Tecnospeed: mais foco em estratégia e gestão de pessoas

Quem olha hoje para Tecnospeed, única empresa de TI do Paraná entre as melhores empresas para se trabalhar na América Latina*, não imagina que a rotina do seu RH até o começo deste ano era baseada em planilhas e mais planilhas para a gestão do seu time de aproximadamente 120 colaboradores.


Recrutamento e seleção, pesquisa de clima, treinamentos, planos de carreira... enfim, todas as informações referentes a esses processos estavam divididas em arquivos, e-mails e papéis.

 

Mesmo com uma equipe expert no assunto, no dia a dia, muitas vezes o foco deixava de ser estratégico, para ser operacional, mas isso mudou.

 

A virada de chave

 

Em tratativas com a plataforma RHGestor, desde dezembro de 2019, a Tecnospeed, fundada em 2006 e eleita por cinco anos consecutivos uma das melhores empresas para trabalhar, pelo ranking GPTW, implantou o sistema em fevereiro deste ano e, deste então, tem colhido os resultados de um fluxo de trabalho muito mais prático, já que a plataforma reúne em um só lugar todas as informações necessárias de todos os colaboradores e processos.


“Está sendo uma experiência muito positiva, sobretudo pelo fato de que o RHGestor é flexível e atende às nossas demandas específicas”, afirma o CEO da Tecnospeed, Erike Almeida, que recebeu no ano passado o prêmio de Jovem Empreendedor, concedido pela ACIM.

 

De acordo com a psicóloga, Raquel Vinhoto, analista de recursos humanos da Tecnospeed, que está conduzindo a implantação do sistema na empresa, a plataforma surpreendeu pela qualidade e diversidade de ferramentas. “O RHGestor nos trouxe inúmeras possibilidades de otimizar tempo e gerir nossas informações, com isso, podemos estar mais focados na estratégia de gestão de pessoas”, diz.


Transformação Digital

 

O RH Gestor é uma plataforma de Gerenciamento de Recursos Humanos SaaS (software como serviço), voltada para operações de RH.

 

Segundo o CEO, César Carvalho, em vez das empresas contratarem uma ferramenta de apoio para cada subsistema de RH, o software oferece um ambiente completo e integrado, onde é possível criar e acompanhar os planos de carreira dos colaboradores, realizar avaliações de desempenho e pesquisas, aplicar testes comportamentais, executar processos de recrutamento e seleção, treinar o time oferecendo cursos em EAD, além de acessarem indicadores de gestão e people analytics.


“Se uma empresa de cem funcionários, por exemplo, desejar implementar as soluções presentes no RHGestor hoje, contratando plataformas especializadas, ela teria que desembolsar aproximadamente 8 mil por mês, o que poderia inviabilizar o seu projeto de transformação digital. Por que ela faria isso, então, se pode encontrar todas as soluções em uma única plataforma e com um excelente custo-benefício?”, diz.

 

Isso faz do RHGestor uma plataforma única no Brasil, pois das 11 categorias de solução presentes na cadeia de Recursos Humanos, o software consegue atuar em sete delas. Enquanto a média do mercado é de três categorias de solução por software, de acordo com pesquisa de mercado realizada pelo CMO Wilson Teixeira.


Mudança de mindset produtivo

 

Embora a transformação digital seja uma realidade no setor de RH, ainda há profissionais e empreendedores que resistem à mudança. 

 

“Desmerecer a tecnologia aplicada à área de RH sob o pretexto de que ela jamais substituirá o olhar humano só demonstra que o profissional não entende de tecnologia, de RH e nem de Ser Humano. E mais, mostra uma visão ingênua e romântica sobre a profissão. A tecnologia aplicada à gestão de pessoas trabalha com algoritmos criados para ajudar o ser humano a tomar a melhor decisão. E isso não tem volta”, completa Teixeira.

 

Hoje, além de Maringá, o RHGestor atende empresas de outras cidades do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Distrito Federal.

 

A plataforma é indicada para empresas que tenham de 40 a 10 mil colaboradores. Alguns clientes são: Grupo Gazin, Recco, Rede de Farmácias São Paulo, Lightsweet, ACIM e Hospital Paraná.





*A Tecnospeed conquistou a 33ª posição no ranking “Melhores Empresas para Trabalhar” do Great Place to Work na categoria de pequenas e médias empresas de até 500 colaboradores.



 

Matéria originalmente publicada na Revista ACIM julho 2020.