A sigla GPTW é a abreviação de Great Place To Work, que na língua portuguesa…
Black Friday: a importância do RH no sucesso das vendas
Novembro chegou, e com ele os descontos da tão esperada Black Friday. Apesar de ser uma prática mais amplamente conhecida pelos times comerciais, essa data também ressalta a importância da atuação de um setor de RH estratégico nas organizações.
Com isso, ao longo deste post iremos entender a origem da Black Friday, o que faz o setor de Recursos Humanos e qual a sua relação com o desempenho das vendas nessa época de grandes descontos.
Vamos lá?
Sobre a Black Friday
Para entendermos melhor sobre esta data, vamos falar um pouco sobre a sua origem, que remonta aos Estados Unidos e está relacionada ao dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, comemorado na quarta quinta-feira de novembro.
Por meio de uma tradição, as lojas norte-americanas começaram a oferecer descontos significativos nesse dia, marcando o início da temporada de compras de Natal.
Já o termo “Black Friday” supostamente surgiu na década de 1960, e no início era usado para descrever o tráfego intenso de pessoas e veículos nas ruas, gerado pelo grande número de compradores indo às lojas.
A explicação mais popular é que os varejistas, ao registrar suas contas, passavam de números vermelhos (prejuízo) para números pretos (lucro), marcando o início da temporada lucrativa de compras de fim de ano.
Com o passar dos anos, a Black Friday se tornou um fenômeno global, com lojas oferecendo descontos expressivos em variados produtos, não apenas nos Estados Unidos, mas em muitos outros países ao redor do mundo, inclusive o Brasil.
Por aqui, a Black Friday começou a ganhar destaque por volta de 2010, quando algumas empresas adotaram a prática de oferecer descontos expressivos em produtos e serviços na última sexta-feira de novembro.
Ela não foi amplamente aceita de cara pelos brasileiros, devido a algumas promoções não tão vantajosas. Mas com o tempo, a Black Friday foi se consolidando no país, impulsionada pelo crescimento do comércio eletrônico e pelo interesse dos consumidores por descontos.
A sua popularização no Brasil se deu principalmente pelo aumento da divulgação por parte das empresas, investimentos em publicidade e a melhoria na transparência das promoções, buscando oferecer descontos reais e atrair a confiança dos consumidores.
Atualmente, a Black Friday no Brasil é um evento significativo para o comércio, tanto online quanto offline.
Sobre o setor de Recursos Humanos
O setor de Recursos Humanos trabalha em uma organização como o responsável por processos essenciais como: Recrutamento e Seleção, Onboarding, Treinamento e Desenvolvimento, Plano de Carreira, Gestão de Cargos e Salários, Clima Organizacional, Avaliação de Desempenho e Retenção de Talentos.
Ele está focado em cuidar das pessoas da organização, promovendo um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Mas, para além disso, exercendo as funções citadas acima, o RH busca contribuir estrategicamente para o crescimento da organização, contribuindo com a construção de um time engajado e que traga resultados para o desenvolvimento do negócio.
Sendo assim, este setor está diretamente relacionado com o bom desempenho das vendas realizadas pelo time comercial. Vamos entender melhor como essa relação se estabelece e influencia na Black Friday?
Relação entre o RH e o sucesso das vendas
Um RH estratégico é aquele que contribui para o resultado. Por isso, é muito importante avaliar a atuação do seu RH nessa Black Friday, uma das datas mais importantes do ano para as empresas.
Para realizar essa avaliação, você pode se atentar aos seguintes pontos:
- Treinamento e Desenvolvimento
O RH pode realizar sessões de treinamento específicas para o setor comercial e suporte ao cliente, focando em técnicas de vendas, conhecimento do produto, e estratégias para lidar com o aumento do volume de clientes, muito recorrente na semana da Black Friday.
- Motivação e Incentivos
É importante a criação de programas de incentivo para motivar os funcionários. Alguns exemplos disso são: bônus por desempenho, competições internas, ou recompensas para quem atingir determinadas metas de vendas.
- Recrutamento Temporário
Dependendo do segmento do seu negócio, pode ser muito importante que haja contratações temporárias para suportar o aumento da demanda durante a Black Friday. Esse é um papel do RH, garantindo que a equipe permanente não fique sobrecarregada.
- Comunicação Eficiente
Com uma grande campanha de descontos, é indispensável que todos os membros da equipe estejam bem informados sobre as promoções, políticas de desconto e produtos em destaque para a Black Friday. Para isso, o RH pode se preparar com antecedência para comunicar toda a empresa.
- Saúde e Bem-Estar
Com um aumento da demanda que pode ocorrer na Black Friday, é importante implementar medidas para cuidar da saúde física e mental dos funcionários durante este período. Entre essas práticas podem estar: horários flexíveis, pausas adicionais ou apoio psicológico.
- Feedback e Melhoria Contínua
Após a campanha de descontos, o RH pode coletar feedback dos funcionários após a para identificar áreas de melhoria e preparar estratégias mais eficazes para o próximo ano.
Ao implementar essas estratégias, o RH não só apoia diretamente o aumento das vendas, mas também contribui para um ambiente de trabalho mais produtivo e motivado.
Conclusão
Para que um RH possa se dedicar a ser estratégico,é importante que ele não dedique a maior parte do seu tempo a planilhas e processos manuais. Nesse sentido, contar com uma plataforma de gestão de pessoas é extremamente vantajoso.
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