Como você conduz o seu negócio: com os olhos fechados ou abertos?

INDICADORES DE GESTÃO DE RH

Você dirige um veículo às cegas, sem olhar o painel e o trânsito? “NÃO”, simplesmente porque é acidente na certa, significa colocar em risco à sua vida e a de outros. Difícil até imaginar, mas é isso o que acontece em empresas sem indicadores estratégicos para a gestão de RH. Pode parecer exagero, mas não é.

Veja só: um indicador básico, mas muito útil mede o índice de absenteísmo. Um alto volume de faltas no trabalho pode ser reflexo de falta de motivação, de um ambiente insalubre, enfim, acusa um problema que afeta diretamente a capacidade produtiva e toda essa cadeia.


A baixa produtividade, o aumento de horas extras, conflitos internos, perda de talentos para a concorrência e ações judiciais são apenas alguns dos efeitos para a empresa. Agora pergunte a si mesmo:

É um risco que pode ser ignorado? Como intervir se não identificar o problema? Como identificar sem dados qualificados?

Não é possível fazer a gestão eficiente de pessoas sem indicadores de RH, que monitoram e descrevem as atuais circunstâncias da empresa (através de seus colaboradores, processos, programas e metas). São estes dados qualificados que permitem fazer uma análise do que está dando certo e identificar fragilidades e desvios que podem ser corrigidos em estágio inicial.


O RH que atua com indicadores mostra a relevância do seu papel estratégico para o negócio e mais: ajuda os gestores na tomada de decisões mais assertivas, que impactam diretamente no aumento - ou não - da produtividade, da rentabilidade, da competitividade, na atração e retenção dos talentos, entre outros.

Uma gestão ineficiente de talentos impede a organização de crescer de forma sustentável e essa é uma deficiência que, cedo ou tarde, custará um preço ao seu negócio.


Agora que você sabe a importância dos indicadores, confira quais são as principais métricas de RH: avaliação de desempenho e remuneração estratégica, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, pesquisa de clima organizacional, controle do absenteísmo, turnover, recrutamento e seleção, entre outros.


RHGestor


Não basta só ter os indicadores estratégicos de RH. É preciso que os dados sejam confiáveis, qualificados e possam ser acessados rapidamente.


O RHGestor é um software completo de gestão de pessoas, que automatiza as tarefas operacionais, substitui as planilhas, elimina o retrabalho e libera o gestor de RH para focar em ações mais estratégicas e menos burocráticas.

A ferramenta permite fazer a busca dos indicadores em tempo real, o monitoramento remoto e faz valer a máxima: "o que pode ser medido, pode ser melhorado."


Além dos indicadores citados, o RHGestor ainda disponibiliza outros módulos sem custo adicional, como o levantamento de perfil, gerenciamento de solicitações, gerenciador de férias, gestão do ASO (Atestado de Saúde Ocupacional), banco de talentos, plano de desenvolvimento pessoal, trilha do desenvolvimento e ocorrência de colaboradores.


Solicite aqui uma demonstração gratuita.