skip to Main Content

Base metodológica do Teste ECM

O ECM – Estilo de Comportamentos Motivacionais, que consta na plataforma da RHGestor, é um teste que tem como base o tradicional teste MBTI, uma teoria do psicólogo Carl Jung, apresentada em seu livro de 1921 “Tipos Psicológicos”.

Suas criadoras são as psicólogas americanas Isabel Briggs Myers e sua mãe, Katharine Briggs, que buscaram fazer a diferença durante a 2° guerra mundial. O objetivo era ajudar mulheres que trabalhavam na área militar, a se desenvolver e ocupar cargos maiores e mais estratégicos. Além disso, almejavam alcançar a paz mundial ao evidenciar e valorizar as individualidades de cada um.

Em 60 questões, há 16 possíveis resultados que são formados por 4 letras, dentre 8 possíveis, que representam os “quatro pares de preferência” e definem uma classificação lógica de cada tipo de personalidade.

Os pares de preferência 

Como explicado, o resultado é composto por 2 pares de letras, a partir das preferências do sujeito.

1.   Fonte de energia

Extrovertido (E): Indivíduo que se sente energizado através da interação com outras pessoas. Geralmente agem antes de pensar.

Introvertido (I): Aquele que se sente energizado pelo engajamento em atividades solitárias, preferem refletir muito antes de qualquer ação.

2.   Percepção

Sensorial (S): Consciência voltada para o que existe de concreto, àquilo que pode ser percebido através dos 5 sentidos.

Intuitivo (N): consciência voltada ao abstrato, ao lado simbólico, ao intangível.

3.   Tomada de decisão

Racionalista (T): Concisa, atua de maneira lógica, organizada e objetiva. Sempre buscam argumentos racionais.

Sentimental (F): Baseia-se em critérios subjetivos, como valores e preferências, levando em consideração necessidades humanas e decidindo “com o coração”.

4.   Estilo de vida

Julgador (J): Decisivo, prefere seguir regras claras e viver de maneira mais planejada, estruturada. Sente tranquilidade quando decisões são tomadas.

Perceptivo (P): Gostam de liberdade, de improvisações. Dão preferência a uma vida com maior flexibilidade, adaptável. Sentem tranquilidade quando apresentam opções em aberto.

O questionário do teste é feito de forma onde o sujeito responde cada pergunta de acordo com o grau de concordância do questionamento, e assim obtemos uma análise de acordo com suas preferências. Desta forma, o indivíduo recebe uma letra correspondente de cada modo de ser e ver o mundo, formando 2 pares.

Os tipos psicológicos 

1.   E N F J – Protagonista

São pessoas sociáveis, compreensivas, tolerantes e sensatas. Em geral, gostam de trabalhar com os outros em uma variedade de tarefas relacionadas ao desenvolvimento das pessoas. Gostam de facilitar e liderar equipes, e inspiram mudanças benéficas às pessoas. São líderes com muito carisma, capazes de inspirar sua audiência. Altruístas, são bons comunicadores e tendem a confiar demais nas pessoas.

  • Forças: líder nato, agradável de conviver, confiável, carismático, bondoso; 
  • Fraquezas: excessivamente idealista, altruísta demais, muito sensível, indeciso, auto-estima oscilante.

2.   E N F P – Ativista

São os trabalhadores que colaboram para um clima corporativo leve e confortável. Preocupam-se com as pessoas, adoram as inovações e estão com a cabeça sempre no futuro. Podem negligenciar implementações e prazos. São independentes, considerados verdadeiros “espíritos livres”. Pessoas criativas, cheias de entusiasmo e sociáveis.

  • Forças: curioso, atento, enérgico, entusiasta, muito simpático, sabe se comunicar;
  • Fraquezas: ruim em se concentrar, pensa demais nas coisas, se estressa fácil, altamente emocional, desorganizado

3.   E N T J – Comandante

Lógicos, organizados e estruturados, ótimos planejadores e têm habilidade em fornecer estrutura à organização. Criam e introduzem métodos e processos, apresentam planos de longo prazo e são ótimos executivos. São líderes muito enérgicos, ousados e criativos. Carismáticos e confiantes, são extremamente racionais.

  • Forças: eficiente, enérgico, inspirador, autoconfiante, opinião forte, pensador estratégico, carismático;
  • Fraquezas: teimoso demais, intolerante, impaciente, arrogante, ruim com emoções, frio, cruel. 

4.   E N T P – Inovador

São inovadores, estratégicos, versáteis, analíticos e empreendedores. Gostam muito de iniciar projetos. São mestres em explorar possibilidades e modelos futuros, analisando os prós e contras. Pessoas muito espertas e curiosas, estão sempre buscando por desafios, pois têm como meta adquirir novos conhecimentos, adorando processos de discussão mental.

