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Absenteísmo: como diminuir esse indicador na sua empresa

Absenteísmo significa, de modo geral, se ausentar e também pode ser conhecido como ausentismo. Consiste principalmente em faltas, atrasos e saídas adiantadas que afetam a produtividade no trabalho e geram custos para a organização. 

O índice de absenteísmo é um indicador de Recursos Humanos, utilizado para medir a soma dos períodos em que os colaboradores se ausentam durante o expediente, independente do motivo. Ele está presente em empresas de todos os portes, não somente nas maiores. 

Essa métrica ajuda a identificar problemas que estão ocorrendo no ambiente de trabalho e que possam estar passando despercebidos, sendo eles relacionados à cultura organizacional ou a outros problemas estruturais. 

O absenteísmo atinge principalmente os funcionários que se sentem sobrecarregados e, por isso, se tornam mais insatisfeitos e menos produtivos. Ele pode afetar o clima organizacional, já que as faltas deverão ser compensadas através de outros funcionários, gerando um descontentamento e prejudicando toda a cadeia produtiva.

Os tipos de Absenteísmo 

São diversos os motivos que levam os colaboradores a faltarem no trabalho de forma recorrentes, iremos falar sobre os que possuem mais destaque: 

  • Absenteísmo justificado

Como o nome já diz, é quando a falta é justificada pelo colaborador, e geralmente está relacionada a problemas de saúde, licenças e doenças tanto físicas quanto mentais. 

Pelo fato de a falta ser previamente avisada, a empresa tem a oportunidade de se preparar e se organizar para a ausência do colaborador. 

As causas mais comuns são as licenças e as idas a consultas médicas.

  • Absenteísmo Injustificado

São as ausências imprevisíveis, ao contrário do anterior, no absenteísmo injustificado, o colaborador não avisa previamente a sua ausência, e nem o motivo pelo qual o levou a faltar. 

Ocorre quando as faltas têm relação com problemas pessoais do colaborador, como estresse ou falta de motivação.

As causas mais comuns são: insatisfação com o ambiente de trabalho, conflitos internos, acidentes, falta de motivação ou atrasos constantes. 

  • Absenteísmo Emocional ou Presenteísmo

Presenteísmo no trabalho, é quando o colaborador comparece fisicamente, mas não emocionalmente, ele comparece ao trabalho, mas o seu desempenho é baixo e sua produtividade passa a cair. 

É o tipo de absentismo mais difícil de identificar, pois é muito particular de cada um. Sendo assim, com o tempo que ele leva para ser identificado, pode gerar graves consequências tanto para a organização quanto para o próprio profissional. 

O que causa o Absenteísmo nas empresas? 

O Absenteísmo nas empresas pode ter diversas causas, sendo elas de responsabilidade da empresa ou do próprio colaborador, fatores internos ou externos que estejam atrapalhando o seu rendimento, e influenciando em suas faltas. 

Quando falamos sobre ser responsabilidade da empresa, podem ser problemas provocados por ela, mas nem sempre é assim, muitas vezes não significa necessariamente que o problema esteja em sua estrutura, mas sim na maneira como ela conduz os seus processos.

A falta de motivação é uma grande causa do Absenteísmo. Ela pode estar relacionada tanto a motivos ligados a empresa, quanto a motivos pessoais. Da mesma forma acontece com problemas relacionados a Saúde mental, que podem ser intensificado por fatores como: ritmo muito intenso no trabalho, jornadas duplas ou triplas e pressão excessiva por parte dos gestores.

A paternidade e maternidade tambem são fatores comuns que causam o Absenteísmo, juntamente com a dificuldade de conciliar a vida pessoal e profissional. Assim como a saúde mental pode ser um fator, a saúde fisica tambem.

Além das cusas que citamos existem outras, o importante é fazer o que está ao alcance da empresa para evitar que fatores internos contribuam para o Absenteísmo, e buscar dar suporte caso a causa esteja relacionada a problemas externas.

Como identificar o Absenteísmo no dia a dia da empresa 

A principal forma de identificação do alto índice de Absenteísmo, é a observação por parte do departamento pessoal da organização em relação aos colaboradores. 

Um profissional que repentinamente passa a faltar frequentemente, ou que desenvolvem também uma rotina de atrasos, podem estar passando por dificuldades e isso está refletindo frequentemente em seu trabalho. 

