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Stela Maris, do Grupo Estrela ´´Todos os projetos que planejamos para 2024 têm relação com a plataforma RHGestor“

Stela Maris é psicóloga por formação, pós-graduada em Gestão de Pessoas e mestranda em práticas institucionais em saúde mental. Entrou na empresa como estagiária há três anos e atualmente está à frente do setor de Recursos Humanos, em que tem como principal intuito cuidar da saúde mental dos colaboradores. 

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Uma gestão de pessoas eficaz impacta diretamente no resultado de qualquer empresa, e a escolha da tecnologia certa para isso deve ser uma decisão estratégica, pois influencia de forma significativa o desempenho organizacional.

Nesta edição, o ‘RH em Pauta’ entrevistou Stela Maris, gestora de Recursos Humanos do Grupo Estrela, fundado em 1986, e que contém hoje uma rede de 4 restaurantes e 11 supermercados, com cerca de 750 colaboradores. 

Vamos explorar as motivações por trás da decisão de implementar uma tecnologia integrada de gestão de pessoas na empresa. Além disso, buscaremos compreender como a evolução do RH de um papel predominantemente operacional para um mais estratégico pode impactar positivamente toda a organização.

Stela, você pode compartilhar um pouco sobre como você conheceu a solução da RHGestor e quais foram as suas primeiras impressões? 

Faz cerca de cinco anos que participamos de algumas consultorias aqui na região, uma voltada para os negócios, outra para a direção e também uma consultoria de RH, em que eles trabalham há muito tempo com a RHGestor e indicam para as empresas. 

Desde que entrei para o RH ouvi eles falarem sobre a plataforma e já me interessava, mas ainda não estava no momento certo, na visão da diretoria.

Hoje eu trabalho com mais duas pessoas no setor, mas por um tempo era só eu quem estava responsável por fazer o processo seletivo, e fazia ele todo manualmente. Após um período contratamos uma plataforma de Recrutamento e Seleção, que já ajudou muito, porém o restante das operações relacionadas aos outros subsistemas continuou sendo feito por meio de planilhas. 

Então todos os anos, quando íamos fazer o planejamento estratégico para o RH, eu sempre trazia a ideia de que se tivéssemos uma plataforma seria bem mais eficiente. Mas foi ano passado, quando apresentei novamente a plataforma, que a gestão aderiu a ideia e finalmente nos tornamos clientes. 

Quando você visualizou as funcionalidades da plataforma, já sabia que iria facilitar o seu trabalho? 

Com certeza, desde a primeira reunião com uma consultora de vocês, eu já sabia que iria me ajudar muito. Como já tínhamos uma plataforma de Recrutamento e Seleção, o que eu mais sentia falta era em relação ao Treinamento e Desenvolvimento e Avaliação de Desempenho, que começamos a fazer por meio de planilhas no Excel. 

Então imagina o tempo que dediquei para realizar esse ciclo de avaliação de desempenho todo feito por planilhas. Além disso, para nós, os treinamentos presenciais são inviáveis, teríamos que realizar muitas vezes o mesmo treinamento, porque não conseguimos mobilizar todos os colaboradores para realizarem de uma vez. 

Nesse sentido, muitas pessoas ficariam sem treinamentos, então, ter treinamentos online na plataforma é a solução mais viável para essa questão, e com o tempo os meus gestores entenderam isso. Além de vários outros fatores como feedback, avaliação de experiência, enfim, os subsistemas que não conseguimos centralizar em um só lugar. 

Em relação às outras soluções do mercado que vocês consideraram ao contratar uma plataforma de RH, o que você considera como um diferencial que fez com que escolhessem a RHGestor?

Em relação às plataformas que entramos em contato, a RHGestor é a mais completa, só nela encontramos uma solução de treinamento e desenvolvimento que realmente inclui tudo. 

Também teve influência do valor, já que sistemas que possuem muitas funcionalidades também contam com valores inviáveis, então o custo benefício foi um fator importante. 

A facilidade de manuseio e aprendizado da plataforma nos chamou atenção, assim como o fato de vocês sempre inovarem, trazerem novidades como a RHIA GPT e em relação ao layout, que é moderno e fácil de encontrar o que precisa. Eu gostei muito disso. 

E qual é a expectativa de vocês em termos da implantação de um RH mais estratégico com a ajuda da RHGestor? 

Eu estou com muitas expectativas, estamos no processo de integração com a Folha, e fazendo o máximo para começarmos a usar o quanto antes, porque todos os projetos que planejamos para 2024 têm relação com a plataforma. 

Por enquanto estamos estruturando isso, como a pesquisa de clima, os treinamentos, e enquanto trabalhamos nisso os projetos estão um pouco parados, mas assim que estivermos com a plataforma implantada, vamos usar muito com certeza. 

Stela, com base no que conversamos até agora, que conselho você daria para outras empresas que estão buscando automatizar mais os processos e estão em dúvida de qual plataforma escolher?

Eu considero importante buscar por um benchmarking com outras empresas do mesmo segmento para saber quais plataformas elas usam. Eu fiz bastante isso, conversei com clientes de vocês e clientes de outras plataformas.

Nessas conversas foram citados erros, acertos, e assim fui vendo a aplicabilidade na nossa empresa, no quanto a ferramenta nos ajudaria. Foi um processo longo até a diretoria aceitar a ideia, mas foi importante para que eu entendesse de fato o porque precisava da plataforma. 

Então o meu conselho é de realmente conversar com outras empresas, profissionais da área de RH e procurar entender se irá funcionar para você em termos de conseguir colocar em prática mesmo.

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