Skip to content
Olimpíadas: porque promover ações de endomarketing

As Olimpíadas são um evento esportivo de grande importância e que desperta o interesse de milhões de pessoas ao redor do mundo. Para as empresas, essa é uma oportunidade única de promover a integração e o engajamento da equipe por meio de ações de endomarketing

Neste post, vamos explorar os benefícios de promover atividades relacionadas às Olimpíadas dentro da empresa e como isso pode contribuir para fortalecer o espírito de equipe e motivar os colaboradores. 

Vamos lá!

O que são ações de endomarketing

Assim como o marketing é essencial para aumentar a vendas de um produto ou serviço, o endomarketing também se torna essencial na atração e retenção de talentos.

Também conhecido como Marketing Interno, é uma prática voltada a promover ações de bem estar dentro da empresa, principalmente quando a mesma busca se posicionar bem no mercado como um bom lugar para se trabalhar. 

Para quem busca atrair os melhores profissionais, é preciso investir tanto no endomarketing quanto no Employer Branding. Este último se trata de uma estratégia que tem como objetivo a construção de uma imagem positiva da empresa e a maneira como os funcionários enxergam o ambiente em que trabalham. 

O principal ponto que destaca a importância de ações de endomarketing na empresa é que a forma como os colaboradores falam a respeito do trabalho conta muito. Afinal, um local que não se preocupa em engajar os colaboradores, muitas vezes acaba não sendo um bom local para trabalhar. 

Por que fazer ações de endomarketing nas Olimpíadas

Eventos que acontecem com menos frequência, como as Olimpíadas, a cada 4 anos, merecem uma atenção especial. É o momento em que os apaixonados por esportes se unem para torcer a apoiar aqueles que estão nos representando. 

Quando a empresa se engaja com um evento como esse, promove também um maior engajamento entre os colaboradores, mudando a rotina e incentivando momentos de interação entre a equipe, em torno de uma data especial. 

Muitas pessoas podem pensar que trazer luz a esses temas pode desconcentrar e até diminuir a produtividade da equipe, mas é aí que se enganam. Quando a empresa opta por ignorar esses eventos, pode gerar um sentimento de frustração por parte daqueles que gostariam de estar acompanhando o andamento dos jogos. 

Principalmente quando olhamos para as gerações mais novas, como a geração Z, que vem ocupando cada vez mais espaço no mercado de trabalho e tem chamado atenção pela forma que trabalham e principalmente por buscarem trabalhos mais flexíveis. Buscam para além de salário e benefícios, uma empresa que tenha uma cultura organizacional da qual se identificam. 

Sendo assim, pensar em ações de endomarketing em razão das Olimpíadas é uma grande oportunidade de promover dias diferentes no ambiente de trabalho, em que os colaboradores se sintam importantes para a organização.

Pessoas torcendo em frente a televisão

Ações de Endomarketing que o RH pode promover na empresa

Sabendo o que são ações de endomarketing, porque realizá-las durante as Olimpíadas e os seus benefícios, agora que tal colocar tudo isso em prática? 

Veja algumas dicas de ações que o seu RH pode promover na sua empresa: 

1 – Decoração temática 

Decore o ambiente e o deixe no clima das Olimpíadas. Para isso, use bandeiras, cartazes e outros itens decorativos para criar um ambiente imersivo inspirado nos jogos e nas cores da bandeira do Brasil. 

2 – Pausa para os jogos / Transmissão 

Proponha espaços para que os colaboradores possam acompanhar as competições do Brasil durante as pausas, assim o dia fica mais dinâmico e todos ficam por dentro de como o país tem se desempenhado na competição. 

3 – Palestras com atletas ou educadores físicos 

Convide profissionais da área esportiva para falarem sobre suas experiências de conquista, superação e resiliência no esporte e inspirar os colaboradores a enfrentar desafios. 

4 – Práticas de saúde e bem-estar 

Utilizar esse contexto para abordar questões de saúde e bem-estar é muito importante. Proponha momentos de alongamentos e práticas mais saudáveis, trazendo o esporte como foco e ponto fundamental para um bom desempenho no dia a dia de trabalho. 

Benefícios de realizar atividades temáticas

Existem diversos benefícios para empresas que se dedicam à promoção de ações temáticas de endomarketing.

A seguir, vamos citar os principais: 

  • Promover reconhecimento e valorização 

Os eventos temáticos são uma oportunidade de promover ações que reconhecem e premiam o desempenho e participação dos colaboradores. Além de serem uma forma de valorizar o talento, as competências podem ser destacadas, promovendo um ambiente onde os colaboradores se sentem reconhecidos. 

  • Criar um ambiente de maior criatividade e inovação 

Incorporar temáticas criativas como a das Olimpíadas gera um ambiente de trabalho mais dinâmico. Além disso, envolver a equipe em atividades diferentes daquelas desempenhadas todos os dias pode auxiliar no estímulo da criatividade e na busca por soluções inovadoras para os problemas que surgem no dia a dia. 

  • Maior engajamento e motivação 

Ações inspiradas nas Olimpíadas podem ser usadas para definir metas e desafios, estimulando os colaboradores a se superarem.  Assim como incentivar uma competição saudável entre os colaboradores, aumentando o engajamento e a motivação.

  • Fortalecimento da imagem e do Employer Branding 

Como citamos acima, as ações temáticas demonstram que a empresa valoriza o bem-estar e a satisfação dos colaboradores, tornando-a mais atrativa para potenciais talentos. E uma cultura corporativa positiva e dinâmica melhora a reputação da empresa tanto internamente quanto externamente. 

Conclusão

Ações de endomarketing são muito importantes para criar e manter uma conexão entre os colaboradores da organização e, consequentemente, atrair candidatos mais qualificados e que tenham fit cultural com a empresa, resultando em uma redução na taxa de rotatividade. 

Não perca a oportunidade de utilizar datas comemorativas e outros acontecimentos importantes para celebrar com a equipe e promover momentos de descontração que permitam uma mudança na rotina e tragam mais alegria para o ambiente de trabalho. 

Sabemos que o RH tem uma rotina corrida e muitas vezes não sobra tempo para planejar ações criativas de endomarketing. Mas quando o assunto é ganhar tempo para ser mais estratégico, nós podemos te ajudar!

Somos uma plataforma mais que completa para a gestão de pessoas nas médias e grandes empresas do Brasil, com funcionalidades que contemplam desde o Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, avaliações, feedbacks e PDIs, até operações essenciais de RH, e muito mais. 

Tenha tudo que você precisa em uma só plataforma de RH, que integra com a sua folha de pagamento e com inteligência artificial.

Clique aqui e solicite um contato. 

Compartilhe

Redatora de conteúdo SEO na RHGestor. Estudante de comunicação e multimeios na Universidade Estadual de Maringá.

Pesquisar Matérias
Back To Top