facilitam a comunicação interna e externa, fornecendo uma linguagem comum para avaliar o desempenho da empresa. Eles permitem que os gestores comuniquem metas, resultados e progresso para a equipe, acionistas, parceiros e outras partes interessadas, criando transparência e engajamento.
- Estabelecer metas realistas
Ao analisar os indicadores, a empresa pode estabelecer metas realistas e alcançáveis, baseadas em dados e informações concretas. Isso evita a definição de metas irrealistas ou desconectadas da realidade, garantindo um planejamento estratégico mais eficaz.
- Buscar sempre a melhoria contínua
Como os indicadores de gestão são ferramentas essenciais para a busca da melhoria contínua dentro da empresa, ao monitorar constantemente o desempenho e os resultados, a organização pode identificar oportunidades de otimização, implementar mudanças e avaliar o impacto das ações tomadas.
Podemos concluir então, que os indicadores de gestão fornecem uma base sólida para a tomada de decisões informadas, monitoramento de desempenho e melhoria contínua. Eles ajudam a empresa a manter o foco nos resultados, identificar problemas e oportunidades, além de impulsionar a eficiência operacional e o sucesso organizacional.
Principais indicadores de gestão
Separamos alguns indicadores importantes para os gestores se atentarem. Lembrando que no caso dos gestores, bons indicadores são formas de tomar decisões mais assertivas e ágeis. E claro, não basta só levantar esses indicadores, mas também é preciso analisá-los, saber onde está o problema e quais as melhores formas de resolvê-lo.
Vamos conhecer então alguns dos principais indicadores:
Ticket Médio
O ticket médio é uma métrica que fornece detalhes sobre o valor médio das vendas por cliente. Ele é calculado somando as vendas em determinado período e dividindo pelo número de clientes.
ROI
Existe uma fórmula simples para o cálculo do ROI. Você deve subtrair a receita gerada por aquele investimento pelo custo dele. Em seguida, dividir o resultado pelo custo de investimento e, por fim, multiplicar por cem.
Chegando, assim, à porcentagem de retorno sobre aquela ação. Essa é uma das métricas mais usadas para que a empresa consiga mensurar seus ganhos com os investimentos que realiza.
CAC
Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é uma métrica de Marketing e Vendas que mostra o quanto um negócio está investindo para conquistar cada cliente. Esse custo de aquisição de clientes é o investimento médio em esforços diretos para conquistar um cliente.
Na grande maioria das empresas, as áreas que atuam diretamente nesse processo são Marketing e Vendas, mas dependendo do negócio podem variar e muitas vezes ficar na mão de gestores diversos.
LTV
O Lifetime Value é o valor no ciclo de vida, ou seja, quanto em média seus clientes investem em seus produtos ou serviços durante o período em que eles se relacionam com sua empresa.
É uma métrica que mostra a importância do investimento em práticas de retenção de usuários, criação de um departamento de sucesso do cliente e outras estratégias que reflitam na permanência do consumidor.
Rotatividade de funcionários
Não somente no RH, mas também muito utilizado por gerentes e gestores de algumas empresas, o turnover ou rotatividade de pessoal é o nome dado ao fluxo de entradas e saídas de funcionários em uma empresa.
Esse índice é calculado a partir da relação entre o desligamento e a admissão de novos colaboradores que dependem ou não da relação com o gestor da área. Para calcular turnover é preciso considerar os desligamentos e as entradas de pessoas na empresa no período.
O cálculo é bem simples: é necessário somar o número de admissões e o número de desligamentos, depois basta dividir por 2 e dividir ainda pelo número total de funcionários dentro da sua empresa.
NPS
Essa é uma metodologia que utiliza ferramentas de pesquisa e classificação para analisar o nível de satisfação dos clientes de uma empresa. Mesmo que você não tenha ouvido falar sobre NPS antes, provavelmente já teve contato com o principal instrumento dessa métrica: a pesquisa de satisfação.
O NPS funciona porque a pessoa possui o poder de recomendar, ou não, produtos e serviços para um amigo ou familiar. Dessa maneira, a pergunta mede a probabilidade de recomendar, e não há um indicativo maior de satisfação dos clientes do que recomendar uma empresa para pessoas queridas já que elas gostaram de determinada coisa.
Não é uma métrica medida com frequência, a não ser que a base de cliente seja muito grande. Sendo pequena, duas vezes ao ano é suficiente. E se for muito grande, vale a pena fazer a cada 30 dias.
Conclusão
Aderir aos indicadores de gestão e adaptá-los as necessidades do seu negócio, pode ser o diferencial que você está procurando. Com a plataforma da RHGestor, você acompanha:
- indicadores de Recrutamento e Seleção;
- Indicadores de Treinamento e desenvolvimento;
- Indicadores de Avaliações, Feedbacks e PDIs;
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