A CLT é cheia de normas e sabemos que algumas ocasiões onde um empregado falta…

Como definir missão, visão e valores da minha empresa?
Esse tripé de missão, visão e valor são conceitos fundamentais para a criação, desenvolvimento e organização de uma empresa. A partir disso, conseguimos fazer um planejamento estratégico, oferecer suporte aos funcionários e criar laços com os clientes.
Na empresa, eles são criados a partir de um planejamento inicial e vão definir os próximos passos a partir daí.
É muito comum que os líderes não consigam identificar as diferenças entre esses 3 pilares, mas é necessário para indicar os passos da empresa no mercado.
Missão
A empresa não é definida pelo seu nome ou produto, mas sim pela sua missão que foi criada pela razão da sua existência. É a partir disso que os funcionários conseguem ter foco, direção, significado e realização no ambiente de trabalho. E claro, toda empresa tem uma estratégia que serve de suporte para colocar em prática a sua missão.
As perguntas que podem ajudar são:
- O que a empresa deve fazer?
- Por que ela deve fazer?
- Pra quem ela deve fazer?
- Onde ela deve fazer?
A missão serve para identificar a empresa, como se fosse sua identidade. E assim como um documento, é sempre necessário atualizar foto e informações para não ficar antigo.
É importante uma conversa com os próprios funcionários, querendo sugestões e rejeições, buscando insights para transformar essa missão para algo ainda melhor.
Se a empresa não cumprir o que foi definido como missão, a credibilidade acaba por aí.
Exemplos de missão
Os bancos definem sua missão como: “ajudar no crescimento de pessoas e organizações”, “fazer do cliente um parceiro” ou “contribuir para o desenvolvimento da sua empresa”, isso porque quer mostrar o porquê da sua existência.
Exemplos de empresas grandes:
Apple: “Projetar os melhores computadores pessoais do mundo, levando a melhor experiência de computação pessoal a estudantes, educadores, profissionais criativos e consumidores do mundo todo”.
Missão da Disney: “Levar alegria para todas as pessoas do mundo”.
Missão da Natura: “Ser percebida como uma empresa social e ambientalmente responsável; ser um verdadeiro ator da transformação social para o bem público e o interesse comum”.
Visão
Muita gente confunde uma coisa com a outra, mas além de serem diferentes em definição, devem ser complementarem para o sucesso da empresa.
A visão é como a empresa caminha, como é feita sua trajetória e seu direcionamento. É o futuro, nossa bola de cristal. O futuro só vai ser alcançado através da missão, visão, foco e de trabalho. Assim também é onde a empresa quer chegar.
A visão é o motivador de todas as ações e projetos, independente do setor, já que o planejamento permite uma projeção de como pode ser o futuro. Ela vem acompanhada de algumas perguntas que precisam ser respondidas para auxiliar na objetivação dessa visão:
- Onde a empresa pretende estar, quem vai atender e qual produto vai oferecer?
- Como a empresa se vê há longo prazo?
- Como a empresa quer ser vista pelos seus clientes?
- Essa visão pode ser alcançada?
De forma objetiva e clara, abranger toda a organização e ter fácil assimilação para qualquer pessoa. Além disso, ser desafiadora e mobilizadora, apresentando um propósito nobre, ético e de valor. Dessa forma, a comunicação fica transparente e todos podem auxiliar para que essa visão seja definida e colocada em prática.
Exemplos
- Ser referência e reconhecida como a melhor opção para os seus clientes;
- Melhorar aspectos ambientais e sociais;
- Inovar e liderar;
- Ser reconhecida como excelência
De grandes empresas:
- Eletrobras: “Ser uma empresa reconhecida pela sua excelência de desempenho, comprometida com a melhoria na qualidade de vida da população, gerando energia limpa a partir de um combustível abundante no país e mantendo sempre a vanguarda tecnológica.”
- Kopeganhagen: “Ser um grupo competitivo que atue de forma abrangente no segmento alimentício, através de um portfólio de produtos com qualidade, representado por marcas fortes, com características e propostas únicas”
Valores
E no último conceito não é diferente, continua sendo complementar. Quando finalizamos com os valores, identificamos a empresa por completo. Os valores são as motivações, as inspirações e o que faz com que ela trabalhe todos os dias e mantenha o foco. São as atitudes, crenças e filosofia que rege as regras da empresa. Tudo isso é cumprido em prol de resultados positivos: éticos.
Diferente dos objetivos, que são as metas que devem ser cumpridas, esses valores agregam importância ao produto/serviço oferecido pela empresa. A empresa pode ter como missão oferecer alimentos veganos e saudáveis, a visão “ser reconhecida pela qualidade desses produtos” e ter como valor “cuidar da qualidade de vida dos veganos e vegetarianos prezando pela sustentabilidade e livre de crueldade animal”.
Os valores possuem como objetivo identificar se os profissionais atuantes na empresa estão de acordo com os padrões comportamentais exigidos no dia a dia. Sem uma definição, a empresa dificilmente consegue resultados positivos em longo prazo.
Exemplos
- Avon: “Confiança, respeito, crença, humildade e integridade”.
- Itaú: “Só é bom para a gente, se for bom para o cliente; Simples. Sempre; Fanáticos por performance; Pensamos e agimos como donos; Gente é tudo para gente; Ética é inegociável; O melhor argumento é o que vale”.
Tendo tudo isso, como vou definir a missão, visão e valores da minha empresa?
- Realize uma avaliação interna a respeito da empresa. Isso deve ser elaborado pensando no que a empresa preza. Ex: respeito e educação com os clientes;
- Trace metas que sejam realizadas dentro de um prazo mais longo, para que possam de fato ser executados e não só mostrar ao público que sua empresa é ambiciosa, de forma irrealista.
Como aplicar?
Não se pode definir os pilares só como uma forma de passar credibilidade, sem seguir a risca os preceitos no dia a dia organizacional.
Para que isso aconteça da melhor maneira, é necessário que os líderes implementem essa cultura em cada um dos seus funcionários, deixando claro todos os princípios e monitorando as ações realizadas por eles todos os dias.
É importante que todos entendam a importância desses pilares para o crescimento ser saudável e compreendam o diferencial dessa marca no mercado, em relação ao seu modo de trabalho, padrão comportamental e perspectivas de futuro geral.
Você gostou desse artigo? Compartilhe!
Este artigo tem 0 comentários