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O que fazer no dia do treinamento: dicas e práticas recomendadas

Já falamos aqui no blog sobre o que são os programas de Treinamento e Desenvolvimento, como organizar e planejar, e é neste momento de execução que ele é colocado em prática, por meio do encontro entre o instrutor e os formandos. 

Cada programa de treinamento possui suas especificidades, mas alguns pontos são comuns na maioria deles. Pensando nisso, ao longo deste artigo vamos abordar: 

  • A importância de organizar a execução dos treinamentos; 
  • Etapas de execução; 
  • Processo de execução do programa; 
  • Fatores a considerar ao aplicar programas de treinamento. 

A importância de organizar a execução dos treinamentos

Organizar a execução do programa de treinamento e desenvolvimento é fundamental por várias razões. Considerando que existe um investimento de recursos, como tempo, dinheiro e pessoal na realização desses programas, a eficiência é uma das razões, pois evita desperdícios e maximiza o retorno sobre investimento

Além disso, uma execução bem planejada ajuda a manter os objetivos do treinamento claros para todos os envolvidos, o que auxilia os participantes a entenderem o propósito do treinamento e a se engajarem de forma mais eficaz.

Essa organização ao colocar o treinamento em prática pode afetar diretamente no engajamento dos participantes, que tendem a se sentir mais motivados e envolvidos no processo se os eventos forem bem estruturados e com materiais preparados previamente.  

Assim como facilita a avaliação do treinamento, o que permite que os organizadores coletem dados importantes sobre o desempenho dos participantes, garantindo a eficácia do conteúdo do treinamento e áreas que podem precisar de ajustes futuros.

Etapas de execução

As etapas de execução do treinamento não precisam seguir necessariamente uma ordem exata, porém vamos pontuar como você pode se organizar nesse sentido. Ela pode se iniciar com a chegada dos treinandos no local onde será aplicado o programa, e a recepção dos mesmos, feita geralmente pelo instrutor ou pelos responsáveis pela organização. 

Já neste momento, é muito importante que o local esteja preparado, pois é ruim para a imagem do treinamento quando os treinandos estão presentes durante a organização das cadeiras ou até da limpeza do ambiente. 

Em seguida, é importante que ocorra a apresentação do instrutor e das regras do treinamento. Nessa etapa é importante abordar o papel do instrutor dentro da execução do programa. Para isso, pode ser pontuado que ele deve atuar como um educador, identificar, reconhecer e proporcionar atividades de acordo com as fases do grupo, encorajar a ação e reforçar o processo segundo as etapas do ciclo de aprendizagem. 

Além disso, os instrutores também costumam firmar um contrato de compromisso e confiança com os participantes, visando deixar bem claro o comportamento esperado, o que pode variar de acordo com o objetivo do treinamento, como os horários, por exemplo. 

É importante pontuar que a eficiência dos instrutores internos ou externos na aplicação dos treinamentos depende do conhecimento que possuem sobre o assunto abordado, da capacidade de adaptar sua maneiras de ensinar a maneira de aprender do treinandos, do interesse pelo assunto que está ensinando, além de saber se comunicar, afim de oferecer instruções claras, e da capacidade de oferecer assistência individual aos treinandos.

Um programa de T&D sem um instrutor capacitado que direcione diretamente ou indiretamente o ciclo de aprendizagem não consegue atingir o objetivo proposto no seu planejamento. 

Processo de execução de programas

O processo de execução de programas de treinamento também é um fator que varia conforme o método de aprendizagem utilizado. Para que fique mais claro, vamos utilizar dois exemplos: o método de aprendizagem expositivo e o ciclo de aprendizagem vivência. 

  • Método de aprendizagem expositivo: 

Esse método consiste em palestras e treinamentos no ambiente de ensino formal, que após receber os participantes, o instrutor deve fazer uma apresentação de seu currículo, pedir que os treinandos se apresentem incluindo nome, cargo, idade, expectativa em relação ao programa, entre outras informações que possam ajudar na identificação do perfil do treinando. 

Outras informações que irão ajudar o instrutor na execução do programa são: explicar o tema do programa, dar espaço para perguntas, expor o conteúdo programado através de explicações, exemplos, debates, exercícios, vídeos, documentos, entre outros.

Por fim, realizar o fechamento do programa pedindo para os participantes pontuarem o que assimilaram do treinamento, para que eles percebam a importância do tema para a vida pessoal e profissional. Um exemplo desse tipo de programa são os treinamentos sobre acidentes no trabalho. 

  • Ciclo de aprendizagem e vivência: 

Se trata de um outro exemplo de processo de execução de programas e pode ser escolhido quando a técnica de treinamento escolhida for dinâmica em grupo, jogos empresariais, simulações, jogos lúdicos, e outras técnicas participativas. 

Nesse caso, após receber os participantes, o instrutor deve apresentar o local, apresentar seu currículo, pedir que se apresentem, explicar as regras e firmar o contrato de compromisso. Esse ciclo é separado em etapas: 

Esperamos que por meio desses exemplos você consiga planejar a execução do seu treinamento. 

Fatores a considerar ao aplicar programas de treinamento

Alguns fatores devem ser levados em consideração na aplicação dos programas de treinamento para que eles tenham sucesso e consigam atingir o objetivo proposto, sendo eles: 

  • Tempo da aplicação que não deve exceder 03 horas, sem pausas;
  • Custo deve estar de acordo com o orçamento estipulado pela empresa;
  • Facilidade de assimilação pelos participantes;
  • Preparação do grupo visando evitar ansiedade dos participantes;
  • Instruções verbais ou escritas são fundamentais para a compreensão do jogo;
  • A postura do facilitador deve ser ética e adequada ao tema explorado;
  • Os programas devem ser adequados às necessidades da organização e dos treinandos;
  • Qualidade do material de treinamento apresentado;
  • Cooperação dos chefes e dirigentes da empresa;
  • Qualidade e preparo dos instrutores;
  • Qualidade dos aprendizes;
  • Sistema de feedbacks. A parte mais importante, pois quando os participantes conseguem compartilhar suas experiências, o instrutor e a organização podem sempre melhorar os próximos treinamentos.

Além disso, por parte do instrutor, é importante considerar trazer dados novos e interessantes sobre o assunto e criar dinâmicas que incluam a participação ativa das pessoas, relatando casos e opiniões. 

Também deve ser levado em consideração os colaboradores que não participaram do programa devido a algum tipo de afastamento, para que eles recebam posteriormente o mesmo treinamento. Nesse sentido, pode ser gravado para ser encaminhado posteriormente.  

Por último, mas não menos importante, depois que o programa é executado, é preciso monitorar seus impactos nos treinandos. Para isso podem ser utilizadas avaliações que mensuram a reação, aprendizagem, comportamento, resultado e retorno do investimento no programa. 

Conclusão 

Organizar e executar programas de treinamento podem ser travas muitos difíceis, mas não mais do que conseguir conciliar os horários e datas disponíveis de todos os colaboradores da organização. 

Nesse sentido, contar com uma Universidade Corporativa pode ser a chave para que o seu time se desenvolva e evolua constantemente, adequando os treinamentos a sua rotina de trabalho. 

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