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Avaliação de Experiência do Colaborador: como criar

Entender como o colaborador está se sentindo no ambiente de trabalho, com as tarefas que executa e com a equipe ao seu redor, é indispensável para conhecer melhor a sua equipe e desenvolver um ambiente de trabalho saudável e produtivo, para isso existem as avaliações de experiência.

Vamos entender melhor do que se trata, como realizar essas avaliações e a sua importância para a empresa e colaborador? 

O que é uma avaliação de experiência do colaborador? 

Uma avaliação de experiência de um colaborador em uma empresa, é um processo pelo qual uma organização coleta feedback e informações sobre a experiência, o engajamento e a satisfação dos funcionários que trabalham nela, por um determinado período de tempo. 

Esse tipo de avaliação é fundamental para entender como os colaboradores se sentem em relação ao ambiente de trabalho, à cultura organizacional, aos colegas, aos líderes e a outros aspectos da empresa. Geralmente, são realizadas durante o período de experiência do colaborador, que pode ser de 30, 45, 60 ou 90 dias.

Elas podem ser aplicadas de diversas maneiras, como: por meio de pesquisas de satisfação, questionários, entrevistas individuais, grupos focais e outras formas de coleta de feedback. 

A partir dela é possível compreender se o novo colaborador tem fit com a vaga e com a empresa e está realmente apto para assumir a função de forma efetiva. Entre os requisitos que podem ser avaliados estão: evolução do colaborador; assiduidade; aspectos comportamentais; trabalho em equipe, comprometimento e relações interpessoais.

Os resultados obtidos a partir das avaliações de experiência são frequentemente usados para desenvolver planos de ação para abordar áreas problemáticas e melhorar a experiência geral dos funcionários na empresa.

É importante pontuar que as avaliações devem ser conduzidas de forma confidencial para que os funcionários se sintam à vontade para compartilhar suas opiniões de forma honesta. 

Como realizar uma avaliação de experiência 

Entendendo o que é uma avaliação de experiência, agora vamos falar sobre o processo de realizar essa avaliação. É importante compreender que esse caminho deve ser bem estruturado, buscando coletar feedbacks e informações sobre a experiência do colaborador dentro da empresa

O processo varia dependendo de diversos fatores, como: o tamanho da empresa, a cultura organizacional e o perfil dos gestores. Sendo assim, preparamos algumas dicas mais gerais que podem te ajudar a realizar uma avaliação de experiência: 

1 – Comece se planejando 

Realizar um planejamento inicial te ajuda a compreender melhor como será esse processo. Nesse planejamento, estabeleça de forma clara e objetiva quais são os resultados que você espera obter com essa avaliação. Esses objetivos podem ser: avaliar o engajamento da equipe ou identificar áreas de melhoria na empresa, por exemplo. 

Além de decidir quais são os objetivos que você espera, também é o momento ideal para escolher qual será a metodologia utilizada para coletar os feedbacks dos funcionários, se vai ser por meio de questionários online ou por meio de entrevistas presenciais, por exemplo. 

2 – Crie um plano de avaliação 

Neste plano, é importante que haja um cronograma das atividades que serão realizadas, quais serão as equipes ou departamentos avaliados e quem será o responsável pela coleta e análise dos resultados obtidos com a avaliação. 

3 – Aplique os testes 

Com a metodologia definida, é hora de elaborar os testes ou entrevistas e partir para a ação para coletar as respostas. Ao desenvolver as perguntas certifique-se de que elas sejam relevantes e compatíveis com os objetivos esperados. 

4 – Colete e analise os dados 

Reúna os dados coletados e os organize de forma que dê para identificar padrões e entender quais são as queixas e elogios mais recorrentes. Para isso, você pode utilizar gráficos para obter insights mais certeiros.  

5 – Apresente os resultados e proponha ações de melhoria 

Busque trabalhar sempre em conjunto com os gestores e comunique os resultados de forma clara e transparente para que juntos, vocês possam destacar quais são os pontos fortes e em quais áreas é preciso melhorar. 

Com base nos resultados da avaliação e nesta conversa, desenvolva planos de ação específicos para abordar áreas problemáticas e melhorar a experiência dos colaboradores.

6 – Realize um acompanhamento frequente

O que acontece após a aplicação das avaliações de experiência também é muito importante, por isso, realize avaliações de acompanhamento para medir o progresso em relação às ações tomadas. Também busque manter um processo de avaliação contínua para garantir que a experiência do colaborador seja monitorada e melhorada ao longo do tempo.

A importância de realizar uma avaliação de experiência 

Você pode estar se perguntando, mas porque eu devo me preocupar em realizar uma avaliação de experiência com a minha equipe? Por isso, trouxemos alguns pontos que destacam a importância e as vantagens de aderir essa prática. 

O primeiro ponto é que as avaliações fornecem insights valiosos sobre o que está funcionando bem na empresa e o que precisa ser aprimorado. Isso permite que a empresa faça melhorias contínuas em seu ambiente de trabalho, políticas e práticas.

Além disso, com base nos dados coletados nas avaliações, os líderes da empresa podem tomar decisões estratégicas bem informadas. Isso auxilia na hora de direcionar os recursos e esforços de maneira eficaz com foco em áreas prioritárias.

Com a realização das avaliações é possível sempre buscar melhorar a experiência do colaborador, que consequentemente, quando estão satisfeitos e engajados têm menos probabilidade de deixar a empresa, o que diminui a taxa de rotatividade e aumenta o engajamento da equipe.  

Essas avaliações também podem ajudar a moldar e reforçar a cultura organizacional, assegurando que ela esteja sempre atualizada e alinhada com os valores e objetivos da empresa.

A redução de conflitos e problemas é uma vantagem importante, pois ao identificar áreas problemáticas com antecedência, as avaliações podem ajudar a evitar conflitos no local de trabalho e a resolver problemas antes que se tornem graves.

Por fim, a realização das avaliações de experiência pode influenciar indiretamente no aumento da satisfação do cliente, pois funcionários satisfeitos tendem a oferecer um melhor atendimento ao cliente. 

Conclusão

Podemos concluir que as avaliações de experiência de colaboradores desempenham um papel fundamental na construção de uma cultura empresarial saudável, na melhoria da satisfação e do desempenho dos funcionários, na retenção de talentos e no sucesso geral da organização. 

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