skip to Main Content

Morgana Barnabé, da Magazord: ´´Uma plataforma completa de Gestão de Pessoas é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento dos colaboradores“

Morgana Barnabé está na empresa há mais de dois anos, quando chegou com a missão de implantar o setor de Gestão de Pessoas. Formada em Sistemas de Informação, foi trabalhando no sistema de uma outra empresa que descobriu a gestão de pessoas e se apaixonou pela área, há nove anos. Quando teve a oportunidade de começar a atuar no setor, não saiu mais (e nem pretende). 

– – – – – 

Uma gestão de pessoas bem estruturada, organizada e eficaz impacta diretamente no resultado de qualquer empresa, e a escolha da tecnologia ideal que atenda todas as necessidades deve ser uma decisão estratégica, pois influencia de forma significativa o desempenho organizacional. 

Nesta edição, o ‘RH em Pauta’ entrevistou Morgana Barnabé, Coordenadora de Gente e Gestão da Magazord, uma startup de tecnologia que possui uma plataforma completa para que lojistas desenvolvam seu e-commerce. A empresa atua em todo o território nacional, com clientes localizados, principalmente, em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. A Magazord é um polo de tecnologia na região de Santa Catarina, possui cerca de 300 colaboradores e mais de 2 mil clientes ativos. 

Vamos explorar as motivações por trás da decisão de implementar uma tecnologia integrada de gestão de pessoas na empresa. Além disso, buscaremos compreender como a evolução do RH de um papel predominantemente operacional para um mais estratégico pode impactar positivamente toda a organização.

Morgana, como você conheceu a RHGestor? 

Eu conheci a RHGestor no Concarh, o Congresso Catarinense sobre Gestão de Pessoas, em 2023, evento que sempre participamos, pois somos associados à Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) de Blumenau. O primeiro contato foi com a coordenadora de recrutamento de seleção.

Na época, nós usávamos um outro sistema. Quando ela viu as soluções de R&S da RHGestor, ela se apaixonou; me chamou para ir até o estande de vocês porque viu que a plataforma era bem completa tanto em relação ao recrutamento e seleção quanto na parte de experiência do colaborador. 

E quais foram suas primeiras impressões quando teve contato com a plataforma?

Eu fui até o estande de vocês e conversei diretamente com um dos sócios. Quando ele começou a explicar sobre as funcionalidades e possibilidades da RHGestor, nós percebemos que realmente era um sistema muito mais completo do que o que utilizávamos na época. A plataforma nos ajudaria muito mais, porque além de ter tudo integrado, como recrutamento de seleção, experiência do colaborador e o departamento pessoal, também fazia integração com a nossa folha de pagamento. 

Outras soluções que me chamaram muita atenção foram as de treinamento, pela possibilidade de termos um sistema para a gestão dos treinamentos EAD, criar uma universidade corporativa, ter trilhas de desenvolvimento por meio de vídeos e videoaulas que poderíamos gravar, dentre outras coisas. Assim que conheci o sistema soube que tudo isso nos ajudaria muito e aumentaria a nossa produtividade aqui dentro do setor e também da empresa.

Ter todos os dados atualizados diariamente também sempre foi algo importante para nós do RH e para a gestão como um todo. Isso com certeza vai trazer mais assertividade e todos conseguirão trabalhar de uma forma muito mais rápida, porque está tudo integrado dentro do sistema, então não vamos precisar contar apenas com a memória dos colaboradores.

Você comentou que já utilizavam outro sistema para fazer a gestão de pessoas, quais foram os principais fatores ou desafios que motivaram sua empresa a buscar uma nova solução de gestão de RH?

Nós usávamos vários sistemas separados entre as áreas. Era um sistema para o Recrutamento e Seleção, um outro para o Departamento Pessoal e outro ainda para fazermos Gente e Gestão.

A RHGestor veio para trazer isso tudo em um só lugar. Isso é muito prático, pois não precisamos ficar fazendo cadastro de colaborador, atualizando dados, porque já vem tudo automático. 

Um grande desafio era de realmente unificar tudo isso e ter todos os setores de RH dentro de um único sistema. Ultimamente temos focado muito no desenvolvimento de colaboradores, e essa foi uma das grandes motivações que nos levaram a contratar a ferramenta.

Vocês estavam no CONCARH, devem ter entrado em contato com diversas soluções de RH, o que você destacaria como diferenciais da RHGestor em relação a outras soluções de mercado que vocês consideraram?

O principal diferencial foi por ela ser uma ferramenta mais completa, que hoje nos entrega basicamente quase todas as nossas necessidades. Conforme estudávamos as opções, percebemos que é uma das únicas ferramentas que realmente traz todas as entregas que a gente está precisando. 

Outro fator é em relação ao custo-benefício. Até existem algumas outras ferramentas no mercado que atendem, de forma geral, as nossas necessidades, porém o custo-benefício é muito alto, o que é um problema, pois temos dificuldade de fazer essa aprovação de ferramentas com valor mais alto dentro das empresas. Já a RHGestor trouxe todas essas funcionalidades por um preço justo.

Morgana, conforme a plataforma vai sendo utilizada pela sua equipe, quais são as suas expectativas da empresa em termos de implantação de um RH mais estratégico com a ajuda da RHGestor?

A maior expectativa está relacionada com a otimização de tempo que levamos para realizar os cadastros atualmente, além da confiabilidade dos dados. Por estar tudo dentro da plataforma, integrando as informações com as do nosso sistema de folha de pagamento, não precisamos usar planilhas paralelas, o que é algo que não garante muita segurança nos dados.

A RHGestor veio trazer a possibilidade de criarmos novas estratégias de gestão de pessoas com base nas possibilidades que existem em cada solução. 

Com base no que você experienciou até agora da plataforma, que conselho daria para outras empresas que estão considerando adotar uma tecnologia de RH?

Se é uma empresa que realmente está buscando uma gestão de pessoas de forma organizada, com práticas consolidadas, que tem o olhar e o cuidado para pessoas, acredito que a RHGestor é uma das melhores ferramentas para dar esse apoio. Ela tem soluções bem específicas e claras; mesmo que de primeira você pense que não precisa de todas elas, essa grande variedade te leva a se movimentar para utilizar a maior quantidade de funcionalidades possível. 

E para empresas que já têm uma gestão de pessoas bem estruturada, a plataforma vem para facilitar e dar mais garantia e segurança nos processos. Eu indico justamente por isso. Quem está querendo ter um setor consolidado de gestão de pessoas com práticas boas, consolidadas, e que tenham as pessoas no centro, precisa usar um sistema completo como o da RHGestor.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top