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Black Friday: a importância do RH no sucesso das vendas

Novembro chegou, e com ele os descontos da tão esperada Black Friday. Apesar de ser uma prática mais amplamente conhecida pelos times comerciais, essa data também ressalta a importância da atuação de um setor de RH estratégico nas organizações. 

Com isso, ao longo deste post iremos entender a origem da Black Friday, o que faz o setor de Recursos Humanos e qual a sua relação com o desempenho das vendas nessa época de grandes descontos. 

Vamos lá? 

Sobre a Black Friday

Para entendermos melhor sobre esta data, vamos falar um pouco sobre a sua origem, que remonta aos Estados Unidos e está relacionada ao dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, comemorado na quarta quinta-feira de novembro. 

Por meio de uma tradição, as lojas norte-americanas começaram a oferecer descontos significativos nesse dia, marcando o início da temporada de compras de Natal.

Já o termo “Black Friday” supostamente surgiu na década de 1960, e no início era usado para descrever o tráfego intenso de pessoas e veículos nas ruas, gerado pelo grande número de compradores indo às lojas.

A explicação mais popular é que os varejistas, ao registrar suas contas, passavam de números vermelhos (prejuízo) para números pretos (lucro), marcando o início da temporada lucrativa de compras de fim de ano.

Com o passar dos anos, a Black Friday se tornou um fenômeno global, com lojas oferecendo descontos expressivos em variados produtos, não apenas nos Estados Unidos, mas em muitos outros países ao redor do mundo, inclusive o Brasil. 

Por aqui, a Black Friday começou a ganhar destaque por volta de 2010, quando algumas empresas adotaram a prática de oferecer descontos expressivos em produtos e serviços na última sexta-feira de novembro.

Ela não foi amplamente aceita de cara pelos brasileiros, devido a algumas promoções não tão vantajosas. Mas com o tempo, a Black Friday foi se consolidando no país, impulsionada pelo crescimento do comércio eletrônico e pelo interesse dos consumidores por descontos. 

A sua popularização no Brasil se deu principalmente pelo aumento da divulgação por parte das empresas, investimentos em publicidade e a melhoria na transparência das promoções, buscando oferecer descontos reais e atrair a confiança dos consumidores.

Atualmente, a Black Friday no Brasil é um evento significativo para o comércio, tanto online quanto offline.

Sobre o setor de Recursos Humanos 

O setor de Recursos Humanos trabalha em uma organização como o responsável por processos essenciais como: Recrutamento e Seleção, Onboarding, Treinamento e Desenvolvimento, Plano de Carreira, Gestão de Cargos e Salários, Clima Organizacional, Avaliação de Desempenho e Retenção de Talentos. 

Ele está focado em cuidar das pessoas da organização, promovendo um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Mas, para além disso, exercendo as funções citadas acima, o RH busca contribuir estrategicamente para o crescimento da organização, contribuindo com a construção de um time engajado e que traga resultados para o desenvolvimento do negócio. 

Sendo assim, este setor está diretamente relacionado com o bom desempenho das vendas realizadas pelo time comercial. Vamos entender melhor como essa relação se estabelece e influencia na Black Friday? 

Relação entre o RH e o sucesso das vendas

Um RH estratégico é aquele que contribui para o resultado. Por isso, é muito importante avaliar a atuação do seu RH nessa Black Friday, uma das datas mais importantes do ano para as empresas. 

Para realizar essa avaliação, você pode se atentar aos seguintes pontos: 

  1. Treinamento e Desenvolvimento

O RH pode realizar sessões de treinamento específicas para o setor comercial e suporte ao cliente, focando em técnicas de vendas, conhecimento do produto, e estratégias para lidar com o aumento do volume de clientes, muito recorrente na semana da Black Friday. 

  1. Motivação e Incentivos 

É importante a criação de programas de incentivo para motivar os funcionários. Alguns exemplos disso são: bônus por desempenho, competições internas, ou recompensas para quem atingir determinadas metas de vendas.

  1. Recrutamento Temporário 

Dependendo do segmento do seu negócio, pode ser muito importante que haja contratações temporárias para suportar o aumento da demanda durante a Black Friday. Esse é um papel do RH, garantindo que a equipe permanente não fique sobrecarregada.

  1. Comunicação Eficiente 

Com uma grande campanha de descontos, é indispensável que todos os membros da equipe estejam bem informados sobre as promoções, políticas de desconto e produtos em destaque para a Black Friday. Para isso, o RH pode se preparar com antecedência para comunicar toda a empresa. 

  1. Saúde e Bem-Estar

Com um aumento da demanda que pode ocorrer na Black Friday, é importante implementar medidas para cuidar da saúde física e mental dos funcionários durante este período. Entre essas práticas podem estar: horários flexíveis, pausas adicionais ou apoio psicológico.

  1. Feedback e Melhoria Contínua

Após a campanha de descontos, o RH pode coletar feedback dos funcionários após a para identificar áreas de melhoria e preparar estratégias mais eficazes para o próximo ano.

Ao implementar essas estratégias, o RH não só apoia diretamente o aumento das vendas, mas também contribui para um ambiente de trabalho mais produtivo e motivado.

Conclusão

Para que um RH possa se dedicar a ser estratégico,é importante que ele não dedique a maior parte do seu tempo a planilhas e processos manuais. Nesse sentido, contar com uma plataforma de gestão de pessoas é extremamente vantajoso. 

Conheça a RHGestor, uma equipe composta por profissionais de Gestão, Recursos Humanos, Psicologia e Tecnologia, com o objetivo de transformar a maneira como a Gestão de Pessoas entrega resultados para as empresas. 

Nosso foco é empoderar o RH a tal ponto que seja impossível não considerar suas ações e decisões junto ao board mais alto da empresa. Nós entendemos o RH como a principal estratégia de lucratividade para as organizações.

Na RHGestor, você encontra um sistema que te ajuda a desenvolver processos mais eficientes e automatizados, ferramentas para desenvolvimento humano e indicadores para apoio à tomada de decisão.

Em nossa plataforma possuímos um módulo de gestão de metas, onde os gestores podem definir os indicadores/KPIs para o setor desejado e desdobrar estas metas para os colaboradores. Dessa forma, a Gestão de RH se torna uma parceira de resultado de todas as áreas! 

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