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Certificação GPTW: o que é e como se tornar uma empresa certificada

A sigla GPTW é a abreviação de Great Place To Work, que na língua portuguesa significa ´´Excelente lugar para trabalhar“. Trata-se de uma consultoria global que tem como objetivo impulsionar as empresas a obterem melhores resultados, tendo como foco uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação. 

Entre as ações mais conhecidas relacionadas a GPTW, estão o selo GPTW e o ranking GPTW, que buscam elencar as 150 melhores empresas para trabalhar, a partir de critérios como o bem-estar dos colaboradores e a cultura organizacional

A história da GPTW

O escritório Great Place To Work nasceu na década de 80, nos EUA, fundado pelo jornalista Robert Levering, que cobria assuntos relacionados a conflitos trabalhistas. Tudo começou quando foi convidado para escrever um livro sobre as melhores empresas para trabalhar no país. Negou a oferta pois acreditava que não houvesse nenhuma empresa na qual os colaboradores gostassem de trabalhar, então partiu para uma pesquisa de empresa em empresa, conversando com os funcionários, e se surpreendeu com o que encontrou: pessoas que adoravam aquilo que faziam. 

Com o passar do tempo, a pesquisa foi se ampliando, alcançando cada vez mais empresas e se tornando mais detalhada. Hoje, para obter a certificação GPTW, as empresas geralmente passam por um processo de avaliação que envolve a coleta de feedback de pelo menos 90% dos funcionários, que é realizada de forma 100% remota, por meio de um formulário. 

Mas a essência continua, as respostas seguem sendo anônimas e abordando temas relacionados à cultura organizacional, liderança, oportunidades de desenvolvimento, benefícios, gestão de pessoas, diversidade e inclusão, entre outros. 

Sendo assim, é uma pesquisa que possibilita que as empresas participantes identifiquem questões que podem estar contribuindo ou as afastando de serem um bom lugar para trabalhar. 

O que é a certificação

A certificação GPTW é um reconhecimento atribuído a organizações que proporcionam um ambiente de trabalho positivo e saudável para seus colaboradores. É a consultoria quem determina quais empresas atendem aos critérios estabelecidos para receber essa certificação.

A pesquisa ocorre uma vez ao ano em 97 países, visando certificar as melhores empresas de cada um deles. Ao serem certificadas, podem se inscrever para, caso selecionadas, entrem para um ranking no qual quanto mais alta a sua colocação, melhor é o ambiente de trabalho. 

Como tirar a certificação

Para obter a certificação GPTW, as empresas geralmente passam por um processo de avaliação que envolve a coleta de feedback dos funcionários por meio de pesquisas detalhadas. 

Essas pesquisas abordam vários aspectos do ambiente de trabalho, incluindo cultura organizacional, liderança, oportunidades de desenvolvimento, benefícios, entre outros.

Para que a pesquisa seja válida, mais de 90% dos colaboradores devem respondê-la. Por isso, uma campanha de comunicação que incentive os colaboradores a participarem pode ser muito importante neste processo. 

Ao atingir a taxa mínima de respondentes, o GPTW analisa os resultados da pesquisa para determinar se a empresa atende aos critérios estabelecidos para a certificação. A pontuação é comparada com benchmarks globais e locais.

Porque ela é importante para a empresa

As empresas que são certificadas pelo GPTW, frequentemente destacam esse selo em suas comunicações e materiais de recrutamento para atrair talentos e transmitir a mensagem de que oferecem um ambiente de trabalho positivo e engajador. 

Muitos profissionais buscam ambientes de trabalho positivos e engajadores, por isso, obter a certificação GPTW é um poderoso diferencial no mercado de trabalho, já que as empresas certificadas são vistas como bons empregadores, o que facilita a atração de talentos mais qualificados

Empresas certificadas também costumam ter uma melhor retenção de talentos, pois colaboradores satisfeitos com a sua remuneração, desenvolvimento profissional, entre outros pontos, tendem a trabalhar por mais tempo em uma organização. 

Para o Employer Branding, ou marca empregadora, a certificação pode fortalecer a imagem da marca e a reputação da empresa. Isso ocorre porque a pesquisa reflete a forma como os colaboradores se sentem em relação a ela e como os profissionais de fora a enxergam.

Porque é importante trabalhar em uma empresa certificada

Trabalhar em uma empresa que foi certificada pelo Great Place To Work Institute pode ser uma ótima oportunidade, considerando que a certificação é alcançada por meio de feedbacks sinceros dos colaboradores. 

Considerando isso, geralmente essas organizações possuem um ambiente de trabalho em que os colaboradores se sentem valorizados e respeitados, com uma cultura organizacional bem estruturada, na qual a equipe se sente pertencente às conquistas e processos desenvolvidos. 

Além disso, certificação GPTW é muitas vezes um indicativo de alto nível de engajamento, e um indicativo de que existe investimento no desenvolvimento profissional dos funcionários, que veem ali oportunidades de treinamento e crescimento na carreira. 

RHGestor é GPTW

Em 2024 recebemos nossa primeira certificação Great Place To Work (GPTW), uma grande conquista em nossa história.

Considerando que a certificação reconhece organizações comprometidas com a excelência no ambiente de trabalho, com destaque para a promoção do clima organizacional e para a satisfação dos colaboradores. Ser reconhecida como GPTW, na visão do CRO e Co-Founder da RHGestor, Wilson Teixeira, “é uma prova de que estamos no caminho certo, promovendo não apenas soluções tecnológicas avançadas para a gestão de RH, mas também um ambiente de trabalho que valoriza e desenvolve cada membro da nossa equipe”, ressalta.

Já para o CEO & Founder da RHGestor, César Carvalho, “este selo é uma forma prática de demonstrar o quanto nos importamos com nossos colaboradores e que realmente nos empenhamos em ser um dos melhores e mais desejados lugares para se trabalhar”. 

Ou seja, um grande marco na trajetória de toda a equipe da organização.  

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