  • Forças: inteligente, pensa rápido, original, faz excelentes brainstorms, enérgico, carismático;
  • Fraquezas: muito argumentativo, intolerante, pode achar difícil ter foco, complicado, insensível, teimoso demais. 

5.   E S F J – Consul

São prestativos, compreensivos e metódicos. Prezam pelas boas relações no ambiente de trabalho e ao tomar uma decisão, consideram qual será o impacto nas pessoas. São pessoas que devem tomar cuidado para não deixar de valorizar suas próprias necessidades e desejos pessoais. Muito atenciosos, sociáveis e bastante populares, estão sempre dispostos a fornecer ajuda.

  • Forças: resolve problemas pra todos saírem ganhando, leal, sensível, caloroso, prático, se conecta com as pessoas;
  • Fraquezas: pode ser egoísta, inflexível, não sabe agir no improviso/de última hora, vulnerável a críticas, muito carente. 

6.   E S F P – Animador

São amigáveis, extrovertidos, brincalhões e energéticos. Trazem energia e espírito de cooperação. Fazem as coisas acontecerem com foco no problema imediato, com certa dificuldade em planejamentos de longo prazo. São realistas e pragmáticos, sobretudo quando se trata de pessoas. Muito espontâneos e animados, frequentemente está procurando encorajar os outros. São muito sociáveis.

  • Forças: corajoso, original, observador, tem senso de beleza, prático, excelentes habilidades sociais;
  • Fraquezas: dificuldade em se concentrar, muito sensível, não sabe se planejar, sempre busca agito, detesta conflitos. 

7.   E S T J – Executivo

Metódicos, focados em resultados, com tomada de decisão baseada em fatos concretos e tangíveis. Não gostam de instabilidades e preferem o estável e funcional a novas apostas. Entretanto, devido ao seu perfil extremamente focado em tarefas e resultados, devem ter cuidado para não negligenciar as pessoas. São pessoas honestas, ótimas administradoras, inigualáveis gerenciadores tanto de coisas, quanto de pessoas.

  • Forças: dedicado, metódico, organizado, leal, paciente, confiável, obstinado, honesto, direto;
  • Fraquezas: inflexível, crítico, tenso, preocupado, egoísta, desconfiado, não gosta de mudanças. 

8.   E S T P – Empresário

São práticos, pragmáticos, voltados aos detalhes que muitas vezes não são percebidos. Tendem a tomar decisões baseados na lógica e em fatos tangíveis. Voltados a ação, não gostam de processos muito longos e querem resolver as coisas o quanto antes. Adoram novidades! Inteligentes e enérgicos, são pessoas com percepção bastante aguçada e gostam de arriscar.

  • Forças: corajoso, honesto, perceptivo, original, racional, prático, boas habilidades sociais, direto; 
  • Fraquezas: não gosta de regras, se arrisca demais, insensível, impaciente, não vê o contexto geral das coisas. 

9.   I S T J – Logístico

Metódicos, ligados a fatos e informações concretas. É o tipo que respeita prazos e programas pré-estabelecidos. Com necessidade de estrutura alta, sentem-se altamente confortáveis para trabalhar em ambientes com normas e regras rígidas. São muito apegados ao que já funcionou e podem encontrar dificuldade ao lidar com a mudança ou para inovar. Os logísticos devem tomar cuidado com suas atitudes para que a empresa não os encare como pessimistas. Indivíduos práticos, muito confiáveis, dedicados e pouco tolerantes com indecisões.

  • Forças: inteligente, tem força de vontade, responsável, obediente, calmo, direto, metódico, honesto; 
  • Fraquezas: teimoso, insensível, crítico, sempre segue tudo a risca, culpa a si mesmo. 

10.  I S T P – Virtuoso

Pragmáticos, realistas, conscientes dos fatos, voltados ao raciocínio lógico e factuais. Trabalham com o agora, se atentam a detalhes, mas não tem dificuldade ao precisar improvisar ou encontrar alternativas para resolver um problema. Gostam de trabalhar com liberdade, definem metas com facilidades, mas devem tomar cuidado para não se perder durante a execução. Indivíduos práticos, ousados e excelentes no uso de ferramentas, procuram sempre consertar problemas através da criação.

  • Forças: otimista, enérgico, equilibrado, criativo, prático, descontraído, racional, levemente espontâneo;
  • Fraquezas: teimoso, reservado, muito fechado, se entedia facilmente, insensível, imprudente, odeia compromissos. 

