skip to Main Content

Abertura da vaga: Descrição e divulgação para atrair bons currículos

Durante o processo de Recrutamento e Seleção, é indispensável que haja uma boa elaboração de abertura de uma nova vaga. Sendo assim, uma descrição da vaga e divulgação bem elaboradas fazem toda a diferença. 

Pensando nisso, ao longo deste artigo você irá conferir: 

  • Como é realizado de abertura de uma vaga;
  • Como realizar a descrição de uma vaga; 
  • A importância de divulgar uma vaga;
  • Como divulgar uma vaga. 

Vamos lá?

Processo de abertura de uma vaga

O processo de Recrutamento e Seleção é utilizado pelas empresas para identificar os candidatos que sejam mais qualificados para preencher as vagas que estão em aberto. 

Nele ocorre o processo de divulgação das oportunidades de emprego e a atração de candidatos para se inscreverem no processo seletivo. Além de cuidar da parte de avaliação dos candidatos, buscando escolher quem se encaixa melhor no cargo.

Para realizar uma contratação mais assertiva, é realizado um processo de análise dos currículos, entrevistas e testes, podendo variar de empresa para empresa, cada uma possui o seu processo. 

Essas práticas são muito importantes pois auxiliam no momento de avaliar as habilidades e competências dos candidatos, e após definir qual é a vaga que está em aberto é hora de pensar na descrição dessa vaga. 

Como realizar a descrição da vaga 

Realizar uma descrição de vaga ideal pode ser um grande diferencial na hora de encontrar talentos que tenham Fit Cultural com a empresa. Isso possibilita um aumento na produtividade e uma redução na taxa de turnover. 

Ou seja, já deu pra ter uma ideia de que um investimento de tempo maior na descrição da vaga pode ajudar a poupar futuros gastos, ne? 

Então, agora vamos entender a partir de alguns passos como realizar uma descrição de vagas de forma assertiva, buscando recrutar os melhores profissionais para integrar a sua equipe

  • Comece com um título claro e atrativo:

Quando um candidato procura por uma vaga são muitas opções que aparecem para ele, sendo assim, o título da vaga deve ser claro e conciso, refletindo o cargo e suas responsabilidades principais. 

Dica: procure usar palavras-chave relevantes para a função, assim sua divulgação tem mais chances de se destacar entre as outras. 

  • Contextualize a empresa: 

Após escolher um título, comece a descrição contextualizando o candidato com uma visão geral da empresa e do cargo em questão, demonstrando qual a sua importância para a organização. 

  • Cite de forma detalhada quais são as responsabilidades da função: 

Aqui é importante especificar quais são as tarefas que serão esperadas que o candidato ideal desempenhe. Busque sempre trabalhar com tarefas realistas que reflitam quais são as reais expectativas do trabalho, seja realista e evite exageros. 

  • Especifique as habilidades e qualificações exigidas: 

Após detalhar as responsabilidades da função é importante esclarecer o que se espera em termos de qualificações, habilidades e experiências essenciais para o desempenho da função. 

Separe os requisitos indispensáveis dos desejáveis para facilitar a compreensão, alguns exemplos são: formação acadêmica, experiência de trabalho, entre outros. 

  • Benefícios e remuneração: 

Caso possível, mencione os benefícios oferecidos pela empresa, como plano de saúde, vale-alimentação, plano de carreira, entre outros. Já quando se trata da remuneração, geralmente não é divulgada pois pode ser combinada no momento da contratação. 

Considerando esses pontos, você estará melhor preparado para criar uma descrição de vaga que atraia os candidatos certos e ajude a realizar uma contratação assertiva para a posição desejada.

A importância de divulgar uma vaga 

Assim como a descrição da vaga, a divulgação também é fundamental. Escolher os veículos ideais para anunciar a vaga irá influenciar nas candidaturas que você irá receber. 

O ponto principal da importância da divulgação de vagas é a possibilidade de atrair candidatos mais qualificados. Isso ocorre porque ao tornar a vaga pública, você alcança um público mais amplo de candidatos em potencial, aumentando as chances de encontrar pessoas com as habilidades e qualificações necessárias para o cargo.

Com a divulgação ampla e adequada você recebe mais candidaturas, seleciona os candidatos mais diversificados, e a partir disso identifica o mais alinhado com os valores e cultura da empresa, além de contar com as competências necessárias para desempenhar a função.

Outro fator importante é a economia de tempo e recursos ao anunciar a vaga publicamente, você pode receber mais candidaturas e evitar o desperdício de tempo e recursos na busca de candidatos de forma individual e restrita.

