skip to Main Content

Guia: Como planejar programas de treinamento e desenvolvimento

Planejar programas de treinamento e desenvolvimento para a equipe é essencial para garantir o crescimento e aprimoramento dos colaboradores. 

Neste guia completo, vamos abordar todas as etapas necessárias para elaborar um treinamento eficaz, desde a identificação das necessidades da equipe até a escolha dos instrutores e a elaboração do roteiro. 

Acompanhe este post para aprender como planejar programas de treinamento e desenvolvimento que impulsionem o sucesso da sua equipe. 

Diferença entre treinamento e desenvolvimento

Apesar de estarem na maior parte do tempo juntos e serem considerados um só subsistema de RH, existem diferenças entre treinamento e desenvolvimento. 

Treinamento é uma prática de curta duração que tem como finalidade preparar o profissional para realizar suas atividades no ambiente de trabalho. 

Já o desenvolvimento é um conjunto de ações educacionais de longo prazo que buscam aperfeiçoar o desempenho pessoal dos colaboradores da instituição.

Como oferecer um bom programa de treinamento e desenvolvimento aos colaboradores

Mais do que promover a cultura de treinamento e desenvolvimento dentro da empresa, é muito importante que isso seja feito de uma forma eficaz e que traga conhecimentos realmente importantes e utilizados para os colaboradores. 

Pensando nisso, preparamos um guia para te auxiliar neste processo. Alguns pontos podem variar dependendo tanto do segmento da empresa, quando o porte, entre outras questões, mas de forma geral, irá te guiar nessa jornada: 

1 – Comece com um planejamento

Todo bom treinamento necessita de um bom planejamento. Será nesta primeira etapa que as necessidades do treinamento serão levantadas e servirão como apoio no momento de elaborar o treinamento. 

Quem será o responsável por planejar o treinamento? Em empresas menores, o próprio gestor costuma assumir o planejamento, já em médias empresas essa tarefa pode estar a cargo do setor de RH e nas grandes empresas e multinacionais geralmente existe um setor estruturado de T&D. 

A melhor forma de iniciar um planejamento de treinamento é utilizando técnicas de Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT), que procura identificar deficiências em dois cenários: 

  • Cenário reativo: tem caráter reativo, onde já existe a necessidade do treinamento;
  • Cenário prospectivo: treinamentos aplicados visando atingir objetivos futuros. 
2 – Defina um público-alvo 

Para quem será destinado o treinamento? Ele pode ser voltado tanto para um cargo específico dentro da empresa, quanto para todo um setor ou toda a equipe. Entender este ponto é fundamental para que o treinamento contemple as necessidades do público e seja realmente produtivo. 

Para que a aplicação do treinamento seja mais fácil, é interessante classificar as pessoas que necessitam de treinamentos de acordo com o tema, objetivo de treinamento e o departamento. Levante quantas pessoas são e quais são os seus perfis no que diz respeito a idade, condições físicas e expectativas em relação ao treinamento. 

3 – Desenvolva o objetivo do treinamento 

O objetivo do treinamento deve ser claro, e para que ele seja realmente efetivo, também pode ser dividido por módulos, ciclos ou pacotes. 

Para isso, é importante que seja alinhado entre  os gestores da empresa e os responsáveis pela sua elaboração, de acordo com o planejamento estratégico, a estrutura e a cultura organizacional.  

5 – Periodicidade

No que diz respeito ao tempo do treinamento, os programas podem ser de indução ou de integração, que são aqueles aplicados antes mesmo do colaborador começar a desenvolver as suas funções dentro da empresa, e tem como objetivo integrá-lo à cultura organizacional. 

Outra opção são os treinamentos aplicados após o início das atividades, visando adaptar o colaborador ao processo de trabalho dentro da empresa. 

6 – Local em que o treinamento ser realizado 

Os programas podem ser internos, realizados durante o exercício do cargo ou no local de trabalho. Dessa forma, o colaborador aprende enquanto trabalha. É o tipo de treinamento mais aplicado. 

Os treinamentos também podem ser externos, ou seja, realizados fora do ambiente de trabalho. Na maioria das vezes eles não estão relacionados diretamente com as atividades realizadas pelo colaborador, é um complemento ao treinamento técnico, como o coaching, por exemplo. 

7 – Orçamento disponível para a realização do treinamento

Parte do planejamento inclui se planejar financeiramente para a realização de um treinamento. Considerando que é importante que os treinamentos sejam realizados durante o período de trabalho, a empresa deve custear 100% do custo e das despesas adicionais. 

Caso ele seja realizado fora do horário de expediente, deve ser pago hora extra, pois considera-se que o colaborador está disponível para a empresa neste momento. 

Sendo assim, deve haver uma conversa e um acordo entre liderança e setores, para entender a viabilidade do treinamento e qual é o valor disponível para que ele seja desenvolvido e ministrado. 

Conclusão

Promover uma cultura de aprendizado contínuo contribui para a construção de uma equipe mais competente e engajada. Portanto, ao seguir as etapas e dicas apresentadas neste guia completo para planejar programas de treinamento, você estará no caminho certo para potencializar o desempenho e a satisfação da sua equipe, resultando em benefícios tanto para os colaboradores quanto para a empresa como um todo.

Conte com a RHGestor para te auxiliar neste processo, somos uma plataforma completa para Gestão de Pessoas, que possui soluções exclusivas para treinamento e desenvolvimento. 

Com o nosso sistema, você automatiza os seus processos, fazendo desde o controle dos treinamentos obrigatórios até a criação de uma Universidade Corporativa, além de ter acesso a todos os indicadores de T&D da sua equipe. 

Clique aqui para agendar uma demonstração gratuita e saber mais sobre como podemos te auxiliar a treinar e desenvolver os seus colaboradores. 

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top