skip to Main Content

Remuneração estratégica: o que é, a sua importância e como implementar

A remuneração estratégica no mundo corporativo, é uma prática extremamente recomendável para as empresas que desejam atrair, reter e motivar os melhores talentos. 

Para além dos salários convencionais, os benefícios e a política de remuneração desempenham um papel muito importante na satisfação e no engajamento dos colaboradores ao desempenharem as suas tarefas. 

Entendendo a importância de aplicar uma remuneração estratégica nas empresas, ao longo deste post iremos abordar:

  • O que é remuneração estratégica; 
  • A importância de alinhar essa prática com os objetivos da empresa;
  • Dicas práticas para as empresas implementarem uma política de remuneração estratégica eficaz.

Vamos lá? 

O que é remuneração estratégica

Ao invés de somente pagar o salário convencional aos colaboradores, a remuneração estratégica procura realizar uma compensação aos funcionários por meio de benefícios flexíveis, bônus, programas de reconhecimento e oportunidades de desenvolvimento profissional. 

Sendo uma abordagem alinhada com os objetivos estratégicos da organização, tem como finalidade principal incentivar os colaboradores a melhorarem o seu desempenho, conforme são compensados pelas metas atingidas. 

Sendo assim, o foco principal é criar um pacote de remuneração que motive e recompense os colaboradores de maneira mais eficaz, promovendo uma maior retenção de talentos, satisfação no trabalho e mais engajamento por parte dos colaboradores.

A remuneração estratégica, ao ser implementada, também leva em conta fatores como: a competitividade do mercado de trabalho, a cultura organizacional, as práticas de gestão de desempenho e a diferenciação entre os colaboradores com base em suas contribuições e habilidades. 

Sempre pensando em garantir que a remuneração seja uma aliada para impulsionar o sucesso do negócio a longo prazo.

A importância de alinhar a remuneração com a estratégia e os objetivos da empresa

A remuneração, quando alinhada com a estratégia e os objetivos da empresa, se torna fundamental para promover um maior engajamento da equipe e demonstrar, de forma prática, como os colaboradores são a parte mais importante para o bom desempenho da empresa. 

Esse alinhamento entre remuneração e estratégia, é importante pois promove uma maior motivação, já que quando a remuneração está alinhada com os objetivos estratégicos da empresa, os colaboradores têm um incentivo claro para alcançar metas e contribuir para o sucesso organizacional.

Outro ponto é a influência positiva no desempenho da equipe, já que a possibilidade de recompensas financeiras adicionais, como bônus ou participação nos lucros, motiva os funcionários a se esforçarem além das expectativas.

A retenção de talentos também é diretamente afetada por uma remuneração estratégica bem estruturada, pois colaboradores que se sentem reconhecidos e recompensados pelo seu trabalho costumam ter maior satisfação profissional e são mais propensos a permanecer na empresa por mais tempo. 

A união entre remuneração e estratégia também atua como um incentivo aos colaboradores a adotarem uma perspectiva de longo prazo, focando não apenas em resultados imediatos, mas também em contribuições mais duradouras para o sucesso profissional e organizacional.

Por fim, mais um fator que destaca a importância da remuneração estratégica alinhada às metas da empresa, é que a partir disso é possível promover uma cultura de alto desempenho, em que os colaboradores se esforçam para atingir objetivos compartilhados.

Ao analisar esses pontos, é possível perceber que o alinhamento da remuneração com a estratégia da empresa não é apenas uma forma de reconhecer o valor dos colaboradores, mas também impulsiona o desempenho, a satisfação no trabalho e a realização dos objetivos organizacionais.

Dicas práticas para as empresas implementarem uma política de remuneração estratégica eficaz

Entendendo o que é remuneração estratégica e a sua importância para as empresas, pode ter surgido a seguinte dúvida: mas como eu posso começar a implementar uma política de remuneração estratégica que seja realmente eficaz? 

