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Janeiro Branco: saúde mental no trabalho

Apesar de muito falada, a saúde mental no trabalho se tornou um desafio gigante para funcionários e empregadores de 2020 para cá. Em meio a uma pandemia no mundo todo e mudanças na dinâmica do trabalho, todo mundo precisou priorizar a saúde mental para manter a produtividade e prevenir o esgotamento.

Mas se engana quem pensa que antes da pandemia já não se falava sobre isso. As discussões formais sobre a saúde mental no trabalho começaram a ganhar mais visibilidade nos anos 1960 e 1970, com a expansão dos estudos sobre o estresse ocupacional. 

Na década de 1980, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu a primeira classificação internacional de doenças mentais, que inclui também transtornos relacionados ao trabalho. 

Janeiro Branco: sobre a data 

Apesar de ser um tema bastante discutido, foi apenas em 2014 que a campanha Janeiro Branco foi criada. Completando 10 anos de existência em 2024, o tema da campanha deste ano é ´´Saúde mental enquanto há tempo! O que fazer agora?“. Este tema busca destacar a urgência com a qual devemos lidar com a saúde mental em nosso cotidiano. 

Neste sentido, considerando que a grande maioria dos brasileiros passam 8 horas por dia em seu local de trabalho, devemos refletir sobre qual é o papel da empresa na promoção de um ambiente saudável e acolhedor. 

Qual o papel da empresa na saúde mental dos funcionários? 

Sabemos que é no ambiente de trabalho que passamos a maior parte do nosso tempo, sendo assim, a empresa tem um papel fundamental de promover ações e estabelecer atitudes que prezam pela saúde mental dos colaboradores, e a campanha do Janeiro Branco é o momento ideal para isso.

Mas precisamos olhar para além das atitudes realizadas em Janeiro. No ambiente corporativo, existem diversos fatores que podem influenciar de forma positiva ou negativa a nossa saúde mental. Considerando isso, vamos entender quais são as principais ações que a empresa pode tomar para contribuir para um bom ambiente de trabalho: 

1 – Trabalhar o Employee Experience 

Criar um ambiente de trabalho seguro, acolhedor e inclusivo, em que os colaboradores se sintam respeitados e valorizados, é essencial para um bom desempenho da equipe. Para isso, busque trabalhar o Employee Experience da sua empresa. 

O Employee Experience diz respeito a experiência dos empregados, e está focado na experiência dos colaboradores durante a sua jornada dentro da organização, desde o momento do processo seletivo até no desligamento.  

Entre as suas principais vantagens estão: 

  • Maior engajamento e produtividade; 
  • Aumento do acerto na atração e retenção de talentos; 
  • Melhora o clima da empresa; 
  • Redução de custos com o RH. 
2 – Priorizar o desenvolvimento das Competências Socioemocionais 

É imprescindível que a empresa forneça recursos e suporte para os colaboradores conseguirem gerenciar o estresse e a pressão do trabalho. 

Pensando nisso, o desenvolvimento da Cultura Organizacional é muito importante, pois elas  dizem respeito à capacidade de lidarmos com nossas próprias emoções, e sobre a forma como nos comunicamos e nos relacionamos com o outro. Elas auxiliam nas relações interpessoais e ajudam o indivíduo a lidar com momentos de crise. 

Como a liderança pode ajudar no desenvolvimento dessas competências?
  • Utilizando avaliações de desempenho que são focadas nas seguintes competências: conhecimentos, habilidades e atitudes. A partir desta avaliação é possível estabelecer um plano de desenvolvimento dos colaboradores.  
  • Implementando a cultura de feedbacks, entendendo que o feedback atua como um retorno de uma pessoa para a outra sobre a sua performance, dessa forma, entender como desenvolver algumas competências pode ser muito benéfico tanto pessoalmente quanto profissionalmente. 
E como o RH pode ajudar? 
  • Investindo em um plano de carreira
  • Incentivando o treinamento e desenvolvimento;  
  • Alinhando as competências dos colaboradores com os interesses e metas da empresa; 
  • Construindo uma cultura de mentoria na empresa;  
  • Identificando as competências socioemocionais. 
3 –  Oferecer planos de Treinamento e Desenvolvimento para os colaboradores 

Como falamos sobre as Competências socioemocionais, as competências profissionais também merecem a sua devida atenção. Os treinamentos são indispensáveis para que a evolução profissional seja constante. 

Com o desenvolvimento das habilidades profissionais, consequentemente o colaborador irá se sentir mais realizado profissionalmente, e isso afeta diretamente na sua saúde mental. 

