O processo de seleção de um candidato para uma vaga, é uma etapa extremamente importante para garantir que ele esteja de acordo com os requisitos necessários para desempenhar o papel.
Sabendo disso, preparamos um post para te ajudar a escolher os melhores candidatos para as vagas da sua empresa. Neste artigo você vai ler:
- O processo de Recrutamento e Seleção;
- A importância da descrição de cargos;
- Dicas de como escolher o melhor candidato para a vaga.
Conhecendo o processo de R&S
Se você faz parte do setor de RH de uma empresa ou se está por dentro dos temas dessa área, com certeza já ouviu falar sobre Recrutamento e Seleção. Esse é um processo comumente utilizado pelas empresas para identificar os candidatos que sejam mais qualificados para preencher as vagas que estão em aberto.
O Recrutamento e a seleção são dois processos diferentes dentro de uma mesma etapa. O Recrutamento diz mais respeito sobre o processo de divulgação das oportunidades de emprego e a atração de candidatos para se inscreverem no processo seletivo.
Já a seleção, a estrela deste artigo, cuida principalmente da parte de avaliação dos candidatos, buscando escolher quem se encaixa melhor no cargo. Para realizar uma seleção efetiva, é realizado um processo de análise dos currículos, entrevistas e testes, podendo variar de empresa para empresa, cada uma possui o seu processo.
Essas práticas são muito importantes pois auxiliam no momento de avaliar as habilidades e competências dos candidatos.
A importância da descrição de cargos no processo de seleção
A descrição de cargos é uma ferramenta fundamental para os setores de RH e Gestão de Pessoas, que tem como objetivo descrever as vagas disponíveis nas empresas. Essa descrição tem como base no que se espera em relação a funções, responsabilidades, competências e habilidades do colaborador que venha a ser contratado.
A principal ideia de uma descrição de cargo é atrair os candidatos adequados, reduzindo o tempo necessário para o processo de seleção, sendo assim, devem ser bem detalhadas e ao mesmo tempo objetivas. O mais importante da descrição é o como, quando e para quem o colaborador deve exercer as suas funções.
Essa ferramenta é muito importante para o processo de seleção, pois é na descrição de cargos, que o RH tem a chance de comunicar para o candidato as vantagens de se trabalhar na empresa, e de expor um pouco da cultura e dos valores organizacionais.
Isso garante que a empresa e o candidato estejam bem sintonizados sobre os objetivos a serem alcançados, evitando quebra de expectativas na contratação e consequentemente diminuindo a taxa de turnover, o que acarreta em muitos gastos para a organização.
Dicas de como escolher o melhor candidato para a vaga
Um RH, dependendo do porte da empresa, pode receber uma quantidade muito grande de currículos, e aí surge a dúvida: como realizar a seleção do candidato ideal em meio a tantas opções?
Pensando nisso, separamos algumas dicas que você pode incluir durante o seu processo seletivo, para que o resultado seja o mais certeiro possível.
Comece pela descrição da vaga:
Como citamos anteriormente, ter um cargo bem definido, entender quais são as atribuições que você espera de um profissional para exercer determinado trabalho, irá te ajudar no momento de filtrar qual candidato possui os pré requisitos básicos. Isso já afunila bastante as opções e a quantidade de currículos.
Realize entrevistas com os candidatos mais qualificados:
Faça quantas entrevistas forem necessárias, e busque reparar uma lista de perguntas que abordem tanto suas habilidades técnicas quanto suas habilidades comportamentais.
Uma boa prática é o Roteiro de entrevistas, ele irá te ajudar a ter um parâmetro para seguir durante a entrevista, com algumas perguntas de modelo para você não esquecer de perguntar o essencial.
Testes práticos:
Dependendo da natureza da vaga, você pode considerar a aplicação de testes práticos para avaliar as habilidades técnicas dos candidatos. Isso pode envolver problemas práticos, simulações de trabalho ou qualquer outra atividade que demonstre as habilidades necessárias para a vaga.
Sintonia com o Fit Cultural:
Considere se o candidato se encaixa na cultura da empresa. Avalie se suas crenças, valores e estilo de trabalho são compatíveis com os da organização. Isso pode ser feito durante as entrevistas ou por meio de perguntas específicas sobre a cultura organizacional.
Avaliação das habilidades de comunicação:
As habilidades de comunicação são importantes em praticamente todas as funções. Avalie como o candidato se expressa verbalmente e por escrito durante o processo de seleção, a partir disso, considere se ele consegue se comunicar de forma clara, concisa e eficaz.
Asssista também ao vídeo sobre o processo de Seleção no canal da RHGestor no YouTube:
Conclusão
Além das dicas que demos, você pode também contar com uma plataforma completa de RH para te auxiliar nos processos. Com a RHGestor, você aumenta a qualidade do perfil das suas contratações com o auxílio da RHIA, nossa Inteligência Artificial, que permite ao recrutador criar parâmetros de análise conforme a “persona” desejada para a vaga, o que possibilita otimizar o seu tempo com a triagem de currículos.
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