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para te auxiliar, mas lembre-se: os pontos podem variar dependendo em qual segmento a sua empresa atua, o tamanho da sua equipe, entre outras particularidades. Mas de forma geral, essas dicas podem ser um norte para começar a estruturar um plano de remuneração estratégica. 

1 – Comece definindo objetivos

Antes de tudo, é muito importante ter os seus objetivos estratégicos claramente definidos. Para isso, alinhe as metas da empresa com as metas de remuneração que devem ser alcançadas. Além disso, estabeleça metas claras que reflitam diretamente quais são as prioridades organizacionais. Com isso bem claro aos colaboradores, haverá uma grande chance de que eles se interessem em contribuir para o sucesso geral.

2 – Estruture uma Avaliação de Desempenho

Para conseguir remunerar corretamente, é importante conseguir mensurar o desempenho dos colaboradores. Por isso, comece estruturando uma avaliação de desempenho, que nada mais é que uma forma de medir o desempenho da equipe. Ela deve ser feita periodicamente, e estar focada nas competências de cada avaliado, sendo algumas delas: conhecimentos, habilidades e atitudes. 

Também lembre-se de definir critérios claros para avaliar o desempenho dos colaboradores, garantindo que todos compreendam como são avaliados e recompensados, sempre prezando pela transparência no processo. 

3 – Estabeleça quais serão os métodos de compensação 

Antes de iniciar a remuneração estratégica, é muito importante que as políticas de compensação competitivas estejam bem planejadas e alinhadas. Para te auxiliar, pesquise como fazem outras empresas do mercado, garantindo que as suas estratégias estejam alinhadas às tendências e sejam atrativas aos colaboradores. 

Considere implementar benefícios flexíveis, sabemos que cada pessoa possui necessidades pessoais diferentes. Pensando nisso, busque oferecer o poder de escolha aos funcionários, permitindo que eles escolham pacotes de benefícios que sejam mais vantajosos para si. Isso pode incluir opções de seguro, programas de bem-estar e planos de aposentadoria, por exemplo. 

Uma dica valiosa: vincule oportunidades de desenvolvimento profissional à remuneração estratégica, como programas de treinamento, mentoria e promoção interna, incentivando os funcionários a aprimorarem suas habilidades e avançarem em suas carreiras.

4 – Realize Feedbacks construtivos

Após a implementação, busque realizar feedbacks constantes sobre o desempenho dos colaboradores em relação às metas estabelecidas, destacando conquistas e áreas de melhoria. Esse passo é importante, pois ajuda a manter os colaboradores informados sobre seu progresso em relação às metas e expectativas.

5 – Revise o plano de remuneração estratégica

Realize avaliações regulares do sistema de remuneração para garantir que ele continue alinhado aos objetivos estratégicos da empresa. Sempre esteja aberto a fazer ajustes conforme necessário, levando em consideração mudanças nas metas organizacionais e no ambiente de negócios.

Aplicando essas dicas, é possível desenvolver uma política de remuneração estratégica que não apenas recompensa os funcionários de maneira justa, mas também motiva para que contribuam com o sucesso a longo prazo da organização.

Saiba mais sobre Remuneração Estratégica com o CEO da RHGestor, César Carvalho, e a diretora de Recursos Humanos Rafaela Schon, em um episódio imperdível do RHGestor Podcasts. 

Conclusão

Podemos concluir que a remuneração estratégica é uma ferramenta fundamental para atrair, reter e motivar talentos dentro de uma organização. Ao adotar uma abordagem personalizada e alinhada com os objetivos da empresa, é possível criar um ambiente de trabalho mais produtivo e engajado. 

Para isso, conte com a RHGestor, uma plataforma completa para Gestão de Pessoas, que reúne soluções em Avaliação de desempenho, Feedbacks e PDI ́s, Carreira, dentre outros, que irão te auxiliar a estruturar uma remuneração estratégica baseada em informações concretas sobre os colaboradores. 

Clique aqui para agendar uma demonstração gratuita e descobrir como podemos te auxiliar a estar ainda mais perto da sua equipe.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top