Outros fatores de identificação são a demonstração de insatisfação, como reclamar constantemente do trabalho, ou a demonstração de desinteresse pela função que desempenham, além do desânimo por projetos que estão desenvolvendo, tudo isso pode indicar que estão vivendo uma crise pessoal e emocional. 

Dessa forma, é extremamente importante que o departamento pessoal esteja sempre atento, e ao invés de punir os colaboradores que estão faltando ou se atrasando constantemente, tente prestar apoio e suporte para que seja possível passar por esse momento difícil. 

Como diminuir o Absenteísmo no trabalho? 

Para diminuir o Absenteísmo no trabalho, o primeiro passo é entender as causas, assim é mais fácil planejar um direcionamento de ações.

Ao identificar as possíveis razões, os gestores conseguem direcionar os esforços para solucionar o problema.

Vamos então a algumas dicas que podem te ajudar a diminuir esse índice que tanto atrapalha o desenvolvimento da sua empresa. 

1 – Trabalhe a cultura organizacional 

A cultura organizacional é tudo aquilo que faz parte dos ritos, cerimônias e eventos dentro da empresa, é também a principal responsável pelo senso de pertencimento e pelo engajamento dos colaboradores. Sendo assim, é a base para o bom funcionamento da organização.

Trabalhar a cultura organizacional significa ser a base para boas relações, norteando atitudes, comportamentos e decisões cotidianas, ou seja, trabalhar todos os fatores que tornam o ambiente de trabalho agradável ou não.

Essa tarefa geralmente fica a cargo do RH e do DP, que devem trabalhar para que o propósito da empresa não se restrinja apenas à liderança, e também para que divulguem os valores da organização. 

Se não faz parte da cultura organizacional a cooperação, por exemplo, isso prejudica o trabalho em equipe e as relações interpessoais. 

2 – Valorize os funcionários 

Não é segredo para ninguém que a desvalorização de um profissional faz com que ele se sinta cada vez mais desanimado e que sua produtividade tende a cair por esse motivo, dessa forma também ocorre com o aumento das ausências.

Uma forma de valorizar o funcionário é através do Plano de Carreira, que basicamente consiste em planejar o desenvolvimento do colaborador dentro da empresa, gerando assim uma perspectiva de crescimento e demonstrando o quanto ele é importante para o desempenho da equipe. 

Outra forma de valorizar um colaborador é realizando frequentemente o Feedback, já que essa forma de sempre retornar ao colaborador o que está sendo bem feito e o que precisa melhorar, gera uma grande melhora na comunicação e contribui para o desenvolvimento profissional do colaborador. 

Lembre sempre de investir na qualidade de vida dos colaboradores. Isso pode ser feito promovendo iniciativas que prezam pela qualidade de vida dos profissionais e buscando sempre manter um clima organizacional saudável. Dentro do orçamento e das possibilidades da empresa, pequenas ações podem fazer a diferença para que um afastamento ocorra ou não. 

3 – Analise a Ergonomia

A Ergonomia é a área que estuda as relações entre os seres humanos e o ambiente de trabalho, a fim de melhorá-lo. Já a Ergonomia Física, busca elevar as condições de trabalho, buscando evitar danos à saúde do colaborador.

Sabendo disso, é muito importante que exista uma análise do ambiente de trabalho, como iluminação, ventilação, condições sanitárias, e até análise da postura corporal do colaborador durante o expediente. 

Mas qual a relação da ergonomia com o índice de absenteísmo? Eles estão interligados, pois a saúde do colaborador está totalmente relacionada com o seu bem estar. Estando com algum problema de saúde, ele precisará realizar tratamentos, sair para consultas, entre outros, e assim o número de ausências irá aumentar. 

4 – Forneça treinamento e capacitação

Um fator muito importante para manter o engajamento e o interesse dos colaboradores, é fornecer treinamentos e capacitações, aumentando assim a sua motivação. 

Além de contribuir para a organização diminuindo o índice de absenteísmo, também é uma vantagem no sentido de auxiliar a empresa a melhorar a habilidade dos colaboradores e aumenta também o vínculo e comprometimento deles para com a organização. 

Quanto mais capacitado está o colaborador, com mais qualidade serão realizadas as tarefas. 

5 – Ajude a melhorar a qualidade de vida dos funcionários 

É muito importante que um líder entenda que as necessidades dos colaboradores incluem sim bons salários, mas que outros fatores também importam além disso, sendo que muitos deles não envolvem nenhum custo. 

A baixa qualidade de vida tanto no trabalho quanto em outros ambientes cotidianos, afetam tanto a produtividade no trabalho, quanto contribuem para o surgimento de problemas de saúde tanto físicos como psicológicos.

Sendo assim, se faz necessário obter uma ampla visão e observação em relação aos colaboradores, porque a partir disso é possível buscar soluções que supram necessidades que não estejam sendo atendidas. 

6 – Reavalie a jornada de trabalho

Após a pandemia, o mercado de trabalho passou por diversas mudanças e foi possível observar na prática como a jornada de trabalho pode ser adaptável dependendo do setor da empresa e da dinâmica de cada colaborador. 

A partir dessas mudanças, muitas empresas dos mais variados ramos estão investindo em jornadas de trabalho mais flexíveis, sendo o home office e o modelo híbrido os mais aderidos. 

A compreensão de que um bom colaborador não vai necessariamente exercer um bom trabalho presencialmente por questões pessoais, e buscar uma adaptação que funcione tanto para o profissional quanto para a empresa, pode ser uma ótima alternativa para diminuir o índice de absenteísmo e preservar bons talentos na sua empresa!

Qual o índice de Absenteísmo aceitável? 

O índice varia conforme o tamanho da empresa e o seu segmento, não havendo assim um número exato que seja aceitável, porém, como não existe a possibilidade de essa porcentagem ser nula, o índice que seria ideal ou ao menos aceitável, deve variar entre 3 a 5%, segundo uma pesquisa da Exame.  

Nesse sentido, o papel do RH é buscar um planejamento estratégico em que este índice esteja sempre o mais próximo possível do zero. Sendo assim, deve haver uma atenção da parte das empresas em relação ao avanço do índice para além de 5%, para que isso não afete a empresa, e a situação saia do controle. 

É importante ressaltar que o número do índice de forma isolada não diz muito sobre o problema, é preciso haver um estudo detalhado que indique os motivos para ajudar na identificação e consequentemente solução deste problema. 

Qual a diferença entre Turnover e Absenteísmo?

Como vimos anteriormente, Absenteísmo é utilizado para medir a ausência dos funcionários no trabalho, já o Turnover diz respeito aos desligamentos da empresa. Este último é um índice indispensável para analisar a quantidade de entradas e saídas, ou seja, a rotatividade de funcionários em um determinado período de tempo.

Ambos índices possuem extrema importância para o desenvolvimento da empresa, e geralmente são proporcionais, quando há uma elevada taxa de absenteísmo, há grandes chances de o turnover também estar alto, e vice-versa.

Identificar o mais rápido possível o que pode estar causando o elevamento desses indicadores pode evitar que a produtividade caia drasticamente, e também ajuda a pontuar questões que precisam de atenção em relação à estrutura da empresa.

Benefícios da diminuição do absenteísmo para as contas da empresa 

Reforçando o que já pontuamos anteriormente nas causas de um alto índice de absenteísmo, vamos falar um pouco sobre como é bom para empresa que esse número esteja o mais baixo possível. 

Um benefício muito importante é a redução de custos. Equipes engajadas e produtivas faltam menos, não gerando assim uma falta de continuidade na realização do trabalho proposto. 

Buscar sempre prevenir o absenteísmo, antes que ele venha a acontecer tão frequentemente e por motivos que possam ser causados pela empresa. Para que isso aconteça você deve aplicar os tópicos que citamos antes nesse post, um deles é observar como os colaboradores estão tanto fisicamente quanto mentalmente, buscando oferecer apoio e suporte. 

A prática por parte do RH e de GP de manter uma boa cultura organizacional, e de tratar este assunto com responsabilidade pode trazer benefícios relacionados a convivência com os colaboradores e um ambiente acolhedor que faça com que o mesmo tenha vontade de permanecer, e que sempre haja motivações para exercer um bom trabalho.

Conclusão  

Nesse post você entendeu um pouco mais sobre o Absenteísmo, suas causas e sua importância. Esperamos que ele tenha te ajudado e que te auxilie na hora de empregar em sua empresa.

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