Pensando em sempre incluir a maior diversidade de pessoas, a divulgação pública de vagas garantirá que todas as oportunidades de emprego sejam oferecidas de forma justa e aberta a todos os interessados. Além disso, ao divulgar amplamente, há maior possibilidade de atrair candidatos diversos, contribuindo para uma força de trabalho mais inclusiva.

Pensando também no Employer Branding, divulgar as vagas em diversos canais ajuda a promover a imagem e a marca da empresa. Candidatos interessados na vaga também podem pesquisar sobre a empresa e avaliar se ela se alinha aos seus valores e objetivos de carreira.

Isso também contribui para a construção de um banco de talentos, já que a divulgação de vagas não é útil apenas para a vaga atual, mas também pode atrair candidatos interessantes para futuras oportunidades.

Em resumo, a divulgação de uma vaga de emprego é essencial para atrair candidatos qualificados, construir um time de colaboradores talentosos e alinhados com a cultura da empresa, e garantir o cumprimento de requisitos legais e de diversidade. 

É um passo fundamental para realizar um processo de contratação bem-sucedido e encontrar o profissional certo para a posição vaga.

Como divulgar uma vaga?

Entendendo como criar uma descrição da vaga, agora é interessante entender em quais canais é possível realizar uma divulgação de vagas de emprego. 

Para isso, você pode utilizar uma combinação de estratégias online e offline, como: 

  1. Redes sociais: 

Hoje em dia todos estão nas redes sociais, então compartilhe a vaga nas redes sociais da empresa, como LinkedIn, Facebook e Instagram. Elas podem ser uma ótima maneira de alcançar um público mais amplo e engajado.

  1. Site da empresa 

Publique também a vaga no próprio site da empresa, em uma seção dedicada a oportunidades de emprego ou carreiras. Busque se certificar de que a página que contém as vagas seja facilmente acessível a partir da página inicial do site, facilitando o acesso. 

  1. Plataformas de vagas online

Utilize sites de emprego populares, como LinkedIn, Indeed, Glassdoor, Vagas.com, InfoJobs, entre outros. Essas plataformas têm um grande alcance e atraem candidatos ativos em busca de oportunidades de trabalho.

  1. Converse com a sua rede de contatos

Comunique a vaga para sua rede de contatos profissionais e para os seus colegas de trabalho. Às vezes, indicações internas podem resultar em candidatos altamente qualificados, já que partem de indicações baseadas na experiência que quem está indicando obteve com um profissional. 

  1. Parcerias com instituições de ensino

Caso a vaga exija habilidades específicas, entre em contato com universidades, escolas técnicas ou outros centros de formação profissional que possam ter alunos ou ex-alunos interessados.

  1. Cartazes, panfletos e jornais locais

Se sua empresa possui um escritório ou loja, coloque cartazes ou distribua panfletos divulgando a vaga, assim a equipe também pode entrar em contato com conhecidos que possam se interessar na vaga. Além disso, se a sua empresa é de um segmento em que o jornal é considerado um veículo de comunicação bem utilizado, divulgar nos jornais também é uma alternativa. 

Asssista também ao vídeo sobre como realizar uma abertura de vaga no canal da RHGestor no YouTube: 

Conclusão  

Conte com uma plataforma para realizar a abertura, descrição e divulgação de vagas. Com a RHGestor, você cadastra na plataforma todos os requisitos desejados para uma vaga. Após cadastrar todas as informações, é possível criar um anúncio automático para divulgação, integrado automaticamente com o LinkedIn, Google Jobs Infojobs e outras plataformas de divulgação.

Além disso, você conta ainda com um Portal de Vagas próprio para captação de currículos, e ainda aumenta a qualidade do perfil das suas contratações com o auxílio da RHIA, nossa Inteligência Artificial, que permite ao recrutador criar parâmetros de análise conforme a “persona” desejada para a vaga, o que possibilita otimizar o seu tempo com a triagem de currículos.

Clique aqui para saber mais sobre. 

Este artigo tem 1 comentário

  1. Boas soluções, achei interessante seu post. Referente a isso tem um Software que pode dar ainda mais força a essa ideia ajudando na parte de propaganda trazendo centenas visitas diarias de forma organica para sites e blogs, se chama PCG Classificados esse Aplicativo serve para anunciar de forma automática em mais de 350 sites de Classificados online Grátis. Tenho certeza que vai ser de grande utilidade … Fique com Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top