skip to Main Content

Testes comportamentais: como realizar a devolutiva ao colaborador

Em um mundo corporativo cada vez mais dinâmico e orientado pelo desenvolvimento pessoal, as organizações estão constantemente em busca de métodos eficazes para compreender e aprimorar suas equipesNesse contexto, os testes comportamentais surgem como uma ferramenta valiosa para decifrar os traços únicos que moldam a personalidade e o estilo de trabalho de cada indivíduo. 

No entanto, aplicar esses testes é apenas metade da equação. A verdadeira magia acontece quando os resultados são traduzidos em insights tangíveis por meio de uma devolutiva bem planejada

Por isso, nesse post vamos falar sobre: 

  • O que são os testes comportamentais; 
  • Como aplicar os testes; 
  • Como realizar a devolutiva das avaliações; 
  • A importância de realizar essa devolutiva. 

Vamos lá? 

O que são os testes comportamentais

Os testes comportamentais são avaliações cujo objetivo é analisar características, comportamento e reações de um indivíduo em determinadas situações ou contextos. 

São muito utilizados em psicologia, psicometria, pesquisa e no que vamos dar enfoque aqui: recursos humanos. O seu uso nessas áreas tem como fim obter insights sobre como uma pessoa se comporta em determinadas situações. 

Os testes são projetados de forma a coletar informações objetivas sobre como uma pessoa interage e reage a diferentes estímulos e cenários. Além disso, podem ser aplicados em entrevistas de emprego, avaliações psicológicas, pesquisas acadêmicas e estudos clínicos. 

São diversos os tipos de testes comportamentais, cada um focado em áreas específicas, sendo eles: Teste de personalidade, Testes de habilidades sociais, Testes de inteligência emocional, Testes de liderança, entre outros.

É importante pontuar que o comportamento humano é complexo e influenciado por diversos fatores, sendo assim, os testes comportamentais não devem ser utilizados como a única fonte de avaliação, outros fatores também devem ser considerados. 

Como aplicar os testes 

Aqui vamos falar principalmente da aplicação de testes comportamentais nas empresas, local em que eles podem ser utilizados com diversos fins. Sendo alguns deles: desenvolvimento de equipes, seleção e contratação de pessoal, identificação de potenciais líderes e até para a melhoria da comunicação interna. 

Para aplicar os testes aos atuais ou futuros colaboradores, comece identificando quais são os principais objetivos dessa aplicação. Você está buscando entender as dinâmicas de uma equipe ou desenvolver habilidades de liderança? Esses são pontos a considerar. 

Em seguida, estude e pesquise os tipos de testes comportamentais, buscando compreender qual se encaixa melhor nos seus objetivos. Por exemplo, se você está querendo avaliar a aptidão de um candidato para um cargo de liderança, pode optar por testes de liderança e inteligência emocional. 

Ao aplicar os testes, certifique-se de que os candidatos ou membros da equipe compreendam o propósito dos testes e estejam confortáveis em participar. A transparência é fundamental para estabelecer um ambiente de confiança.

Como realizar a devolutiva dos testes comportamentais 

Além de aplicar os testes comportamentais, é muito importante que a devolutiva dos mesmos seja feita de forma correta, já que os resultados oferecem insights sobre suas características comportamentais e ajudam no desenvolvimento profissional e pessoal

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de como você pode realizar essa devolutiva: 

Dica 1: Agende uma reunião com o colaborador para que ele saiba que essa devolutiva é importante e que demanda um tempo exclusivo para isso. Além disso, ele pode se programar para esse momento. 

Dica 2: Escolha um local privado e tranquilo, isso ajuda a criar um ambiente confortável para a discussão acerca dos resultados. 

Dica 3: Antes de já trazer a devolutiva, comece a reunião explicando o propósito dos testes e como eles são importantes para os objetivos da empresa, essa contextualização reforça a relevância de realizar os testes. 

Dica 4:  Ao apresentar os resultados dos testes, seja equilibrado em sua abordagem. Destaque tanto as características positivas quanto aquelas que podem representar desafios. Isso cria um ambiente de encorajamento e incentiva que o colaborador compreenda em quais pontos pode se aperfeiçoar. 

Dica 5: Interprete os Resultados, para um profissional que lida diretamente com os testes, os dados obtidos são bem claros, mas pode ser a primeira vez que o profissional tenha realizado os testes, por isso, auxilie no que for necessário na hora da compreensão dos resultados. Explique os traços comportamentais, como eles podem influenciar no trabalho e nas interações, e como eles podem ser desenvolvidos para benefício próprio e da equipe.

Dica 6: Juntamente com os colaboradores, identifique metas específicas de desenvolvimento com base nos resultados dos testes. Essas metas podem incluir habilidades comportamentais a serem aprimoradas ou situações específicas a serem abordadas.

Dica 7: Ofereça suporte e acompanhamento. É muito importante se colocar à disposição para fornecer orientação e suporte ao longo do processo de desenvolvimento. Isso demonstra o compromisso da empresa em investir no crescimento dos colaboradores.

O processo da devolutiva pode variar dependendo do segmento do negócio e dos profissionais envolvidos, porém, essas dicas podem ser aplicadas de maneira adaptada para cada um deles. 

A importância de realizar a devolutiva dos testes

É muito importante compreender a importância de realizar essa devolutiva, pois ela proporciona aos colaboradores uma compreensão mais profunda de suas próprias características comportamentais, dos seus estilos de interação e da sua personalidade. 

Esse processo promove o autoconhecimento e permite que eles entendam como suas ações e reações podem afetar o seu trabalho e seus relacionamentos interpessoais. Além disso, ao compreender seus pontos fortes e áreas de melhoria, os profissionais podem trabalhar em habilidades comportamentais específicas que os ajudarão a crescer em suas carreiras. 

Outro fator que destaca a importância da devolutiva dos testes comportamentais é o engajamento e a satisfação. Já que colaboradores que se sentem valorizados e compreendidos são mais propensos a se envolverem e a se sentirem satisfeitos em seus cargos. 

A devolutiva também pode ser uma ferramenta para promover e reforçar a cultura organizacional. Ao discutir traços comportamentais que são valorizados pela empresa, os colaboradores podem se alinhar mais efetivamente aos valores e à missão da organização, assim como podem aprender a lidar com situações desafiadoras de maneira mais construtiva.

O trabalho da liderança também se beneficia dos resultados dessas devolutivas, já que a compreensão dos traços comportamentais dos colaboradores pode ajudar os gestores e líderes a tomar decisões mais informadas sobre atribuição de tarefas, formação de equipes e desenvolvimento de carreira.

Clique na imagem e confira também o Episódio do RHGestor Podcasts, em que Renata Rando, recebe o Leandro Pagani, professor e especialista em Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional, para um bate-papo sobre Eneagrama e Testes comportamentais. 

Conclusão

Podemos concluir que a devolutiva dos resultados dos testes comportamentais oferece aos colaboradores uma oportunidade valiosa de crescimento pessoal e profissional, melhorando a dinâmica da equipe, a comunicação e o desempenho geral da organização.

Conheça a RHGestor, somos uma plataforma completa de Gestão de Pessoas, pensada para otimizar o trabalho dos profissionais de RH das organizações. Clique aqui para agendar uma demonstração gratuita!

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top