“O RH Gestor consegue se moldar ao nosso processo”

A frase acima é de Rafaela Schon, Coordenadora da área de Recursos Humanos (RH) do Hospital Paraná sobre um dos diferenciais do RH Gestor: a customização. O software de gestão de pessoas e processos pode ser personalizado para atender especificidades de cada negócio. 


Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

A plataforma tem essa flexibilidade. Sugerimos algumas alterações para que o sistema se adequasse aos nossos processos e não o contrário. Solicitamos, por exemplo, um ajuste no módulo de avaliação de desempenho para que quando o gestor desse a nota ao colaborador naquela competência, que automaticamente abrisse um box para o feedback”, menciona a profissional. 


Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem


"O software começou a ser implantado de forma gradativa em dezembro de 2018, e de cara trouxe mais agilidade e dinamismo nas rotinas operacionais do hospital, que emprega 760 colaboradores e é referência em gestão hospitalar - acreditado ONA e ISO".


A principal diferença é que, com a adoção do sistema, as horas dispensadas nas atividades cotidianas se transformam em minutos, a consulta a várias planilhas deixa de existir e qualquer informação da área de RH pode ser facilmente acessada no sistema e compartilhada com os gestores dos setores. 

Com a tecnologia, as informações estão integradas. Dados como folha de pagamento estão conectadas às avaliações de desempenho, plano de desenvolvimento individual, controle de absenteísmo, informações que podem balizar a gestão de benefícios e o plano de cargos e salários, por exemplo. 


Eficiência e facilidade


“Buscamos fazer uma gestão com foco em resultados, porém, antes do sistema, tínhamos certa dificuldade porque a equipe planilhava tudo no Excel para que pudéssemos fazer uma análise sintética dos dados. Hoje, com o software, temos os indicadores em tempo real. Ganhamos em agilidade, dinamismo e confiabilidade”, avalia Rafaela.

Um exemplo de indicador que o sistema traz automaticamente é o turnover, a partir dos dados de admissões e demissões de um período, do mês ou mesmo uma prévia. Outro indicador é o tempo médio do processo de seleção e contratação de um colaborador. 


“Isso mede a produtividade da minha equipe, onde está e qual o meu gargalo, quais as vagas que mais demoram para serem preenchidas. A partir daí, identificamos as possíveis causas e formatamos um projeto de melhoria para atuar nessas vagas - em que há um gap -, a fim de cobrir essa lacuna de contratação que está fora do meu target”, especifica Rafaela Schon. 





O RH Gestor também trouxe mais eficiência ao processo de Avaliação de Desempenho, que se traduz em rapidez, efetividade no alinhamento de metas e nos feedbacks, além de dados precisos para traçar o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), ferramenta que integra o módulo de avaliação. 


“A nossa rotina é muito corrida e o próprio sistema emite alerta para avisar o gestor da área que uma determinada atividade definida para o funcionário X, visando o desenvolvimento de uma habilidade, por exemplo interpessoal, dentro do PDI, está no prazo final.” 


Segundo ela, outros atrativos foram decisivos para a escolha do RH Gestor: diversos módulos sem nenhum custo adicional, boa usabilidade e interfaces intuitivas. “Tanto que a equipe foi treinada e num tempo bem curto já estávamos usando o sistema. A gente entende que, diante de tudo que estamos vivenciando dentro da implantação, é que o sistema RH Gestor facilitou as nossas atividades.”



Elaine Ogasawara, Jornalista da VP SOLUÇÕES.