A importância de um departamento de Recursos Humanos
O departamento de RH se responsabiliza por cuidar das relações interpessoais dentro da empresa. É o setor responsável pelo processo de recrutamento e seleção, que é extremamente importante para empresas que procuram contratar de forma mais certeira. Também exerce o papel de acompanhar os colaboradores, auxiliar em suas dificuldades e recompensá-los pelo seu bom desempenho.O departamento de RH pode ser um passo para o crescimento da organização. Sabendo que atualmente os funcionários são o bem mais precioso da empresa, se faz necessário promover um bom relacionamento entre eles e os gestores.Um dos setores do departamento de RH é conhecido como gestão de pessoas, uma parte essencial para o bom funcionamento da organização. Saiba mais sobre gestão de pessoas clicando aqui.Como estruturar o departamento de RH do zero
Agora que você já sabe a importância e a função do departamento de RH em uma empresa, vamos te mostrar como estruturar esse departamento do zero:1 - Entenda sobre a organização
Nesta primeira etapa, é extremamente importante entender sobre a empresa, quais são os objetivos, valores, missões e visões, além do que ela pretende alcançar e em quanto tempo, e das melhorias que pretende fazer. As estratégias são indispensáveis nesse sentido, criar ações que procurem crescer e se desenvolver da maneira que se espera, por isso é necessário se planejar para saber como chegar até lá.2 - Realize um mapeamento
O mapeamento é realizado a partir dos setores que já estão bem estruturados na empresa no momento em que o departamento de RH começa a surgir, e como eles funcionam. Após essa observação, começa o mapeamento dos setores que ainda não estão estruturados. Isso pode ser feito analisando se eles já possuem descrição de cargos e valores definidos, por exemplo.3 - Adote as ferramentas certas
Uma das ferramentas mais importantes do departamento de recursos humanos é a descrição de cargos pois é a etapa onde se define qual é o perfil procurado para preencher um cargo na empresa. Ela deve ser feita a partir de muita conversa entre os gestores e o departamento de RH, ou de consultar também os colaboradores que trabalham na mesma área que o cargo que está sendo ofertado.O processo de recrutamento e seleção é uma ferramenta importante pois possibilita uma identificação maior dos possíveis colaboradores, para que as contratações sejam feitas de forma mais certeira. Isso diminui a taxa de demissões e tende a aumentar o período de permanência do colaborador.Em seguida, temos o endomarketing, que é um marketing interno da empresa, um conjunto de ações que procura estabelecer boas relações internas e um bom ambiente de trabalho. Isso é feito propondo eventos voltados para o público interno da organização, ações de benefícios, políticas de integração e kits de colaboradores, por exemplo. A sua importância está em estabelecer um ambiente de trabalho onde os colaboradores gostam e queiram trabalhar, mantendo-os por mais tempo na empresa e diminuindo a taxa de turnover.A última das ferramentas principais é a avaliação de desempenho, que são as competências bem definidas que são atreladas ao cargo. Basicamente são os pontos que procura avaliar, sentar com o gestor para entender o que cada cargo terá que realizar.Ela pode ser feita de diversas formas, sendo elas:
- Autoavaliação : O colaborador avalia o seu próprio desempenho dentro da empresa, geralmente é feita em duas etapas: a primeira sozinho e a segunda juntamente com o gestor.
- Avaliação de desempenho individual : É feita em um período de tempo determinado, e tem como foco reconhecer o trabalho que vem sendo realizado pelo colaborador, o incentivando a focar nos seus talentos e aprimorar suas habilidades.
- Escala Gráfica : É a mais simples de fazer e mais utilizada, sendo basicamente um formulário. Apesar de ser a mais tradicional, é recomendado que seja utilizada juntamente com outro método de avaliação, por exemplo, o 360°.
- Avaliação 360° : Uma junção entre a autoavaliação e a avaliação dos outros colaboradores e dos gestores do ambiente de trabalho. Por isso ela acaba sendo a mais completa e democrática.
- Avaliação por competência : Um planejamento entre colaborador e gestor, sobre as competências que ele já possui e quais ele pretende adquirir ao longo de sua jornada. Essas competências são baseadas em: conhecimento, habilidade e atitude.