4 – Estabelecer políticas claras de saúde mental e prevenção ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho 

Para garantir que todos os colaboradores se sintam seguros no ambiente de trabalho, é indispensável que essas políticas sejam bem estabelecidas e tratadas com a devida seriedade. 

Algumas formas de fazer isso são:

  • Criar um código de conduta: este documento estabelece as normas e valores da empresa, além das expectativas de comportamento dos membros da equipe. Nele deve conter informações sobre: ética, respeito, diversidade e a prevenção ao assédio moral e sexual. 
  • Estabelecer um canal de ouvidoria: é muito importante que os colaboradores tenham um canal confidencial e seguro para denunciar casos de assédio. Ele deve ser de fácil acesso e principalmente garantir a privacidade dos denunciantes. 
  • Oferecer apoio psicológico: os colaboradores que passaram por situações de assédio precisam de apoio psicológico. Para isso, podem ser incluídas: sessões de terapia, aconselhamento ou encaminhamento para profissionais especializados. 

Lembre- se sempre de monitorar e avaliar as políticas estabelecidas. Isso pode ser feito através de feedbacks dos colaboradores, pesquisas de clima organizacional e análise dos dados a partir das denúncias realizadas. 

5 – Oferecer benefícios 

Com a rotina de trabalho, muitas vezes alguns cuidados importantes são deixados de lado, principalmente se tratando da saúde. Sendo assim, é essencial que alguns benefícios, como licença saúde, são muito importantes.  

A flexibilidade de horários também é um tópico que precisa ser abordado. Os gestores e responsáveis pelo RH da empresa, devem sempre trabalhar a compreensão quando se trata de sair um pouco mais cedo, chegar um pouco mais tarde, ou precisar sair quando o assunto for cuidar da saúde física ou mental.  

Inclusive, esses benefícios colaboram muito para a diminuição da taxa de absenteísmo e rotatividade de funcionários. A falta de motivação é uma grande causa do Absenteísmo, e pode estar relacionada tanto a motivos ligados à empresa, quanto a motivos pessoais.

O mesmo ocorre com problemas relacionados à Saúde mental, que são intensificados por fatores como: ritmo muito intenso no trabalho, jornadas duplas ou triplas e pressão excessiva por parte dos gestores.

Um panorama geral da saúde mental no Brasil

O que entendemos como doenças mentais, propriamente ditas como: depressão e ansiedade estão associadas ao afastamento e a perda de produtividade – tão temidas pelas empresas.

Alguns números da CDC são bem preocupantes:

  • A depressão interfere na capacidade de uma pessoa de completar tarefas físicas em cerca de 20% das vezes e reduz o desempenho em cerca de 35% das vezes;
  • Apenas 57% dos funcionários relataram depressão moderada e 40% dos que relataram depressão grave receberam tratamento para controlar os sintomas.

Esse último ponto acontece por vários fatores, como: a dificuldade de acessar um médico psiquiatra sem ter um plano de saúde e a dificuldade de priorizar a sua saúde mental.

Ainda para as empresas, as pesquisas mostram que depois de levar outros riscos à saúde como tabagismo e obesidade em consideração, esses funcionários com alto risco de depressão tiveram os maiores custos de saúde durante os 3 anos.

Os programas de promoção à saúde dentro do ambiente de trabalho podem ser muito bem sucedidos se feitas de forma certeira. É muito importante que todas essas medidas de proteção sejam vistas como investimento e não gastos desnecessários.

Em mais uma pesquisa, conduzida pela Vitalk com 420 pessoas, praticamente metade dos profissionais nunca falou sobre saúde mental no escritório. “Há muitas ações que podem ser feitas, mas nada será efetivo se a empresa não se posicionar para criar um ambiente de segurança psicológica.”

Conclusão

A campanha de Janeiro Branco ressalta que a saúde mental é para a vida, não só no ambiente de  trabalho. No âmbito corporativo é importantíssimo para que a empresa possa aproveitar o máximo de produtividade e satisfação dos seus colaboradores.

Tudo começa com bem-estar (que passa pela ergonomia no trabalho), qualidade de vida e uma boa assistência médica, para que os empregados da sua empresa tenham acesso a profissionais de alta qualidade, com o objetivo de promover e cuidar da saúde antes do processo de adoecimento que é custoso para a empresa.

Na RHGestor, você encontra um sistema que conta com as ferramentas necessárias para acompanhar de perto a satisfação e desempenho dos seus colaboradores, e assim, estabelecer uma forte cultura organizacional, sendo algumas delas: Avaliação de desempenho, Avaliação de experiência, Avaliação por competência, Gestão de Feedbacks, Indicadores de R&S, Indicadores de T&D e muito mais.

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Este artigo tem 3 comentários

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