skip to Main Content

Capacitação de líderes: treinamentos e o papel do RH

O assunto liderança divide opiniões. Há quem diga que apenas quem possui o chamado espírito de liderança é capaz de ocupar cargos que exijam tomadas de decisões e delegação de funções, mas isso não é exatamente verdade. A capacitação de líderes é um processo que ocorre a partir de treinamento e dedicação. 

Com o avanço das tecnologias e possibilidades de aprender virtualmente, acessar cursos e se profissionalizar por conta própria, exercer a liderança pode ser considerado um ato de se dedicar a esse papel. 

O que vemos atualmente em grandes empresas, é um aumento considerável de pessoas jovens que já passam a ocupar altos cargos que exigem uma boa liderança como requisito para realizar um bom trabalho. Papéis que antes eram alcançados apenas após muitos anos de trabalho, agora são ocupados por pessoas que buscam treinamentos para ocupá-los.

Isso acontece porque muitos profissionais buscam trabalhar em empresas que já possibilitam essa evolução. O mercado está cheio de pessoas bem qualificadas que buscam empregos onde possam evoluir e crescer até possivelmente se tornar um líder. 

Treinamentos 

Ter a capacidade de estar sempre buscando evoluir e acompanhar os avanços que o mercado corporativo e o mundo tem sofrido, é um ponto que um profissional que almeja ser líder deve trabalhar. No departamento de RH, existe um subsistema fundamental conhecido como Treinamento e desenvolvimento. Esse subsistema é responsável pela integração e desenvolvimento do colaborador em suas funções dentro da empresa. 

Nesse sentido, assim como treinar e desenvolver o colaborador em suas funções dentro da organização, o papel de liderança segue o mesmo caminho. Para que um profissional se torne líder é necessário uma boa carga de treinamentos para que essa função se realize com excelência, além de um bom treinamento das soft skills, né?

Ser líder também exige a capacidade de se reinventar diante das rápidas mudanças que ocorrem no mundo. Tivemos um exemplo prático com a chegada da pandemia, tudo que conhecemos sobre a rotina de trabalho que perdurou por décadas, mudou. A necessidade de trabalhar remotamente gerou outras perspectivas de como somos adaptáveis à realidade que são impostas a nós.

Hoje vemos diversas grandes empresas que optaram por fechar seus espaços físicos e trabalharem apenas remotamente. Um líder que procurou entender melhor a situação de crise pela qual estava passando e buscou novas formas de produtividade para além daquelas que já eram conhecidas, foram líderes que se mantiveram atualizados e sem dúvida souberam aprender com esse momento difícil.

É muito importante também entender que estar em um cargo de liderança, mas sem procurar evoluir e se atualizar tem grandes chances de que você perca esse posto para pessoas que estejam sempre procurando manter-se atual no papel que desempenham. 

O papel do RH na capacitação de líderes 

Entender que lidar com pessoas exige uma gestão humanizada e compreensão por parte dos gestores, é uma forma muito importante de entender como um líder deve trabalhar.  A era de gestores que se importavam apenas com o trabalho e acreditavam que os colaboradores estavam ali apenas para servi-los, não é mais uma condição bem vista, as pessoas não querem mais trabalhar em empresas que possuem essa filosofia de trabalho. 

Temos acompanhado uma geração que procura constantemente se atualizar e que entende que o trabalho deve ser um lugar para evoluir pessoalmente e profissionalmente, visando não apenas se desgastar em troca de uma remuneração, o bem estar no trabalho e a saúde mental são tópicos levados em consideração. 

Ser líder atualmente exige uma compreensão para além do que deve ser feito em relação à execução do trabalho no dia a dia, mas sim que saiba exercer uma boa comunicação e uma boa relação com os demais colaboradores e gestores no trabalho, além de saber delegar bem as funções. 

Os responsáveis pelo departamento de RH possuem um papel muito importante na capacitação de líderes, afinal, promover o bem estar dos colaboradores dentro das organizações é um dos papéis deste departamento. Para o desenvolvimento de um líder é muito importante que o ambiente de trabalho seja acolhedor e tenha oportunidades de crescimento para quem está ali dentro.

Conclusão

Se tornar um líder sem dúvida não é uma tarefa fácil, mas com o treinamento adequado e bastante dedicação (que não pode faltar) é possível chegar lá!

Contar com uma plataforma para Gestão de Pessoas possibilita que o RH direcione seu tempo e recursos para o que é mais importante da organização: as pessoas. Podendo assim, dedicar tempo a desenvolver PDI´s e a selecionar treinamento que façam sentido para cada profissional.

Clique aqui para agendar uma demonstração gratuita e conhecer a RHGestor, uma plataforma que contempla todos os subsistemas de RH e te auxilia a automatizar os seus processos.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top