11.  I N F J – Advogado

Confiam em sua própria visão, são criteriosos e exercem certa influência sobre as pessoas. Preferem trabalhar sozinhos, lideram pela visão de futuro, são organizados e extremamente planejados. Idealistas, místicos, mas capazes de tomar medidas concretas para alcançar seus objetivos. Pessoas de opiniões fortes, buscam aquilo que acreditam, tentando sempre impactar positivamente os que estão à sua volta.

  • Forças: criativo, perspicaz, inspirador, convincente, decisivo, determinado, apaixonado, altruísta;
  • Fraquezas: muito sensível, excessivamente fechado, perfeccionista, impaciente, senso de superioridade. 

12.  I N F P – Mediador

São pessoas de mente extremamente aberta, flexíveis e que idealizam contribuições para transformar o mundo em um lugar melhor. Precisam acreditar no poder transformador do seu próprio trabalho. Promovem calma e tranquilidade no ambiente profissional, além de serem tímidos, altruístas e idealistas. Buscam sempre enxergar o melhor lado de qualquer situação. São mais calmos e reservados, guiados por seus princípios.

  • Forças: busca a harmonia, mente aberta, flexível, muito criativo, apaixonado, enérgico, dedicado;
  • Fraquezas: define padrões muito altos, complicado, não gosta de lidar com dados, leva as coisas pro lado pessoal, fechado, confuso. 

13.  I N T J – Arquiteto

Independentes, individualistas firmes e determinados com seus planos e objetivos. São pessoas que preferem trabalhar sozinhas. Organizam ideias e planos de ação, sempre focados em resultados. Têm alta criatividade, são estrategistas, ambiciosos e tem um plano para tudo.

  • Forças: estratégico, pensa rápido, auto-confiante, decisivo, trabalhador, determinado, mente aberta, inteligente;
  • Fraquezas: arrogante, crítico, analítico demais, sem noção no romance, rude, pode ter problemas com raiva. 

14.  I N T P – Lógico

São racionais, curiosos, teóricos e abstratos. São pessoas que gostam de organizar situações ao invés de lidar com pessoas, preferem trabalhar sozinhos e com autonomia para criação. Procuram interagir em nível intelectual e não emocional. São muito inventivos, criativos, considerados os mais logicamente precisos das 16 personalidades. É o grupo que envolve os responsáveis pelas principais descobertas científicas da História.

  • Forças: analista, imaginativo, original, mente aberta, direto, imparcial, honesto;
  • Fraquezas: privado, retraído, insensível, distraído, condescendente, odeia regras. 

15.  I S F J – Defensor

Levam em consideração as necessidades individuais reais e possuem alto grau de empatia. Têm facilidade com organização e conseguem trabalhar continuamente para atender as demandas. Gostam de se apoiar completamente em fatos, mas podem ser excessivamente cautelosos, especialmente sobre o futuro. Muito protetores e acolhedores, são empáticos e tendem a envolver pessoas de quem gostam com muita bondade e generosidade.

  • Forças: muito solidário, entusiasta, fiel, trabalhador, paciente, observador, confiável, prático;
  • Fraquezas: tímido, sobrecarrega-se, leva as coisas para o lado pessoal, odeia mudanças, altruísta demais, reprime suas emoções.

16.  I S F P – Aventureiro

São gentis e atenciosos com relação aos que precisam de ajuda, além de serem flexíveis e abertos a colaborar. Valorizam quem está de acordo com suas crenças e valores e devem tomar cuidado para não “pegar no pé” de quem pensa diferente. Artistas muito flexíveis, gostam de explorar e experimentar novas coisas. Buscam contestar padrões tradicionais.

  • Forças: sensível, observador, charmoso, mente aberta, artístico, curioso, imaginativo, apaixonado;
  • Fraquezas: baixa auto-estima, se estressa fácil, competitivo, imprevisível, pode ser muito fechado. 

Sobre a RHGestor

RHGestor é uma plataforma completa para a Gestão de Pessoas que organiza e automatiza processos de RH, oferecendo ferramentas para a empresa contratar melhor, desenvolver competências e avaliar os colaboradores ao longo de todo seu ciclo de vida na organização.

Conclusão 

Agora que você já conhece melhor a base metodológica do ECM, pode logar na sua conta da plataforma RHGestor e aplicar em seus colaboradores e candidatos à processo seletivos!

E ai, gostou do artigo? Conta pra gente!

O RHGestor é uma plataforma completa para Gestão de Pessoas que organiza e automatiza os processos de RH. Aproveite todo o seu potencial criativo do seu RH.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top