- O processo de Recrutamento e Seleção;
- A importância da descrição de cargos;
- Dicas de como escolher o melhor candidato para a vaga.
Conhecendo o processo de R&S
Se você faz parte do setor de RH de uma empresa ou se está por dentro dos temas dessa área, com certeza já ouviu falar sobre Recrutamento e Seleção. Esse é um processo comumente utilizado pelas empresas para identificar os candidatos que sejam mais qualificados para preencher as vagas que estão em aberto.O Recrutamento e a seleção são dois processos diferentes dentro de uma mesma etapa. O Recrutamento diz mais respeito sobre o processo de divulgação das oportunidades de emprego e a atração de candidatos para se inscreverem no processo seletivo.Já a seleção, a estrela deste artigo, cuida principalmente da parte de avaliação dos candidatos, buscando escolher quem se encaixa melhor no cargo. Para realizar uma seleção efetiva, é realizado um processo de análise dos currículos, entrevistas e testes, podendo variar de empresa para empresa, cada uma possui o seu processo.Essas práticas são muito importantes pois auxiliam no momento de avaliar as habilidades e competências dos candidatos.A importância da descrição de cargos no processo de seleção
A descrição de cargos é uma ferramenta fundamental para os setores de RH e Gestão de Pessoas, que tem como objetivo descrever as vagas disponíveis nas empresas. Essa descrição tem como base no que se espera em relação a funções, responsabilidades, competências e habilidades do colaborador que venha a ser contratado.A principal ideia de uma descrição de cargo é atrair os candidatos adequados, reduzindo o tempo necessário para o processo de seleção, sendo assim, devem ser bem detalhadas e ao mesmo tempo objetivas. O mais importante da descrição é o como, quando e para quem o colaborador deve exercer as suas funções.Essa ferramenta é muito importante para o processo de seleção, pois é na descrição de cargos, que o RH tem a chance de comunicar para o candidato as vantagens de se trabalhar na empresa, e de expor um pouco da cultura e dos valores organizacionais.Isso garante que a empresa e o candidato estejam bem sintonizados sobre os objetivos a serem alcançados, evitando quebra de expectativas na contratação e consequentemente diminuindo a taxa de turnover, o que acarreta em muitos gastos para a organização.Dicas de como escolher o melhor candidato para a vaga
Um RH, dependendo do porte da empresa, pode receber uma quantidade muito grande de currículos, e aí surge a dúvida: como realizar a seleção do candidato ideal em meio a tantas opções?Pensando nisso, separamos algumas dicas que você pode incluir durante o seu processo seletivo, para que o resultado seja o mais certeiro possível.Comece pela descrição da vaga:
Realize entrevistas com os candidatos mais qualificados:
Testes práticos:
Sintonia com o Fit Cultural:
Avaliação das habilidades de comunicação: