O impacto do turnover no seu negócio

Você sabe o que é turnover e qual impacto ele causa na sua empresa? O turnover é o processo indesejável de alta rotatividade de colaboradores, e os malefícios são inúmeros, assim como as causas. Funcionários entrando e saindo da organização o tempo todo impacta diretamente na produtividade e, consequentemente, nos resultados e custos. Já calculou os custos de rescisões contratuais freqüentes? Pois é! Sai caro.


O treinamento de um novo colaborador demanda tempo e investimento. Desta forma, essa dedicação atrapalha na produtividade do gestor ou colaborador responsável pelo treinamento, visto que este terá que pausar suas atividades diárias para tal. Imagine, assim, se toda semana houver uma nova contratação? 


Além disso, a troca constante de pessoas da equipe afeta a motivação, pois o espírito de equipe não é um sentimento que se constrói da noite para o dia, é um processo que demanda tempo e colaboração mútua, que acontece com o passar do tempo. Assim, a troca de colaboradores desgasta o sentimento de pertencimento, afetando a motivação de todos os integrantes da equipe, ao perder colegas e continuamente substituí-los.


O que posso fazer para resolver?


Para entender por que tantos colaboradores pedem as contas, é importante identificar quais os descontentamentos mais recorrentes. Traremos nesse artigo algumas dicas bem bacanas!


A primeira é: realize uma pesquisa de clima e satisfação!


A partir de um questionário, que pode ser feito até mesmo anonimamente, pode-se entender quais os pontos positivos e negativos da organização, como está o clima entre os colaboradores, a satisfação em relação aos benefícios e se condizem com cada cargo, preferências e opiniões quanto a gestão de treinamentos e gestão de pessoas... Tudo que for necessário saber para medir clima e satisfação!


Conhecendo as demandas de sua equipe, é possível uma análise dos dados para se criar estratégias e planos de ações para sanar os pontos negativos oferecer melhorar onde se há mais necessidade.


Outra dica importante é criar programas de valorização à equipe.


Práticas de gestão de pessoas para reconhecimento do trabalho de cada um, comemoração de datas importantes e organização de confraternizações para integrar bem a equipe. O colaborador que se sente reconhecimento, recompensado e bem tratado sempre será retido! Oferecer oportunidades de crescimento e conhecimento para os colaboradores, como planos de carreira e PDIs, além de estruturar um sistema de feedback construtivo a ser aplicado também fazem toda diferença.


Por último, mas não menos importante, um recrutamento e seleção mais assertivo.


Essa é a chave para encontrar o talento certo para vaga certa. Um perfil que se encaixe na cultura da organização e corresponda as expectativas sempre trará resultados e dificilmente entrará para a estatística negativa de turnover.


Seguindo essas dicas e aplicando-as, seus colaboradores ficarão mais motivados e mais propensos a produzir! E, claro, com o RHGestor, o procedimento fica bem mais fácil, além de ser possível realizar análises comparativas e adquirir indicadores importantes e em tempo real.


Gostou do artigo? Compartilhe!


Por: Andressa Alves

Customer Success na RHgestor