- A importância de avaliar os resultados de um treinamento;
- Os níveis de avaliação dos resultados;
- Quais os efeitos dos níveis de avaliação.
A importância de avaliar os resultados de um treinamento
Sabemos queplanejar e executarum treinamentonão é nada fácil, assim como avaliar os resultados obtidos durante e posteriormente a ele. Porém,essa avaliação é o que garante que você saiba o que funciona e o que pode ser aprimorado para o próximo.Nesse sentido, a avaliação é importante paramedir a eficácia do treinamento, para compreender se os objetivos de aprendizado foram alcançados e se os participantes adquiriram as competências e conhecimentos esperados.Além disso, também é importanteavaliar a satisfação dos participantescom o treinamento. Isso ajuda a entender se o conteúdo e a metodologia foram bem recebidos, o que pode influenciar noplanejamento de treinamentos futuros.Com base nessefeedbacke nos resultados obtidos, é possívelajustar o conteúdo, a metodologia e os materiais de treinamento para torná-los mais eficazes. Assim como identificar áreas em que os funcionários ainda precisam de mais desenvolvimento, permitindo acriação de planos de treinamento contínuo ou complementares.
Níveis de avaliação de resultados do treinamento
Os treinamentos podem ser avaliados de acordo comcinco níveis, que podem ser aplicados em sequência para uma maior assertividade. São eles:Nível 1 – Reação
O primeiro nível é chamado de reação pois buscaidentificar aspectos tangíveis do treinamento aplicado, como a percepção e satisfação dos participantes em relação a estrutura física, organização, instrutores, entre outros.O objetivo principal éverificar se os participantes gostaram ou não do treinamento e se ele atingiu as suas expectativas iniciais.Se o resultado dessa avaliação for negativo, provavelmente os participantes não estavam abertos à aprendizagem, tornando o treinamento invalidado.É importante ressaltar que esse nível se trata de umaavaliação superficial, por isto, deve ser complementada com os outros níveis de avaliação.As principais formas de aplicar esta avaliação são:- Escala de reação as reuniões de treinamento (formulários aplicados no final do treinamento para corrigir falhas para o próximo treinamento);
- Caderno de reações (formulário aplicado durante o treinamento para corrigir falhas imediatas);
- Registro de observadores participantes (são escolhidos dos participantes no início do treinamento para que observem tudo e informem aos organizadores as falhas, a fim de que possam ser corrigidas);
- Avaliação aberta (no final de cada módulo do treinamento, são realizadas reuniões em que os participantes podem expor sua opinião em relação a estrutura do treinamento);
- Questionários e entrevistas de reações para os cursos (quando os formulários são respondidos, alguns dias após o treinamento, e, durante sua entrega, os participantes são entrevistados individualmente visando aprofundar mais a avaliação)
- Avaliação das expectativas (comparação da impressão final com as expectativas no início do treinamento pelos participantes).
Nível 2 – Aprendizagem
O participante pode ter gostado da estrutura do treinamento, mas para saber realmente se ele assimilou o que foi apresentado através do treinamento é preciso entrar no segundo nível de avaliação: aprendizagem.Nesta avaliação, busca-seidentificar se o treinando adquiriu o conhecimento explanado no treinamento. Neste caso, o participante deve ser avaliadoantes e depois da aplicação, para mensurar as competências atuais do colaborador e sua evolução após o período de aprendizagem.Quando os resultados da avaliação final não são os esperados, é importanterevisar toda a programação do treinamentopara ver onde está a falha do processo de aprendizagem, em seguida, o treinamento é aplicado novamente, até que o objetivo esperado seja atingido.Algumas formas de avaliação de aprendizagem são:- Questionário de pré-curso aos instrutores: os instrutores avaliam os participantes através de um check-list durante o treinamento;
- Instrução programada: treinamento acompanhado de feedback imediato, para que os participantes possam acompanhar sua própria evolução;
- Testes objetivos: aplicação de uma prova com o conteúdo do treinamento;
- Exames escritos ou orais do tipo ensaios: elaboração de um artigo sobre o que foi tratado no treinamento e sua apresentação para uma banca apreciar;
- Avaliação de mudanças de conhecimento: prova baseada no conteúdo do treinamento aplicada antes e depois do treinamento para comparação dos resultados;
- Análise de habilidades e tarefas: com base na descrição do cargo, o participante é observado e comparado no local de trabalho;
- Avaliação de mudança de habilidades: através de entrevistas com os participantes do treinamento;
Nível 3 – Comportamento
Podemos avaliar se um participante aprendeu o conteúdo conforme ele implementa na realidade do seu trabalho, para tanto, precisamos estar no terceiro nível da avaliação: o comportamento.Esse nível buscaidentificar se o treinamento gerou mudanças no comportamento dos participantes dentro do ambiente de trabalho. Neste caso, se o participante não conseguiu demonstrar na prática seus conhecimentos, é preciso verificar quais são os fatores que influenciaram nisso.Para que a mudança ocorra, é preciso que o participante queira mudar, saiba o que tem que mudar, esteja alocado em um local onde o ambiente de trabalho é saudável e favorável a isto, e por fim, precisa receber uma recompensa pela mudança.A principal forma de mensurar este nível é aavaliação de desempenho.Porém também existem outras formas, como:- Amostragem de atividade: um indicador anterior ao treinamento para comparação após o treinamento, por exemplo, excesso de retrabalho;
- Diário de observadores: são escolhidos alguns membros da equipe queira observar o desempenho dos treinandos, preenchendo um checklist que indicará as mudanças de comportamento;
- Entrevistas e questionários em largura: é uma avaliação 360° em que o treinando se autoavalia e é avaliado pelos seus colegas e superior imediato para identificar se houve ou não mudança.
Nível 4 – Resultado
O quarto nível de avaliação é o resultado. Nesta etapa, verifica-se se a mudança de comportamento do participante gerouimpactos e resultados da empresa.As principais formas de avaliar os resultados são por meio de umapesquisa de clima organizacional, pelomapeamento de processos, por rastreamento das consequências pós-treinamento, que consiste em comparar os fatores que levaram a criação do treinamento com a realidade atual e pelosindicadores de produtividade: são utilizados indicadores para que possam ser mensurados, tornando mais visíveis os resultados obtidos.Estes indicadores são frutos de análises em documentos da empresa, e os principais indicadores utilizados são:- Aumento da produtividade;
- Melhorias na qualidade dos resultados;
- Redução dos custos;
- Otimização da eficiência;
- Modificação percebida em relação a atitudes e comportamentos;
- Elevação do conhecimento;
- Aumento das habilidades técnicas;
- Redução da rotatividade;
- Aumento da motivação pessoal.