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Amanda Martinez, da Bluesoft: “A transição de um RH operacional para o estratégico começa pelo básico bem feito”.

Há 9 anos responsável pela área de pessoas, financeira e administrativa da Bluesoft, Amanda Martinez diz como pretende transformar o setor de RH da empresa de tecnologia.

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A gestão eficaz de pessoas é uma peça fundamental para o sucesso de qualquer empresa, e a escolha da tecnologia certa para isso deve ser uma decisão estratégica, pois pode impactar de forma significativa o desempenho organizacional. 

Nesta edição, o RH em Pauta conversou com Amanda Martinez, responsável pela área de pessoas, financeira e administrativa da Bluesoft, um software ERP em nuvem, que atende o varejo em sua grande maioria alimentar, está há 23 anos no mercado e atualmente conta com 200 colaboradores. 

Vamos entender as motivações que levaram à decisão de adotar uma tecnologia de gestão de pessoas na empresa. Além de também entender como a transição de um RH mais operacional para um setor mais estratégico impacta de forma positiva toda a organização.

Amanda, quais desafios motivaram a Bluesoft a buscar uma nova solução de gestão de RH?

Muitos controles em planilhas e softwares avulsos. Por exemplo: nós tínhamos o controle de férias todo em planilha, e era muito moroso, muito ruim, além de abrir espaço para erros, algo que não pode ocorrer. Também enviamos todos os holerites por e-mail, um por um, o que exigia de nós muito cuidado para não mandar para a pessoa errada, e demandava bastante tempo para fazer o que hoje o sistema faz automaticamente. A parte da plataforma que contém o site de vagas também é muito boa, vamos usar bastante os testes comportamentais e os treinamentos, que é algo que estamos começando a aplicar agora na Bluesoft. Estávamos sentindo falta de uma plataforma que fizesse isso, já até configuramos os certificados dos cursos, que ficaram bem bonitos. 

Estes são pontos que eram, de fato, bem operacionais…

Sim, a plataforma está ajudando em muitos pontos, principalmente nesses operacionais mesmo e que estavam sujeitos a erros que não podem ter. Mesmo sabendo que a tecnologia falha, algumas atividades, quando feitas por humanos, a chance de erro é maior do que uma configuração tecnológica. Outro ponto é que o controle para os gestores também ficou muito mais fácil, porque antes a gente tinha que ficar passando muita informação, hoje eles só acessam a plataforma e já tem a informação dela, então isso também ajudou muito a gente. 

Como RHGestor aparece para vocês como uma possibilidade?

Conhecemos a RHGestor por meio de uma colaboradora que contratamos recentemente, ela usava o sistema na empresa que trabalhava, e comentou do sistema com a gente. Assim conhecemos a plataforma de vocês e adoramos, porque ela tinha muita coisa que a gente precisava, e iria substituir dois sistemas nossos, mais as planilhas, então foi um ganho muito grande para a gente. Com isso, cancelamos os outros dois sistemas que utilizamos, e passamos a utilizar apenas a RHGestor. Ainda estamos na fase de configurações, de treinamento, mas já estamos adorando, já exploramos bastante o sistema, e sentimos que já está ajudando muito o nosso trabalho. 

Quais são suas primeiras impressões?

Estão sendo ótimas! O sistema é bem completo, tem bastante coisa que nem conseguimos explorar ainda e que conforme nós vamos tendo os treinamentos vamos querer utilizar mais e mais. Estamos tendo vários feedbacks positivos, o pessoal da empresa que está utilizando, para além do pessoal de RH, no geral, estão gostando bastante, fazendo vários elogios ao sistema.  

O que destacaria como diferenciais da RHGestor em relação às outras soluções que vocês consideraram?

Os principais diferenciais são a quantidade de módulos e ferramentas que a plataforma tem dentro de um único sistema, porque nós utilizamos dois sistemas porque não tínhamos tudo o que a gente precisava em um só. Eu vi vários sistemas e nao tinha achado nenhum, então o que mais me surpreendeu foi como vocês conseguiram deixar tantos módulos bons dentro do sistema, porque a maioria das empresas estava focando em alguma coisa exclusiva: ou era muito focada na parte de DP, ou na parte de performance, ou na parte de recrutamento e seleção. O que mais brilhou os olhos da ferramenta de vocês é o quão completo ele é, como vocês conseguiram unir tudo em um só lugar. 

Quais são as suas expectativas em termos de implantação de um RH estratégico na Bluesoft?

A minha expectativa é que a gente use o sistema inteiro, porque nós já estamos diminuindo a quantidade de e-mails também, então, por exemplo: o pessoal enviava atestados por e-mail, declaração de horas, entre outros. Então a minha expectativa é que tudo fique centralizado no sistema e que a gente pare de ficar trocando e-mails e usando planilhas paralelas. 

De fato, isso já será um ganho de tempo enorme…

Sim. Quero aproveitar ao máximo o sistema para a gente alimentar um lugar só, porque perdemos muito tempo e as informações ficam soltas quando temos que alimentar várias coisas no dia a dia, então esperamos conseguir usar o máximo de ferramentas possível para tornar  tudo bem gerenciável e podermos ter um histórico bacana. Com a quantidade de relatórios disponíveis na plataforma, como uma ficha completa do colaborador, por exemplo, é muito importante já ter essas informações disponíveis para realizar avaliações, promoções, enfim. 

Com base no que viu até aqui, que conselho daria para outras empresas que estão considerando adotar mais tecnologia no RH?

Eu aconselharia ver o sistema de vocês, com certeza, porque eu já pesquisei bastante plataformas e não achei nenhuma completa igual a RHGestor, fora o custo benefício, que é um sistema relativamente barato pelo o que ele entrega. Então eu aconselho a outros gestores que façam um teste pelo menos, fale com o consultor de vocês e veja tudo que tem na plataforma. Sem contar a parte de integração que vocês fazem com alguns sistemas e que ajuda muito também. Eu já tive experiência com outros sistemas e posso dizer pelo pouco tempo que estou usando, que esse foi o mais completo.


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