Skip to content
Festa junina na empresa: ações de endomarketing para engajar o time

Chegou uma das épocas mais esperadas do ano, é hora de celebrar uma das festas mais tradicionais do Brasil: a Festa Junina! E que tal trazer toda essa animação e alegria para dentro da empresa com ações de endomarketing? 

No post de hoje, vamos falar sobre a importância de promover a Festa Junina na empresa para engajar o time. Afinal, nada melhor do que unir diversão, cultura e integração entre os colaboradores.

Vamos conferir algumas ideias para tornar essa festa ainda mais especial e fortalecer o espírito de equipe.

A importância do endomarketing para o RH

Assim como o marketing é essencial para aumentar a vendas de um produto ou serviço, o endomarketing também se torna essencial na atração e retenção de talentos.

Também conhecido como Marketing Interno, é uma prática voltada a promover ações de bem estar dentro da empresa, principalmente quando a mesma busca se posicionar bem no mercado como um bom lugar para se trabalhar. 

Para quem busca atrair os melhores profissionais, é preciso investir tanto no endomarketing quanto no Employer Branding. Este último se trata de uma estratégia que tem como objetivo a construção de uma imagem positiva da empresa e a maneira como os funcionários enxergam o ambiente em que trabalham. 

O principal ponto que destaca a importância de ações de endomarketing na empresa, é que a forma como os colaboradores falam a respeito do trabalho conta muito. Afinal, um local que não se preocupa em engajar os colaboradores, muitas vezes acaba não sendo um bom local para trabalhar. 

Como planejar e organizar uma festa junina na empresa

Existem diversas formas de promover ações de endomarketing, uma delas é por meio das datas comemorativas, assim como a festa junina

Como se trata de uma festividade popular, todo o território comemora o famoso São João, e trazer isso para empresa pode ser uma forma descontraída de promover um dia diferenciado para a equipe. 

Sendo assim, comece planejando o evento com antecedência, pelo menos 2 ou 3 semanas antes. Isso será importante tanto para a organização das ações que irão ocorrer no dia, quanto para que os colaboradores se preparem para a festa.

Busque fazer convites que reforcem o quanto a participação dos colaboradores será essencial para que o dia seja realmente especial, e que criem uma expectativa positiva. Para isso, você pode contar com a ajuda do time de marketing, ou até desenvolver o design em plataformas que já trazem modelos editáveis, como o Canva. 

Parte importante do planejamento é definir quais serão os pratos típicos presentes na festa e como funcionará: cada colaborador levará um prato, a empresa irá contratar um buffet especializado nisso ou irá arcar com a compra de todos os comes e bebes? É importante que isso seja definido o quanto antes para que todos se organizem. 

Lembre-se também de pedir a confirmação da presença dos colaboradores na festividade. A ideia é que todos participem, mas adversidades podem ocorrer. Para realizar a confirmação, você pode criar um formulário no Google Forms com todas as informações necessárias. 

A decoração é um grande diferencial. Por isso, comece a pensar com antecedência em itens que possam preencher o espaço da empresa, como bandeirinhas e aplicações de retalhos de tecidos. De preferência, comece a decorar alguns dias antes do evento, assim os colaboradores já entram no clima da festança. 

Por fim, festa junina boa é festa junina com brincadeiras, né? Sendo assim, pense em dinâmicas para o dia combinado, como bingo, pescaria e votação para o melhor traje, por exemplo. Mas disso falaremos melhor no próximo tópico. 

Dicas de endomarketing para festa junina

Agora que você sabe como planejar e organizar uma festa junina na empresa, que tal pensar em ações que possam proporcionar mais engajamento entre os colaboradores durante o dia da festa? 

1. Traje a caráter 

Para deixar a festa ainda mais especial e temática, convide os colaboradores a se vestirem com um traje junino no dia combinado. Isso trará mais diversão e interações entre eles. 

2. Concurso de melhor traje

Uma das brincadeiras propostas pode ser um concurso para que todos da empresa votem no traje que mais gostaram. Para isso, avise com antecedência sobre a votação, assim os colaboradores que queiram participar terão tempo para caprichar no traje.

3. Bingo 

O bingo é uma das brincadeiras de festa junina mais conhecidas, e é uma ótima opção para ser realizada no ambiente de trabalho. Se a sua empresa conta com colaboradores em home office, é possível organizar um bingo online, assim todos poderão participar. Compre brindes legais para estimular todos a entrarem na brincadeira. 

4. Palpite do caipira 

Essa é uma brincadeira de adivinhação, que consiste em colocar uma quantidade X de milhos de pipoca dentro de um pote, e ao longo do dia os colaboradores devem tentar adivinhar quantos milhos tem ali. 

Para a realização, deixe alguns papéis ao lado do pote para que os colaboradores preencham com o nome e o palpite. Ao fim do dia, os papéis devem ser conferidos e quem chegou mais perto do número correto ganha um brinde. 

5. Pratos típicos 

E claro que não pode faltar a comilança! Conforme definido durante a organização, se deliciar com os pratos típicos de festa junina é uma das ações mais realizadas pelas empresas, pois propõe uma refeição diferenciada e momentos de interação entre os colaboradores.

Essas são algumas das muitas ações que podem ser realizadas durante essa época tão querida pelos brasileiros. Adapte conforme a realidade da sua empresa e não deixe de aproveitar essa oportunidade de gerar mais troca e proximidade entre a equipe. 

Conclusão 

Ações de endomarketing são muito importantes para criar e manter uma conexão entre os colaboradores da organização e consequentemente atrair candidatos mais qualificados e que tenham fit cultural com a empresa, resultando em uma redução na taxa de rotatividade

Não perca a oportunidade de utilizar datas comemorativas e outros acontecimentos importantes para celebrar com a equipe e promover momentos de descontração que permitam uma mudança na rotina e tragam mais alegria para o ambiente de trabalho. 

Sabemos que o RH tem uma rotina corrida e muitas vezes não sobra tempo para planejar ações criativas de endomarketing, e nisso nós te ajudamos. 

Somos uma plataforma mais que completa para gestão de pessoas, com funcionalidades que vão desde Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, avaliações, feedbacks e PDIs, até operações essenciais de RH. 

Tenha tudo que você precisa em uma só plataforma de RH que integra com a sua folha de pagamento e é ideal para médias e grandes empresas. Clique aqui e solicite um contato.

Compartilhe

Redatora de conteúdo SEO na RHGestor. Estudante de comunicação e multimeios na Universidade Estadual de Maringá.

Pesquisar Matérias
Back To Top