skip to Main Content
Recrutamento e seleção: o que levar em consideração em uma contratação?

Recrutamento e seleção: o que levar em consideração em uma contratação?

Em meio ao desejo de crescimento das empresas, sabemos que alguns pontos precisam estar muito alinhados para que isso aconteça de forma saudável. Um deles é o processo de recrutamento e seleção, visto que a combinação de bons serviços está atrelada a escolha de bons profissionais.

De um lado, o candidato deve pesquisar muito bem sobre a empresa que está se candidatando, montar um bom currículo e se preparar para a entrevista, mas do outro está a empresa, que também deve se munir de pesquisas sobre o candidato para não cometer erros na hora da contratação.

A etapa do planejamento é muito importante, visto que na hora da urgência a gente acaba negligenciando essa parte e pode ter problemas no futuro. O ideal é:

  • Reservar um tempo para descrição da vaga;
  • Descrição do perfil do candidato ideal;
  • Expectativas para o futuro da função;
  • Etapas do processo (entrevista, fit cultural, projeto, etc);
  • Habilidades;
  • Experiências;

Uma boa contratação não traz ganhos apenas para a produtividade e experiência da função, mas também para o clima entre as pessoas e a credibilidade da empresa.

Além disso, consideramos alguns aspectos que podem fazer a diferença:

  • Compatibilidade: cultura e comportamento tem a ver com valores, políticas, expectativas que acabam influenciando o comportamento de todos. O candidato vai se adaptar aos colegas e a empresa no comportamento?
  • Competência: o potencial, habilidade, formação e experiência são suficientes para as demandas que ele vai desempenhar?
  • Comprometimento: o candidato se demonstrou além de interessado pela vaga, desenvolvimento dentro da empresa? Ou ele só parece estar de passagem até encontrar algo melhor?

Os colaboradores são a cara da empresa e por isso, devem ser seus bens mais valiosos. Nunca é demais dedicar tempo, atenção e cuidado redobrado no processo de recrutamento e seleção. É por isso que o seu time vai ser mais forte e a empresa tende a ganhar muito mais.

Conheça a RHGestor 

Aqui você vai conseguir gerenciar seu recrutamento e seleção. Com o RHGestor, os gestores das áreas fazem as solicitações para abertura de vagas dentro da própria ferramenta. Os responsáveis pelas aprovações são notificados e com um clique autorizam a contratação. O cliente tem seu próprio portal de vagas para vincular ao Trabalhe Conosco do seu site. Dessa forma, fortalece sua marca empregadora, divulga os detalhes das oportunidades e capta os currículos dos candidatos. Todas as informações dos currículos, testes de conhecimento e comportamentais estarão disponíveis de forma integrada em seu banco de talentos. Cada vaga tem o seu próprio funil de execução, que pode ser customizado baseado na sua realidade. Com ele você aplica provas de conhecimento, testes comportamentais, Fit Cultural, agenda as entrevistas pelo próprio hangout da ferramenta e coleta a documentação do candidato aprovado.

A cada etapa avançada, oferece devolutivas automatizadas por e-mail ou Whatsapp. Nossa assistente digital é capaz de triar centenas de currículos em segundos, trazendo para você um ranking dos candidatos mais aderentes a sua job persona. Como já se sabe, o que não pode ser medido, não pode ser gerenciado. Por isso, o RHGestor traz para você os principais indicadores relacionados aos seus processos seletivos, tais como: número de currículos recebidos, entrevistas agendadas, tempo de recrutamento por vaga, índice de desistências e muito mais.

Quer saber mais? Agende uma demonstração conosco e transforme o seu RH.

O RHGestor é uma plataforma completa para Gestão de Pessoas que organiza e automatiza os processos de RH. Aproveite todo o seu potencial criativo do seu RH.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top